Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia tive para comprar uma moradia a pouco tempo.
    Infelizmente estou a morar no piso superior da casa dos meus sogros, e quando a minha esposa resolveu lhes dizer que
    íamos comprar uma casa e assinar os papeis para iniciar a compra.
    Os meus sogros resolveram nos entregar a casa para nós porque não queriam ficar sozinhos.
    E queriam manter os bens na família.
    Sendo que os outros filhos estejam todos de acordo.
    Qual seria a melhor solução de contrato de compra? tendo como objectivo de manter os meus sogros na mesma casa.
    Poderei fazer Obras?
    •  
      FD
    • 20 setembro 2011

     # 2

    Colocado por: BillnextQual seria a melhor solução de contrato de compra? tendo como objectivo de manter os meus sogros na mesma casa.

    Uma doação com reserva de usufruto vitalício.

    Colocado por: BillnextPoderei fazer Obras?

    Depois da casa doada, na sua parte, sim.

    Mas, atenção que, quando houver partilhas terão que pagar a parte dos restantes herdeiros aos mesmos.
    Se o puderem fazer agora - quando a casa vale menos - seria melhor.
  2.  # 3

    Obrigado FD

    Mas os meus sogros estando vivos não podem fazer o que bem entenderem, terá de ser com partilhas entre os herdeiros?
    O meu objectivo penso que será o mesmo da minha esposa, é de comprar a propriedade mantendo os pais nela, isto sendo vamos dar um exemplo a propriedade vale 120000€ e iríamos comprar a propriedade por 80000 um preço inferior
    ao valor claro, queres tu dizer que os pais devem entregar logo a parte ao restante dos filhos não podendo fazer o que bem entenderem com a venda da propriedade.
    Nesse caso só os herdeiros é que ficariam a beneficiar porque eu ficaria com mais responsabilidades perante os pais certo???
    o justo é de comprar 40 a 60% do valor isto é entre 50000 a 70000 comparando o exemplo mencionado.
    •  
      FD
    • 20 setembro 2011

     # 4

    Duas formas:
    -> compram e vendem como querem, não dão cavaco aos restantes herdeiros
    Consequência: aquando das partilhas, os restantes herdeiros podem pedir tornas, isto é, que sejam pagos equitativamente pelos benefícios que o Billnext e esposa estão agora a usufruir e usufruiram entretanto
    Este processo pode ser moroso, complicado, colocar em questão relações familiares e trazer muitas chatices.

    -> compram e vendem com o acordo dos restantes herdeiros
    Consequência: nenhuma, apenas devem pagar já as tornas que iriam pagar no futuro aquando das partilhas. Não esquecer que a estas tornas, deverá descontar o valor que irá "perder" com o usufruto vitalício.
    O mais que pode acontecer é algum herdeiro achar que o valor da compra é injusto mas, sempre é melhor despachar agora esse problema que depois - agora é fácil documentar e provar valores, daqui a uns anos deverá ser muito mais difícil e, naturalmente, a casa valerá mais dinheiro que hoje.
  3.  # 5

    Obrigado FD

    Uma doação com reserva de usufruto vitalício. Será a mais correta.
    e será isso que vai acontecer.

    E a questão dos herdeiros acharem que o valor da compra é injusto já esta a acontecer. Mas quando lhes é solicitado qual deles pretende ficar a fazer companhia aos pais ai o caso já muda de figura, sei que é um pouco injusto porque os outros
    já tem as suas habitações e não vão mudar as suas vidas.
    Mas só o facto de ter tido a possibilidade de fazer uma compra, é que se perceberam que deveriam se decidir para avançarem
    com a venda agora o que me preocupa é o valor da habitação se será o justo ou não????
    e essa coisa de contrato de doação esta a preocupar-me a nível de valores para registo etc...
    A ver vamos....
    Obrigado
  4.  # 6

    Atenção ... Doação é diferente de venda!!!!

    Vai fazer credito bancário?
    •  
      FD
    • 20 setembro 2011

     # 7

    Colocado por: GambitAtenção ... Doação é diferente de venda!!!!

    Por acaso, já estava lançado e parece-me que instaurei alguma confusão.
    Quando falava em doar, seria doação mas, com pagamento imediato das tornas aos restantes herdeiros - isto se os seus sogros não precisarem do ou quiserem o dinheiro.

    Colocado por: BillnextMas só o facto de ter tido a possibilidade de fazer uma compra, é que se perceberam que deveriam se decidir para avançarem

    É simples: leiloem a casa, quem der mais, fica com ela.

    Colocado por: Billnextcom a venda agora o que me preocupa é o valor da habitação se será o justo ou não????

