Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Neste momento tenho os seguintes sistemas para aquecimento instalados em minha casa:

    Fogão a lenha na cozinha que aquece águas sanitárias (aquece a água de um cilindro)
    Recuperador de calor a lenha na sala que aquece as águas sanitárias (do mesmo cilindro) e depois de quente passa a aquecer os cerca de 150 elementos dos radiadores que tenho na casa.
    O cilindro também é eléctrico, e está a aquecer água apenas durante a noite (bi-horário)

    Pretendo acrescentar uma caldeira (ou outra coisa) para aquecer águas sanitárias e aquecer a casa, em simultâneo com os sistemas que tenho ou independentemente.

    Qual será a melhor opção, caldeira a gasóleo, bomba de calor, ...?

    Se tiverem preços indicativos era uma grande ajuda.

    Obrigado,
    Paulo
  2.  # 2

    Uma Caldeira a pellets provavelmente.
    Uma bomba de calor de alta temperatura tb é uma hipótese. Mas são caras e o retorno face a uma caldeira a pellts é algo demorado...
  3.  # 3

    A Caldeira de Pellts é programável? É mais eficiente/económica que a de gasóleo?

    O recuperador que tenho na sala funciona muito bem e vai continuar a funcionar até porque acho que cria um ambiente aconchegante, mas pretendo ter a casa quente mesmo nos dias em que não o acendo.

    Além disso, estou a pensar desligar de vez o cilindro eléctrico. Assim, com uma caldeira teria água quente a qualquer hora e apenas aquecia a que consumia.
  4.  # 4

    de quantos lts é o seu cilindro e quantas pessoas são em casa?

    eu tenho um sistema semelhante ligado a um cilindro de 150 lts e para 3 é o suficiente.

    em relação a ter a casa quente sem acender o recuperador, tenha em atenção que todas as outras alternativas são mais dispendiosas que a lenha...

    existe ainda uma outra questão, o seu cilindro deve ser de permutador duplo (ou seja - tem 2 serpentinas). para que possa ligar um outro equipamento tem que, ou adquirir um permutador de 3 serpentinas (são caros como o raio), desligar um dos outros equipamentos (para ligar o novo) ou, ligar o fogão de cozinha e o recuperador na mesma serpentina (é possivel, mas tem os seus encargos) e ocupar a outra serpentina com o novo equipamento...

    espero ter ajudadao
  5.  # 5

    Colocado por: pfonsekaA Caldeira de Pellts é programável? É mais eficiente/económica que a de gasóleo?

    Sim.
    E sim, bem mais económica...
  6.  # 6

    O cilindro tem duas serpentinas e é bastante grande ... eu diria 200 litros.
    Como consumia muita energia eléctrica, passei a ligá-lo só á noite para ter água quente demanhã. Mesmo assim, à noite ainda há gua morna (somos só 2 neste momento).

    O consumo de uma caldeira para 2 banhos não seria mais económico do que aquecer a água toda do cilindro todos os dias?

    Ligar os dois fogões a lenha na mesma serpentina não ia transformar aquilo tudo numa "bomba"?

    Como eu estava a imaginar isto (mas não percebo nada da coisa), era fazer com que a água que circula entre o recuperador e os radiadores passasse pela caldeira antes de ir para os radiadores e o mesmo se aplicava ás águas sanitárias...passavam sempre pela caldeira antes de sairem nas torneiras...ehehe...se calhar nada disto é possível.
  7.  # 7

    Colocado por: pfonsekaO cilindro tem duas serpentinas e é bastante grande ... eu diria 200 litros.
    Como consumia muita energia eléctrica, passei a ligá-lo só á noite para ter água quente demanhã. Mesmo assim, à noite ainda há gua morna (somos só 2 neste momento).

    O consumo de uma caldeira para 2 banhos não seria mais económico do que aquecer a água toda do cilindro todos os dias?

    Ligar os dois fogões a lenha na mesma serpentina não ia transformar aquilo tudo numa "bomba"?

    Como eu estava a imaginar isto (mas não percebo nada da coisa), era fazer com que a água que circula entre o recuperador e os radiadores passasse pela caldeira antes de ir para os radiadores e o mesmo se aplicava ás águas sanitárias...passavam sempre pela caldeira antes de sairem nas torneiras...ehehe...se calhar nada disto é possível.



