Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos, venho pedir uma ajuda referente á seguinte questão.
    Eu tenho a casa á venda pela remax, e em Setembro/Outubro 2010 não sei precisar, apareceu um interessado francês que assinou um contrato promessa c/v ao qual ficou estipulado um valor de 2500€, mas passou um cheque francês, entretanto depositei o cheque mas o cheque não tinha cobertura, e tive que pagar despesas inerentes ao cheque, que me debitaram tanto do banco português como do banco francês a quantia de 300€. Entretanto acho que a remax falhou no aspecto de não ter logo na altura devida ter-se mexido e obrigar o senhor a pagar, mas deixaram passar porque o francês sempre lhes disse que pagava, e que tinha tido uns problemas com um sócio e só precisava abrir uma conta em Portugal e que depois resolvia tudo. Entretanto o contrato passou validade. Agora e por vontade do francês em querer resolver as coisas, já deu indicações a um familiar português para me dar os 300€ das despesas e esta a pedir o original do cheque porque quer pedir um empréstimo e ninguém lhe empresta por causa do dito cheque. A minha questão é a seguinte. Esta visto que a remax falhou neste aspecto, mas pondo isso de parte e não podendo fazer nada, devo devolver o cheque ao francês acreditando na boa vontade dele? ou devo entregar o cheque mas elaborar um papel em que ele deve assinar a comprometer-se a pagar? o que devo fazer?
    Obrigado a quem me puder ajudar
  2.  # 2

    Colocado por: aatchimo que devo fazer?

    Devolver o cheque, em simultâneo recebe os 300€, e esquece o francês...e também a remax.
    Concordam com este comentário: FD, Alice Gonçalves, gfeio, naar, Joao Dias
    • hfso
    • 20 setembro 2011

     # 3

    Quer resolver o problema definitivamente? faz assim:
    Queixa na Policia Judiciaria mediante o Decreto-Lei nº 454/91, de 28 de Dezembro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 316/97, de 19 de Novembro e Lei nº 48/2005, 29 Agosto, que refere que cheques superiores a 150€ sem provimento são crime doloso semi-publico, obriga sempre a apresentação de queixa crime.

    A queixa deve apresentar a seguinte substancia
    - indicação dos factos concretos constitutivos da obrigação subjacente ao cheque, ou seja, os termos da relação negocial subjacente à emissão do cheque, que esclareçam as razões da emissão e entrega deste (para analisar se estamos perante um cheque pré-datado ou se o possível cancelamento do cheque foi lícito);
    - indicação da data em que foi feita a efectiva entrega do cheque ao tomador, normalmente ao queixoso (para verificar se estamos perante um cheque pré-datado);
    - indicação dos elementos de prova respectivos.

    Para este processo não precisa de nomear nenhum advogado pois o ministério publico fará de seu advogado. Caso queira também pode apresentar um processo cível por perdas e danos mas ai já precisa de um advogado e não existe qualquer garantia que ganhe o caso.

    Já chega de as pessoas andarem a 'brincar' com o dinheiro dos outros...
    Concordam com este comentário: Luis K. W., de jesus mendes
  3.  # 4

    já chega é as pessoas andarem a brincar com os cheques...... pois bem utilizado é uma optima ferramenta que as pessoas tem ao dispor como meio de pagamento. Infelizmente as pessoas abusam, e por isso hoje em dia so se vé escrito nos estabelecimentos comerciais "só aceitamos cheques Visados"...
  4.  # 5

    Boas... aqui a uma coisa que eu nao compriendo..eu reçebo cheques de Portugal (rendas) o custo de transferençia depende do valor do cheque..mas estao a ficar confuso, nunca eu vi até agora o benefiçiario desse cheque ser penalizado ..esses 300euros nao perçebo porque é voce a pagar..normalmente é a pessoa que imitiu esse cheque sem cobertura a pagar! ai a qualquer coisa que falha
  5.  # 6

    Colocado por: de jesus mendesBoas... aqui a uma coisa que eu nao compriendo..eu reçebo cheques de Portugal (rendas) o custo de transferençia depende do valor do cheque..mas estao a ficar confuso, nunca eu vi até agora o benefiçiario desse cheque ser penalizado ..esses 300euros nao perçebo porque é voce a pagar..normalmente é a pessoa que imitiu esse cheque sem cobertura a pagar! ai a qualquer coisa que falha


    olhe que nao..... o custo é de quem apresenta o cheque a pagamento, aquando da devolução do cheque, o mesmo nao é devolvido a quem o emitiu mas sim a quem o apresentou. em cheques nacionais estamos a falar de custos na ordem dos 30 eur por apresentação, e se nao me falha a memoria, para poder apresentar queixa no banco de portugal, só apos a 3ª devolução. quantas mais vezes voce apresentar o cheque, mais paga....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: de jesus mendes
  6.  # 7

