Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Já tenho andado pelo forum a observar as várias opiniões que me deixam um pouco baralhado.... A certa altura esta "inclinado" para tubos de vácuo devido a sua performance, mas depois vi que poderia dár problemas de sobreaquecimento...
    Enfim, apesar de baralhado ainda gostaria de saber qual a vossa opinião sobre o esquema que me foi proposto (ver PDF) - Bomba de calor e paineis.

    Agradeço desde já opiniões visto esta ser uma solução diferente da maioria.
    Já agora pretendo ter agua quente todo o ano para 6 pessoas ao mais baixo custo possível e sem problemas.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Sim, mas normalmente falamos em termossifão ou circulação forçada com apoio eléctrico. Esta será bomba de calor e painel solar. Será que esta é uma melhor opção!? E a Marca Zantia o que acham!? Obrigado
  3.  # 3

    Caro Dogma, a qual tópico do system32 se refere!? Obrigado
    • DRMR
    • 20 setembro 2011

     # 4

    Caro filipeleaosilva,

    Para lhe dar uma opinião pessoal, gostaria de saber como será feito o aquecimento central da sua casa, pois poderá usar a unidade de produção de calor para lhe garantir as AQS no inverno, uma vez que o solar no verão é praticamente autónomo.

    Melhores cumprimentos
  4.  # 5

    Para aquecimento de casa tenho previsto apenas um recuperador de calor e para já pré instalação de ar condicionado. Devo dizer que a solução que apresento deverá ter um custo de +- 2300 euros (é uma campanha/preço de revendedor-instalador) + instalação (a definir).
    Assim penso que por menos de 3000 euros tenho tudo a funcionar pelo que me parece um bom preço, estou indeciso se valera a pena aproveitar a promoção.
    Devo referir que a casa está em construção e deverá estar pronta lá para dezembro+-.
    Obrigado
    • DRMR
    • 20 setembro 2011 editado

     # 6

    Obrigado pela informaçao.

    Uma vez que a caldeira a lenha não é autónoma no seu funcionamento, na minha opinião, julgo que está a optar por uma boa solução.
    É pena que o sistema solar térmico nestas situações não possa ser substituído por estes equipamentos uma vez que o solar é obrigatório e assim apenas precisaria da BC. Mas isso as leis lá chegaram a seu tempo.

    Agora em relação à marca que pretende adquiri, é pá, não conheço nem sei se é boa se não. Para mim seria um tiro no escuro. Tente perceber melhor a qualidade do equipamento.

    Melhores cumprimentos
  5.  # 7

    A seguir a uma promo eu sei que normalmente vem outra queria é saber se este será o sistema mais interessante... Tantas opções que fico baralhado... Alguém tem um sistema idêntico a este!? funciona bem!?
    E tubos de vacuo alguém tem!? Já tiveram os tais problemas de aquecimento no verão!?
    • DRMR
    • 20 setembro 2011 editado

     # 8

    Viva,

    A questão dos AQS é ter um sistema que lhe garanta 100% das suas necessidades durante todo o ano. Quer os colectores planos, quer os de vácuo não lhe garantem tal sem resistência eléctrica, e assim precisaria sempre de outro apoio mais económico.

    Melhores cumprimentos
  6.  # 9

    Seguindo a lógica do SR DRMR esta será uma boa opção :) (eu quero a melhor opção!! :))
    Estou ainda apreensivo quanto a fiabilidade da marca... Zantia!... (ver PDF)
    A casa em questão fica no Porto.
  7.  # 10

    Colocado por: filipeleaosilvaSeguindo a lógica do SR DRMR esta será uma boa opção :) (eu quero a melhor opção!! :))
    Estou ainda apreensivo quanto a fiabilidade da marca... Zantia!... (ver PDF)
    A casa em questão fica no Porto.


    Boas,

    Relativamente ao sistema de bomba de calor + Paineis solares na minha opinião, é uma boa solução pois beneficia do facto do rendimento da bomba de calor ser bastante elevado, o que lhe vai permitir aquecer a água mais rapidamente e com menor consumo eléctrico, em comparação à resistência eléctrica. Já instalei alguns sistemas destes e até à data sem qualquer tipo de reclamação.
    Relativamente à marca Zantia, digamos que é de gama média.
    Uma coisa que deverá de ter em atenção é a qualidade dos paineis solares, pois estes são um elemento muito importante na instalação, tubos de vácuo são excelentes mas na minha opinião não para o nosso clima dado que podem tornar-se bastantes perigosos.