    Vou explicar o meu ponto de vista como um mero leigo, pois percebo do assunto o que me tem sido explicado:
    - em primeiro lugar convém saber como o seu fogão aquece a água - por serpentina (a água existente na serpentina é sempre a mesma e aquece a que está no cilindro por permutação de temperatura)? ou aquece a água por directamente (a água que sai do cilindro vem a uma serpentina existente dentro do fogão)? - o primeiro sistema deve ter uma bomba de circulação entre outros componentes, enquanto que o segundo sistema a água circula naturalmente (a água fria desce e a quente sobe)
    - caso o seu sistema seja o 2º, penso que não dá para ligar os dois (fogão e recuperador)
    - caso o seu sistema seja o 1º, uma hipótese, no meu ponto de vista, e existindo um vaso de expansão aberto para cada um dos aquecedores (fogão e recuperador) penso que poderiam funcionar com uma válvula de 3 vias automática, em que a água que circularia seria aquela que estava mais quente...

    Pode sempre optar por um esquentador ligado a um chamado módulo solar, em que o esquentador só arrancaria se a água que saía do cilindro estava a uma temperatura inferior ao desejado...
  8.  # 8

    A água do fogão da cozinha circula naturalmente sem bomba entre o cilindro e o fogão. Penso que tem uma serpentina no cilindro.

    Acho que há outra serpentina no cilindro que é usada pelo recuperador que tenha na sala.

    A água do fogão e do recuperador nunca pode parar, senão, com os dois bem quentes ainda explode (acho eu)
  9.  # 9

    Colocado por: pfonsekaA água do fogão da cozinha circula naturalmente sem bomba entre o cilindro e o fogão. Penso que tem uma serpentina no cilindro.

    Acho que há outra serpentina no cilindro que é usada pelo recuperador que tenha na sala.

    A água do fogão e do recuperador nunca pode parar, senão, com os dois bem quentes ainda explode (acho eu)


    ok, se bem percebo existe uma pequena confusão em relação ao seu cilindro...
    no meu ponto de vista, o seu fogão tem uma serpentina, mas esta aquece directamente a água que sai na torneira (caso tenha hipótese, verifique se o seu cilindro não tem 2 entradas e 2 saídas de água (entrada água fria da rede, saída para o fogão, entrada da água vinda do fogão e saída para as torneiras) - tenho um sistema semelhante lá em casa -nunca vi, e penso não existir (não tenho a certeza), um cilindro com estas características com uma serpentiva por dentro. ou seja, penso que o seu recuperador faz o aquecimento da casa, mas não lhe aquece as AQS, daí o valor exorbitante que gasta na EDP.

    Mais uma vez faço a comparação com o meu caso:
    - no 1º andar, tenho um fogão desse tipo ligado a um cilindro de 90 lts que tenho no sotão que acendo poucas vezes, mas em caso de necessidade, fornece água quente para nós os 3 tomarmos banho...
    - no r/ch tenho um sistema semelhante ao que voce "pensa" que tem: um cilindro de 150lts com 2 serpentinas, uma ligada ao recuperador que me faz o aquecimento da casa e das AQS e a outra ligada a uma caldeira a gasóleo que ligava apenas no verão (agora tenho painel solar e só a ligo 10 min. por mês para limpar o queimador) e que me aquecia metade da água do cilindro e que poderia tb fazer o aquecimento da casa (que nunca foi necessário).

    Efectivamente, e como já tinha referido no post anterior, os dois sistemas que tem não são compatíveis, a menos que adquira um cilindro de 2 serpentinas e peça a um profissional para lhe colocar uma bomba de circulação na serpentina do fogão. Não garanto o bom funcionamento desta solução, mas há algum tempo atrás questionei um profissional da área que me referiu ser possível...
  10.  # 10

    Não tenho dúvidas que tanto o fogao da cozinha e o recuperador, ambos aquecem águas sanitárias (aquecem a água do cilindro, cada um tem a sua entrada no cilindro).
    Quando o cilindro está quente, a água quente do recuperador passa a circular para os rediadores (através de uma bomba de circulação)
  11.  # 11

    é que não sei como é o seu caso, mas provavelmente tem lenha grátis, e pellets, já não deve ter, logo tem que contar com o custo das pellets
  12.  # 12

    ok, para tirar dúvidas liguei ao tipo que me fez a instalação que me referiu que a sua solução efectivamente existe... :)

    a minha dúvida, e a dele tb, bate mais no facto de serem apenas 2 pessoas e consumirem 200 lts de água quente por dia..., quando deveriam consumir, em média, apenas metade (já a contar com a água do lava loiça)...

    ele tb me lembrou que, dependendo da localização do cilindro (área susceptível à temperatura exterior), a água dentro do cilindro pode baixar de temperatura até 1º por hora (o conselho inicial será isolar o melhor possivel o cilindro - pode utilizar lá de rocha(várias camadas de preferência) e depois aperta-la com pelicula de celofane (daquela que se usa nas cozinhas))...

