Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, gostaria de obter opiniões de como lavar as portadas de alumínio sem o danificar e retirar o calcário que tem na zona inferior.
    São em alumínio verde.
    Já lavei a da garagem utilizando uma escova macia e detergente da loiça, mas a parte branca não saiu, utilizei também o vaporetto da minha mulher e nada, esponja azul da loiça que é mais macia para não riscar e nada...ora se alguém sabe um truque agradecia.
    Depois coloco fotos de uma portada depois de lavada.
    • eu
    • 18 setembro 2011

     # 2

    Experimente com uma solução diluída de ácido muriático. Mas experimente primeiro numa zona pouco visível...
  2.  # 3

    Vou experimentar, amanha compro o ácido muriático e vou diluir, assim faço a experiência.
  3.  # 4

    Colocado por: carlosfbmanuelVou experimentar, amanha compro o ácido muriático e vou diluir, assim faço a experiência.

    Isso...vá colocando ácidos...detergentes para acabar com o resto.
    Concordam com este comentário: J.C
    • AnaT
    • 18 setembro 2011

     # 5

    Antes de tentar o ácido muriático, tente com uma solução de 50/50 vinagre e água.
    O vinagre dissolve o calcário e não é tão agressivo como o ácido
  4.  # 6

    Meus amigos...o melhor produto para lavar alumínio é água,quanto ao resto a estar já branco é porque as lavagens anteriores foram feitas com ácidos(detergentes)...estando as portadas perto do mar ou viradas para o sol sendo escuras com a acção das lavagens com ácidos(detergentes)estas têm os dias contados...o melhor será mesmo retirar as portadas e caso as esquadrias estejam apertadas sem produtos químicos,mandar lacar por cima inteiras.
    O melhor será mesmo ver fotografias antes, para defenir melhor.
  5.  # 7

    Colocado por: carlosfbmanuelBoas, gostaria de obter opiniões de como lavar as portadas de alumínio sem o danificar e retirar o calcário que tem na zona inferior.
    E de onde saiu esse "calcário" ?
    Da água da chuva ?!?
  6.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.E de onde saiu esse "calcário" ?
    Da água da chuva ?!?

    Sim, eu comprei a moradia em usada e já estavam brancas, mas pelo que vejo em principio é da água da chuva.
  7.  # 9

    Colocado por: carlosfbmanuelSim, eu comprei a moradia em usada e já estavam brancas, mas pelo que vejo em principio é da água da chuva.

    A água da chuva não costuma deixar depósitos de calcário.
    Existe uma pedreira de mármore nas redondezas? :-)
    E fotografias, não há ?

    De qualquer maneira, não me parece boa política aplicar aço clorídrico (= muriático, diluído) em cima da lacagem do alumínio.
  8.  # 10

    Já tirei, eu vou colocar agora as fotos.
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  9.  # 11

    portada
    2
    3
    4
    5
    6
  10.  # 12

    Já lavei só com água, uma boa mangueirada e com uma esponja da loiça com detergente da loiça sem ser abrasivo.
    Agora vou esperar pelos posts e ver qual a melhor maneira de retirar aquele branco.
  11.  # 13

    Pelo que me apercebo no poste 12...não tem hipótese,é esperar pelo resto,penso que a corrosão está a levantar a lacagem.
    Essas portadas foram lavadas com detergentes,ou então estão perto do mar e levam com os ventos predominantes vindos do mar,depende do posicionamento da zona geográfica onde está...ou então levaram com chuva e pó de corte de pedras em obra e só a chuva é que as lavou e deixou lá o presente.
  12.  # 14

    Colocado por: carlosfbmanuelá lavei só com água, uma boa mangueirada e com uma esponja da loiça com detergente da loiça sem ser abrasivo.
    Agora vou esperar pelos posts e ver qual a melhor maneira de retirar aquele branco.

    Já começou mal e de que maneira com o detergente,eu disse-lhe que o melhor produto é a água...
    Ter-se-á que desmanchar as esquadrias,retirar as lâminas inferiores e passar um pano macio com alguma humidade nas extremidades das lamelas.
  13.  # 15

    A lacagem não está a sair, pois noto a sujidade agarrada em cima da lacagem.
    Junto do mar, não estou, penso que pó de obra não será, mas isso não posso garantir.
    A mim parece-me uma sujidade agarrada,agora que sujidade isso não sei.
    Pode ser calcário, a água acumula-se ali quando chove e poderá ser isso...mas não sei,como se sabe as chuvas também já não são o que eram devido a toda esta poluição.
  14.  # 16

    Colocado por: Jorge Rocha
    Já começou mal e de que maneira com o detergente,eu disse-lhe que o melhor produto é a água...
    Ter-se-á que desmanchar as esquadrias,retirar as lâminas inferiores e passar um pano macio com alguma humidade nas extremidades das lamelas.

    Mas eu já passei com um pano macio e só água, mas não saiu...depois é que lavei com uma esponja macia com o detergente, que pelos vistos fiz mal...mas também posso usar um detergente com ph neutro como tenho para o carro...mas espero pelos conselhos que me dão e as discussões.
  15.  # 17

    Se fosse numa louça sanitária, eu diria que o calcário sai lavando com vinagre quente, mas tratando-se de uma superfície pintada... de qualquer maneira, não me parece que seja calcário.

    Se o detergente que utilizou for daqueles «óptimos», que «lavam tudo», à base de amoníaco, arrisca-se a piorar a situação.

    Nalgumas das fotografias parece mesmo ser o que o Jorge Rocha assinalou: corrosão , a qual está a deteriorar a lacagem.
  16.  # 18

    Não tem amoniaco, mas também pelos vistos como já disseram poderá ser a corrosão.
    Espero que estejam enganados :)
  17.  # 19

    Colocado por: carlosfbmanuelMas eu já passei com um pano macio e só água, mas não saiu...

    Não fez o que eu lhe disse agora...passar um pano macio humído,mas nas extremidades dos perfis encaixados,quero dizer que terá que abrir as esquadrias dos perfis das janelas,retirar as lamelas inferiores e fazer esse serviço(limpar com pano macio húmido nas extremidades)depois de voltar a apertar as esquadrias com as lamelas lá dentro,terá que isolar com uma espécie de silicone(ms polímero) onde estava anteriormente branco.
  18.  # 20

    Mas isolar por cima daquele branco todo???
    E por dentro? Também?
 
0.0202 seg. NEW