Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,

    Estou a ponderar instalar ventitalção forçada na casa que estou a construir mas estou a desesperar pois as empresas que contactei nenhuma me respondeu, já à algum tempo, enviei cópia do projecto e nada.
    Deram-me indicação da Polisol e Simoclima.

    Procuro outras empresas que possam fornecer este equipamento e se alguém sabe alguma marca deste equipamento para ver as suas características técnicas.

    Desde já obrigado, pela ajuda.

    Um abraço,
    Rbatista
  2.  # 2

    Em principio vou optar por este este:

    http://www.relopa.pt/pt/catalogo/go/rec-casa-h
    • alexp
    • 17 setembro 2011 editado

     # 3

    Viva,

    Nas pesquisas que fiz, achei estes produtos bastante interessantes em relação preço/características:

    http://www.vortice.ltd.uk/product-subcategory-8.html

    Se pesquisar no google, aparecem revendedores Portugueses.

    Cumps
    • eu
    • 17 setembro 2011

     # 4

    Se fosse hoje, tinha pensado numa coisa destas... curiosamente, uma das razões é isto :

  3.  # 5

    Se vier a construir, para mim, é um investimento prioritário.
    - Acabam-se os mosquitos e outra bicharada que entra para dentro de casa
    - Redução das perdas energéticas
    - Maior qualidade do ar dentro da habitação
    - Acabam os problemas de condensação
  4.  # 6

    Colocado por: DOGMAque marca é isso??


    Relopa
    • eu
    • 17 setembro 2011

     # 7

    Colocado por: alexpAcabam os problemas de condensação

    Olhe que não, olhe que não...
  5.  # 8

    Colocado por: eu
    Olhe que não, olhe que não...


    Eu estava convencido que sim!
    Há por aí malta com VMC e condensação dentro de casa?
    • eu
    • 17 setembro 2011

     # 9

    Basta que a casa esteja mal isolada e a temperatura interior muito mais elevada que a temperatura exterior para ocorrer condensação.

    O que acontece é que geralmente, quem opta por Ventilação Forçada, tem uma grande qualidade de construção, portanto, uma casa bem isolada...
  6.  # 10

    Colocado por: rbatistaventitalção forçada

    o termo correcto é Ventilação Mecanica Controlada, e sim melhora imenso o nível de conforto de qualquer habitação,

    se interessar envie-me copia do projecto e coloque aqui as peças desenhadas para analise e conselhos(ou não) técnicos,
  7.  # 11

    Colocado por: euO que acontece é que geralmente, quem opta por Ventilação Forçada, tem uma grande qualidade de construção, portanto, uma casa bem isolada

    até devia ser ao contrario, porque é uma solução muito barata comparando com os benefícios que tem,
    pessoalmente dou mais valor ás permutas de ar do que á climatização mas é mais facil instalar umas "maquinas milagrosas" do que equipamentos económicos que garantem qualidade de ar interior sem influir directamente com a temperatura,
  8.  # 12

    Colocado por: euBasta que a casa esteja mal isolada e a temperatura interior muito mais elevada que a temperatura exterior para ocorrer condensação.

    O que acontece é que geralmente, quem opta por Ventilação Forçada, tem uma grande qualidade de construção, portanto, uma casa bem isolada...


    lol e eu a pensar que ia aprender algo novo.

    - Vou meter um telhado na minha casa porque assim não entra água.
    - Olhe que não, olhe que não, basta que as janelas não estejam bem vedadas que a água entra a mesma.

    - Vou colocar uma bomba de calor para gastar pouco em aquecimento.
    -Olhe que não, olhe que não, basta ter o isolamento mal feito que gasta muito à mesma.

    Diz um marido:
    - "Não quero ter mais filhos, como tal, vou deixar de fazer sexo com a minha mulher e assim ela já não engravida"
    - olhe que não , olhe que não !!!!!!

    lol
    • eu
    • 18 setembro 2011

     # 13

    alexp,

    Eu não tenho muito jeito para escrever, daí você ter percebido mal as coisas... vou tentar outra vez:

    A VM (Ventilação Mecânica) não evita condensações, o que evita condensações é um bom isolamento. Foi isto que quis dizer.

    Como muita gente sabe, a ventilação não mecânica resolve de facto muitas condensações, sabe porquê? Porque equilibra a temperatura interior com a temperatura exterior. Mas uma das características da VM é que não existem muitas perdas de temperatura, o seja, dá para ventilar o ar interior sem o arrefecer. Ou seja, o ar interior mantém-se mais quente que o exterior. Ou seja, temos todas as condições para condensações, caso não exista um bom isolamento.

    Percebeu agora?
  9.  # 14

    Colocado por: eualexp,

    Eu não tenho muito jeito para escrever, daí você ter percebido mal as coisas... vou tentar outra vez:

    A VM (Ventilação Mecânica) não evita condensações, o que evita condensações é um bom isolamento. Foi isto que quis dizer.

    Como muita gente sabe, a ventilaçãonão mecânicaresolve de facto muitas condensações, sabe porquê? Porque equilibra a temperatura interior com a temperatura exterior. Mas uma das características da VM é que não existem muitas perdas de temperatura, o seja, dá para ventilar o ar interior sem o arrefecer. Ou seja, o ar interior mantém-se mais quente que o exterior. Ou seja, temos todas as condições para condensações, caso não exista um bom isolamento.

    Percebeu agora?


    Percebido e agradeço a atenção.
    Mas pessoalmente, não considero relevante esse aspecto por diversos factores.
    Antes de mais, porque o factor que refere causa o efeito contrário àquele que descreve, do manual da velux, nas medidas para reduzir a condensação temos:

    “25. Aumentar a temperatura:
    Da curva temos: quanto mais elevada a temperatura, maior a absorção de vapor = menor perigo de condensação. Na sala de estar, a temperatura mais baixa deverá ser aproximadamente 20ºC, ou o risco de danos de condensação e humidade aumentam”

    http://www.velux.pt/pt-PT/Documents/Condensacao.pdf

    Para recapitularmos, a condensação acontece quando ar saturado de humidade (quanto mais frio estiver mais baixo é o ponto de saturação), entra em contacto com uma superfície fria. Para tal tem que existir humidade suficiente, caso contrário não existe nada para condensar. E este é o facto mais importante: existência de humidade.
    Uma das funções principais da VMC é expulsar a humidade existente dentro de casa, aliás este é o principal objectivo quando abrimos as janelas de casa, é fazer uma renovação de ar, retirando o ar húmido do interior da casa, e não baixar a temperatura do ar interior (numa construção de inercia forte, uma ventilação manual de 15min, pouco consegue fazer para baixar a temperatura). Esta humidade advém de diversas fontes:
    1º IS’s
    2º Cozinha, sobretudo durante o cozinhar.
    3º Humidade libertada pelos habitantes da casa
    4º Outros factores, tal como plantas

    A VMC é importantíssima, porque nas zonas húmidas retira o ar para o exterior, e nas restantes zonas introduz ar, garantindo um baixo nível de humidade na habitação.
  10.  # 15

    aonde posso consultar um tecnico especializado nisto para a minha casa?
    • eu
    • 18 setembro 2011 editado

     # 16

    (... apagar ...)
 
0.0190 seg. NEW