    poderá tb optar por colocar um painel solar (os termosifões são os mais baratos) e ligá-lo em série ao seu acumulador (com possibilidade de trabalhar em separado) - assim, de verão consumia apenas a água do painel e de inverno este fazia um pre aquecimento á água que iria para o seu cilindro e só depois para as torneiras...

    espero ter ajudado...
  13.  # 13

    Eheh ...obrigado pelo interesse em ajudar-me.
    Não tenho a certeza da litragem, mas que é bem grande é. (Não consumimos a água toda, e somos dois agora....)
    Penso que também que o tamanho do cilindro pode ter a ver com a solução instalada, que neste momentos tem dois fogões a lenha a aquecer água e um a aquecer a casa.
    O que me motiva a acrescentar um terceiro "elemento" é a comodidade de ter a casa quente mesmo antes de acender o recuperador. Não me preocupa tanto o aquecimento de água, senão optava mesmo por um painel solar.
    Obrigado
  14.  # 14

    para isso, a melhor solução será efectivamente a caldeira a pellets, mas tenha em conta que para além do custo de instalação da mesma, o consumo não é ter baixo quanto o referem...

    sempre ás ordens...
  15.  # 15

    A caldeira é mais barata que a de gasóleo? e o consumo? São programáveis para ligar/desligar?
  16.  # 16

    penso que actualmente a caldeira a gasóleo será mais barata.

    em relação ao consumo, eu tenho uma a gasóleo que em trabalho interrupto gasta cerca de 4lts/hora, o que perfaz cerca de 4,50€/hora. Não é programável, embora as existam, mas dei a volta à situação quando a ligava com um relógio de tomada que custou 5 euros na altura.

    em relação às caldeiras a pellets, não o posso informar em concreto, mas pelo que já tenho visto, custam cerca de 5 a 6.000 euros (fora instalação), e deverá ter em atenção que o consumo depende da qualidade dos pellets (existem as que consomem igualmente caroço de azeitona - muito mais barato, embora deixe um ligeiro cheiro a azeite queimado no ar, por isso tb depende da localização da casa onde irá ficar - uma garagem, uns arrumos, etc), o consumo, pelo que já ouvi, é sempre superior ao apresentado pelas marcas (tal como acontece com os carros :)), e necessita de uma área considerável para os silo dos pellets (que de preferência deverá ficar próximo da caldeira)

    resumidamente: caso queira poupar no futuro, coloque a pellets (poderá preparar facilmente 7000 euros para o investimento), caso queira poupar agora na compra imediata, coloque a gasóleo, mas prepare-se para os preços do mesmo (cerca de 1,10€/lt)

    consoante a sua área de residência, poderá também optar por paineis solares tubos de vácuo, que segundo dizem funcionam relativamente bem para estes casos, mas de verão têm que ser tapados...
  17.  # 17

    Colocado por: DOGMA
    lá estamos nós outra vez....quais,como,porquÊ??????


    para fazer o aquecimento da casa, julgo que o pfonseka necessitará de mais do que um conjunto de tubos de vácuo, e apenas tem um cilindro de 200 lts...

    de verão, ou o cilindro passava o dia a "deitar água fora" devido à temperatura que a água atingia, ou teria de "cobrir" parte dos paineis - teria outra hipótese: caso não tenha, construir uma piscina e redireccionar para lá o excesso de calor... :)

    atenção, estou a apresentar este ponto de vista como mero leigo, mas foi o que me foi explicado por um instalador de paineis solares de tubos de vácuo, quando andava a sondar o mercado para a minha instalação...
  18.  # 18

    Colocado por: DOGMAentão continuem todos assim.....que eu agradeço.


    pode explicar...?
  19.  # 19

    ou seja, ele tinha ou não razão?

    já agora peço uma opinião:
    - como já referi atrás, tenho um cilindro de 2 serpentinas ligado a um recuperador e a uma caldeira a gasóleo, respectivamente. Penso um dia destes, depois de algumas obras lá em casa, instalar outro recuperador, também a água. a questão é: um novo cilindro, talvez de maior capacidade e de 3 serpentinas ou poderei ligar esse recuperador ao cilindro. (o novo recuperador fará um circuito de aquecimento central separado do actual)

    cumps
  20.  # 20

    Fica-lhe mais barato por mais um cilindro so para esse recuperador e depois liga-lo ao outro, do que colocar um com 3 serpentinas, mas se tiver dois mil euros (n sei ao certo o preço) pode por o tal de 3 serpentinas, mas se fosse para renovar tudo eu colocaria um deposito de inercia com modulo AQS, ou um de AQS instantaneo!

    Isto se tiver altura no sotão para por um vertical!

    cumps
 
0.0233 seg. NEW