    O ultimo cheque internaçional que enviei para Portugal ..pagamento do pedido de avaliaçao NRAU custo 170.85 euros cobraram-me em Portugal pela transferençia 25 euros ..quando reçebo os cheques de Portugal para serem metidos na minha conta aqui em França a minha agençia do Credito Agricola cobra apenas 8euros! lol
  7.  # 8

    Bem mas é assim o cheque já vai fazer quase um ano de existência, se vou á policia eles perguntam-me logo porque é que não viestes mais cedo, não é?
  8.  # 9

    Colocado por: de jesus mendesO ultimo cheque internaçional que enviei para Portugal ..pagamento do pedido de avaliaçao NRAU custo 170.85 euros cobraram-me em Portugal pela transferençia 25 euros ..quando reçebo os cheques de Portugal para serem metidos na minha conta aqui em França a minha agençia do Credito Agricola cobra apenas 8euros! lol


    mas em ambos os casos que enunciou os cheques nunca foram devolvidos pro falta de provisão..... isso é o custo que o banco cobra por se tratar de cheques sobre o estrangeiro. Caso eles fossem devolvidos o custo iria ser muito maior!
  9.  # 10

    ... Para remessas de dinheiro internacionais... eu apenas aceito transferencias bancárias.
    Dentro da zona EURO e UK, não tem custos se forem fornecidos todos os dados para transferencias internacionais interbancárias: IBAN e BIC/ SWIFT code.

    PS: Houve apenas uma situação que aceitei pagamento com cheque estrangeiro.. foi em 2001 e foi adicionado ao valor do serviço as taxas bancárias respectivas.
  10.  # 11

    Mas o cheque foi devolvido, dai os custos, no banco Santander debitaram-me 93,65€ e no Frances 138€.
    Se eu soubesse que isto ia acontecer, é claro que tinha só recebido por transferência, fui buuuuuuuuuuuuuuurrrrrrrrroooooo.
    • pom
    • 20 setembro 2011

     # 12

    Não volte a ser...
    Cheque a devolver na mão direita e 300,00 € na mão esquerda.
    Tire uma fotocópia para guardar.
  11.  # 13

    Colocado por: aatchimfui buuuuuuuuuuuuuuurrrrrrrrroooooo


    Era ignorante, que é diferente de ser burro. :)
  12.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasDentro da zona EURO e UK, não tem custos se forem fornecidos todos os dados para transferencias internacionais interbancárias: IBAN e BIC/ SWIFT code.

    Poças! Se é verdade fui bem "comido"....
    É assim desde quando isso?
  13.  # 15

    ...Pelo menos desde à 2 anos.
    Mas os bancos no Reino Unido.. , como é uma "zona especial", ainda pedem, ou pediam mais uma séreie de outros dados, como por exemplo a morada do Banco!?

    EDIT:
    from wikipedia
    Regulation and priceIn 2002, the European Commission relegated the regulation of the fees that a bank may charge for payments in euros between European Union member countries down to the domestic level,[1] resulting in very low or no fees for electronic transfers within the Eurozone. Wire transfers between the Eurozone and external areas can be expensive.[citation needed]

    In 2005, Iceland, Liechtenstein, and Norway joined the EU regulation on electronic transfers. However, this regulation is intended to be superseded by the Single Euro Payments Area (SEPA), consisting of 32 European countries.

    In 2009 EC published a new regulation (EC) No 924/2009 [2] on cross-border payments in the Community and repealing Regulation (EC) No 2560/2001 (the text of which is no longer available[clarification needed]). The new regulation (EC) No 924/2009 Article 1 (q.v., Ref.4) states that an IBAN/BIC transfer within SEPA must not cost more than a national transfer, no matter which currency is used. But receiving bank can charge for exchanging to local currency. However, according to Article 7 any current arrangements (made between payment services before November 1, 2009) can be honored up to November 1, 2012.

    In the United States wire transfers are costly and seldom if ever used by consumers. As an example of the cost, Bank Of America as of February 2010 charged $25 to send a wire and $12 to receive one within the US. For international transfer, it charged $35–$45 outgoing, $16 incoming. However, fees may vary from bank to bank.
  14.  # 16

    Boas a todos, de mal ao menos os 300 já cá moram, o resto foi-se, infelizmente. Vivendo e aprendendo.
    Obrigado a todos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
    • AnaT
    • 25 setembro 2011

     # 17

    Que eu saiba (e foi isso que me aconteceu há uns 8 anos) o Ministério Público só aceita queixa por "cheque sem provisão) se o dito cheque for depositado nos 8 dias a seguir à emissão do dito cheque.
    Se deixar passar essa data e o cheque não tiver cobertura, azar... Não fazem nada.
 
0.0193 seg. NEW