    Peça uma avaliação externa e indepentente, por 150€ se calhar faz a festa.
  5.  # 8

    Isso em principio não será necessário.
    Isto dependendo do entendimento do valor que poderá ser estipulado, é sempre aquela questão da percentagem que devo retirar, do valor geral da propriedade. Sei que em outros países há uma tabela nas imobiliárias para vendas privadas sem ser entre familiares mas aqui............não sei ao menos para ter uma ideia .
    Não queria que se virassem para mim um dia mais tarde a dizer que levei a maior.

    Acho que só terei necessidade se for para fazer obras.
    •  
      FD
    • 20 setembro 2011

     # 9

    Colocado por: BillnextNão queria que se virassem para mim um dia mais tarde a dizer que levei a maior.

    Por isso mesmo é que não vai fazer as coisas de boca - tudo deverá ficar escrito e redigido por um advogado.
  6.  # 10

    Colocado por: FD
    Por acaso, já estava lançado e parece-me que instaurei alguma confusão.
    Quando falava em doar, seria doação mas, com pagamento imediato das tornas aos restantes herdeiros - isto se os seus sogros não precisarem do ou quiserem o dinheiro.


    Isto quer dizer que podem fazer a doação com reserva de usufruto vitalício, sem dar a parte aos restantes herdeiros certo????
    ficam com dinheiro a até bem entenderem, sendo que poderão ter necessidade desse dinheiro.
    Mas decerto não será o mais correcto o melhore dar logo a sua parte a cada um. Isso depois já não me compete essa decisão.


    Obrigado
  7.  # 11

    Colocado por: BillnextIsto quer dizer que podem fazer a doação com reserva de usufruto vitalício, sem dar a parte aos restantes herdeiros certo????
    ficam com dinheiro a até bem entenderem, sendo que poderão ter necessidade desse dinheiro.
    Mas decerto não será o mais correcto o melhore dar logo a sua parte a cada um. Isso depois já não me compete essa decisão.


    Não estou a entender muito bem o que quer fazer pois doação é dar de forma gratuita. Ou seja não existe valor nenhum a ser paga por ninguém. (A não ser um valor de IMT que vocês têm de pagar pela mudança de proprietário).

    Se vai dar dar algum dinheiro aos seus sogros para ficar com a casa então estamos a falar de uma compra. Já não é uma doação. Contudo pode não ser 100% assim.

    Se a ideia é dar dinheiro aos seus sogros pela casa então (não sabendo se juridicamente é possível) o que me parece mais "interessante" do ponto de vista financeiro seria:

    1- Os seus sogros doam-vos a casa deles
    Os irmãos da sua esposa declaram por escrito e devidamente registado que não exigem quaisquer tornas por este negócio.
    2- A sua esposa doa um valor de X euros aos seus sogros
    A sua esposa declara por escrito e devidamente registado que não quer quaisquer tornas desde valor.

    Se o que disse em cima for legal, então tem ainda mais uma decisão a tomar:Até que ponto conta vender ou não a casa no futuro.
    - Se não conta vender nunca, então declara na doação um valor baixo, proximo da avaliação actual para não pagar um valor alto de IMI todos os anos.
    - Se conta vir a vender a casa, então quando declarar o valor da casa nesta doação faça-o tendo em conta o valor real que a casa vai ter no futuro. Desta forma paga um valor algo reduzido de IMT, vai pagar mais de IMI mas depois não paga um valor absurdo de mais valias quando vender a casa já toda arranjada.


    Agora da-se tudo bem mas daqui a uns anos a lucidez já não é a mesma e não se sabe o que vai acontecer.
    Por isso garanta que qualquer que seja a decisão tem uma declaração assinada pelos seus cunhados, devidamente registada, a dizer que concordam com o negócio.
  8.  # 12

    Divida o valor da casa pelo n.º de herdeiros. Transfira para os sogros o somatório das partes exceptuando a sua e poupam a vossa parte.Os sogros depois que dêem a cada um dos herdeiros essas partes Penso que a compra é sempre mais segura.
  9.  # 13

    Boas
    Poupar só a minha parte não no valor total da casa e terreno devo reduzir 50% a 60% conforme a idade dos meus sogros sabendo que a minha parte já esta incluída nessa percentagem.
    temos de ter em conta que só fico proprietário absoluto depois da morte deles, acho que é isto
    se tiver a dizer asneiras corrigem-me.
    Em todo caso já estive a ver tabelas que são respeitadas noutros paises que não vimos aqui
    e a minha oferta pelo que tenho lido já é demasiado alto.

    Barème fiscal (1)
    Age de l'usufruitier Valeur de la NP
    Moins de 21 ans 10 %
    Moins de 31 ans 20 %
    Moins de 41 ans 30 %
    Moins de 51 ans 40 %
    Moins de 61 ans 50 %
    Moins de 71 ans 60 %
    Moins de 81 ans 70 %
    Moins de 91 ans 80 %
    A partir de 91 ans 90 %
 
0.0181 seg. NEW