Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Em 2009 celebrei contrato de empreitada geral para a construção de moradia, tendo o construtor aceite por escrito o prazo de 12 meses para conclusão das obras.
    Depois destes 12 meses, pediu-me mais 3 meses, tendo-se assinado prorrogação para esse mesmo prazo.
    Para meu espanto, depois desses 3 meses, pediu mais 2 meses, infelizmente aceite... só que a obra teima em não estar concluída.
    Findos estes 2 últimos meses, o que fazes?
    Os pagamentos foram efectuados como combinado, ou seja mediante vistoria da entidade bancaria e sempre com as transferencias feitas atempadamente.
    E agora posso correr com ele?

Cumprimentos.
    Bem Haja.
  2.  # 2

Correcção a entrega de empreitada aconteceu em 2010 e não em 2009.

Gostava de saber é o que fazer depois de acabados os 2 meses de prorrogação do prazo.

Cumprimentos.
    • naar
    • 18 setembro 2011

# 3

Boas,

Poder, pode.

Mas acha que nesta fase final (estará na fase final, penso eu) valerá apena "correr com ele"?

Já esgotou todas as hipóteses negociáveis com ele?
    Ele está a ser incompetente na empreitada de construção?
    Qual a razão porque acha que a obra teima em não estar concluída?
    Quais as "desculpas" que ele lhe dá para o atraso dos trabalhos?

Cump.
  3.  # 4

Boas naar,

Por exemplo escolhi os ceramicos em agosto de 2010... em agosto de 2011 tive de ser eu a comprar pois o construtor não tem capital (ninguem lhe vende nada).
    O construtor não quer reunir comigo depois de varias tentativas de reunião.

Neste momento, quase com 18 meses depois de iniciada, falta pintar, colocar ceramicos e loiças, madeiras... muita coisa...

Cumprimentos.
  4.  # 5

poder pode, tem de ver alguns aspectos como por ex. se o dinheiro que falta receber chega para você contratar outro empreiteiro e acabar a obra.
    Concordam com este comentário: naar, Joao Dias
  5.  # 6

Boas pdavidmarques,

Sim o capital em falta permite acabar.

O problema é que o alvará é dele e o projecto está lá...
  6.  # 7

Colocado por: mikemikeBoas naar,

Por exemplo escolhi os ceramicos em agosto de 2010... em agosto de 2011 tive de ser eu a comprar pois o construtor não tem capital (ninguem lhe vende nada).
    O construtor não quer reunir comigo depois de varias tentativas de reunião.

Neste momento, quase com 18 meses depois de iniciada, falta pintar, colocar ceramicos e loiças, madeiras... muita coisa...

Cumprimentos.
    qual o valor recebido e o que falta receber? se não quiser dar valores diga em termos percentuais, o que refere ai ainda é muita obra
    • naar
    • 18 setembro 2011

# 8

Colocado por: pdavidmarquespoder pode, tem de ver alguns aspectos como por ex. se o dinheiro que falta receber chega para você contratar outro empreiteiro e acabar a obra.
    Concordam com este comentário:naar

E se optar por rescindir ficar com documento assinado em que o construtor confirma que nada lhe deve, para posteriormente não lhe aparecer nenhuma surpresa de "trabalhos a mais"
  7.  # 9

Colocado por: mikemikeBoas pdavidmarques,

isso o alvara ser dele não interessa nada, o empreiteiro que contratar tem de ir a camara trocar, de quem é o DO? e o que diz ele? ou é mais uma obra como outras?
  8.  # 10

Falta pagar cerca de 30% do acordado, sendo que os materias para colocar são todos meus, estão em minha posse.
    • naar
    • 18 setembro 2011

# 11

Colocado por: mikemikeBoas pdavidmarques,

Por isto não tem problema,

O alvará, quem lhe fôr acabar a obra tem que que ter tb, portanto é só alterar na CM.
    O projecto, se ele não o devolver, vai aá CM e pede uma cópia.

Pode responder ás minhas questões (todas) ?
  9.  # 12

O DO é alguem amigo dele...

É um projecto tipo chave na mão.

São 30% que falta pagar, mas os materias estão todos em minha posse.
  10.  # 13

Desculpa naar não ter respondido.

No que toca ao construtor assumir que nada lhe devo, não deve ser fácil, não lhe devo nada, mas o problema persiste pois o mesmo não quer reunir comigo, cada reunião que marca, teima em não aparecer
    • J.C
    • 18 setembro 2011

# 14

http://octalberto.no.sapo.pt/contrato_de_empreitada.htm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  11.  # 15

Boas J.C.

Parece-me positivo, mas no entanto não responde ainda a uma grande questão... ele concordou com um periodo de 12 meses para entrega da "coisa" (de acordo com a fraseologia do link), no entanto já vamos em 17 para 18 meses e a "coisa" está longe de concluida.

Os pagamentos todos efectuados de acordo com o contratado.

Terei de continuar assim? a esperar...
    • J.C
    • 18 setembro 2011

# 16

Colocado por: mikemikeBoas J.C.

Parece-me positivo, mas no entanto não responde ainda a uma grande questão... ele concordou com um periodo de 12 meses para entrega da "coisa" (de acordo com a fraseologia do link), no entanto já vamos em 17 para 18 meses e a "coisa" está longe de concluida.

Os pagamentos todos efectuados de acordo com o contratado.

Terei de continuar assim? a esperar...

Ai terá de se dicidir e fazer bem as contas (como ja foi aqui referido) mas....
    Terá sempre de consultar o empreiteiro (isto pela via amigável) e rescindir o contrato com ele.
    Depois existem as vias legais, mas terá se ser sempre o Sr. a dicidir.
  12.  # 17

Colocado por: mikemikeO DO é alguem amigo dele...

É um projecto tipo chave na mão.

São 30% que falta pagar, mas os materias estão todos em minha posse.

Atenção que o técnico responsável tem de dar baixa da responsabilidade na Cãmara (quase que aposto que o técnico foi arranjado pelo construtor por isso cuidado)... Isto partindo do principio que quererá tb trocar de técnico responsável (com todos esses atrasos o mesmo não está a ser de grande ajuda...)
  13.  # 18

Bem,
    a meu ver ele perdeu tudo não naõ cumprir com os 12 meses iniciais, segiram-se 3 e depois mais 2...

Estou mesmo sem saber o que fazer, talvez um advogado inicialmente.

Cumprimentos,

0.0229 seg. NEW