    Melhores Cumprimentos
  8.  # 11

    Colocado por: rfcm_85Uma coisa que deverá de ter em atenção é a qualidade dos paineis solares, pois estes são um elemento muito importante na instalação, tubos de vácuo são excelentes mas na minha opinião não para o nosso clima dado que podem tornar-se bastantes perigosos.


    Discordo plenamente, talvez há 10 anos fossem perigosos derivado a não haver controladores solares com a função de segurança, mas hoje em dia basta programar o controlador solar para parar a circulação quando o acumulador atinge uma certa temperatura, além de haver a opção de programação para que durante a noite o sistema liberte algum do calor excedente de e para os páineis.
    Mais um pormenor, os paineis de tubos de vácuo aguentam temperaturas de 260º.
  9.  # 12

    Heat pipe Zantia
    1 - Diâmetro do condensador(D) é 24mm, comprimento (L) é 90mm;
    2 -A superfície do condensador do heat pipe é niquelada, côr prata
    brilhante;
    3 -Temperatura maxima admissível: 300ºC;
    4 -Temperatura minima admissível: - 40ºC;
    5 -Pó de cobre no interior do heat pipe que previne o congelamento;
    6-Fina pelicula uniformemente distribuida pela superfície do
    condensador do heat pipe que incrementa a capacidade de
    transferência de energia

    (ver PDF pag 7)
  10.  # 13

    invertidos!? Qual/quais as diferenças!?
  11.  # 14

    Conheço vários tipos c várias capacidades e tamanhos, mas não sei quais são os invertidos...
    Obrigado
  12.  # 15

    baxiroca;zambia;boltherm;sunpro;amk;... etc....
  13.  # 16

    Escusa de se armar em parvo.
    Não acredita venha ver, mas deixe-se de mer#as!

    Não tenho nada a ver com essa area, não fui eu qye montei mas os consumos sei medir.
    Você tem a mania que é profissional em (qiuase) todas as areas explique-me isso, senão cale-se , não me ande a difamar por ai!


    Colocado por: DOGMA
    neste fórum...de todos os sistemas até agora falados e com testemunho,o mais económico é o do system32.

    se for verdade o que ele diz...gasta 20€ por ano em gás para 4 pessoas.

    fale com ele...........
  14.  # 17

    Lá vem ele . em vez explicar ao rapaz , só faz perguntas!!

    Já tive uma discução com sobre este assunto e até hoje estou à espera que ele diga alguma coisa. Incluindo preços das soluções milagrosas que ele não diz!

    Excepto para dizer mal: isso ele sabe fazer bem.



    Colocado por: DOGMAdiga alguns....
  15.  # 18

    Você é que é instalador mas gosta de dizer mal de todo o material que não seja o que instala. Quie nem diz qual é. apenas percebemos que são tubos de vacuo e depositos em inox.

    Eu não sou instalador, apenas sou o cliente e contei o meu caso. Quem desdenha e não acredita é você. Por carga de agua é que me manda um "cliente " falar comigo?? Eu não lhe vou instalar nada.

    Colocado por: DOGMA
    ouça lá mas porque é que vem se meter onde não foi chamado...se está assim tão preocupado diga você as coisas.

    você é que é o perito dos painéis térmicos aqui no fórum...ou quer que mostre as suas intervenções sobre o tema??
  16.  # 19

    Não sei se é , mas é verdade.

    E digo mais, vou logo que tenha tempo fotografar a minha instalação e colocar aqui os promenores todos.

    Depois aguardo o seu chorrilho de criticas e mal dicencias.

    Se continuar a duvidar da minha bilha de gas por ano: só tem uma solução: vir ver!

    Combinado?

    Colocado por: DOGMAse você gasta apenas uma garrafa de gás por ano para 4 pessoas é de louvar..ou não é???

    pergunte aqui num fórum se alguém consegue o mesmo que você...pergunte???

    se assim é tenho de dizer e assumir que é o melhor sistema que passou aqui pelo fórum...é verdade!!
  17.  # 20

    Colocado por: system32Não sei se é , mas é verdade.
    E digo mais, vou logo que tenha tempo fotografar a minha instalação e colocar aqui os promenores todos.
    Depois aguardo o seu chorrilho de criticas e mal dicencias.
    Se continuar a duvidar da minha bilha de gas por ano: só tem uma solução: vir ver!
    Combinado?


    boas,
    é mesmo conforme diz?
    gasta 20€/ano em AQS para 4 pessoas?
    cumprimentos
 
0.0223 seg. NEW