Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite

    As minhas escadas, do R/C para o 1º andar, com dois patamares, são em faia vaporizada macissa.
    Ou a betonilha estava mal seca, ou não foi dado tapa poros convenientemente, a madeira "cresceu", criou "ondas", os espelhos já não estão na vertical, os rodapés estalaram, algum cheiro a mofo .... etc

    O empreiteiro é o tal que já não atende o telemovel......

    Foi lá o carpinteiro que aconselhou deixar passar o inverno para ver o que acontece, se a madeira estabeliza, para depois se tomar uma acção (eu a pagar....)

    O que aconselham ?

    Obrigado Almeida
  2.  # 2

    Colocado por: almeida94Boa Noite

    As minhas escadas, do R/C para o 1º andar, com dois patamares, são em faia vaporizada macissa.
    Ou a betonilha estava mal seca, ou não foi dado tapa poros convenientemente, a madeira "cresceu", criou "ondas", os espelhos já não estão na vertical, os rodapés estalaram, algum cheiro a mofo .... etc

    O empreiteiro é o tal que já não atende o telemovel......

    Foi lá o carpinteiro que aconselhou deixar passar o inverno para ver o que acontece, se a madeira estabeliza, para depois se tomar uma acção (eu a pagar....)

    O que aconselham ?

    Obrigado Almeida
    não querendo estar a criar panico, mas penso eu que vai ter de a substituir, não pode colocar umas fotos?
  3.  # 3

    Poder posso, só que ainda não aprendi......

    Amanhã vou tentar

    Obrigado
  4.  # 4

    boas,aqui vão algumas dicas de diferentes tipos de faia:
    DESCRIÇÃO DA MADEIRA
    Faia Europeia



    O borne não se diferencia do cerne. O cerne é de um castanho muito pálido, podendo ir até castanho avermelhado claro, ou amarelo dourado.


    Na secção tangencial são facilmente visíveis os raios lenhosos distribuídos de forma irregular. Os anéis de crescimento estão regularmente diferenciados.


    O fio da madeira é recto, no entanto nas árvores de grandes diâmetros as fibras podem apresentar-se ligeiramente torcidas.


    O grão é fino, com uma textura suave.

    Faia Americana


    O borne da faia americana é branco com matiz avermelhada, enquanto que o cerne tem uma cor marrom avermelhada com tonalidades claras e escuras. A faia americana tende a ser um pouco mais escura e menos consistente que a faia européia. Geralmente, esta madeira possuir uma nervura reta com uma textura fechada e uniforme.
    A madeira da faia americana está classificada como pesada, dura, forte, altamente resistente aos impactos e muito adequada para a curvatura à vapor.



    CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS
    Faia Europeia


    Madeira semi-dura. O principal problema da serragem reside no “carácter nervoso” da madeira, para o qual se recomenda que se vire o toro as vezes necessárias, por forma a que se libertem as tensões internas da forma simétrica. A secagem é difícil já que esta madeira apresenta uma tendência forte a torcer e abrir, com a consequente formação de fendas. Possui aptidão para a produção de folha por desenrolamento e corte plano, bem como para o curvamento. A colagem e o acabamento não apresentam problemas, sendo recomendada a pré-furagem para se evitar o aparecimento de fendas.


    Faia Americana


    A faia americana não oferece dificuldade alguma para as ferramentas manuais ou para o maquinário. Conta com boas propriedades de fixação com pregos e de colagem. Pode ser pintada e polida para atingir um bom acabamento. Seca rápido, embora tenha muita tendência a entortar, separar-se e apresentar gretas superficiais. É propensa a encolher muito e a uma variação moderada no rendimento final.


    APLICAÇÕES



    Brinquedos; Mobiliário; Folheados; Artigos de desenho; Tornearia; Carpintaria de interior; Cabos e ferramentas de cutelaria; Soalhos; Formas para sapatos; Instrumentos musicais; portas, assoalho, marcenaria interna, painéis, cabos para escovas e brochas, além de torneados. É particularmente adequada para caixas de alimentos porque não tem cheiro nem sabor.

    Com isto quero dizer, infelizmente, acho que não lhe restam muitas alternativas,pois dessas já não consegue fazer nada.
    Saudações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  5.  # 5

    Boa Noite

    Anexo uma foto da escada

    Obrigado
      DSC04648.JPG
  6.  # 6

    E outra
      DSC04649.JPG
  7.  # 7

    E já agora outra
      DSC04650.JPG
  8.  # 8

    de uma maneira geral as escadas me parecem em bom estado de conservação,se o problema fôr o rodapé,é substitui-lo.Se o problema fôr o espelho,que empurrou o rodapé tambem tem que o substituir,mas atenção é se o espelho/degrau tiver pilastras de escada,para não se mexer no corrimão.
    Isto é parte de solução,mas há outras conforme os casos:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: almeida94
  9.  # 9

    faça o que lhe aconselharam espere que passe o inverno e depois então veja como ficou a madeira mas o rodapé e o espelho vai ter sempre que substitui-lo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: almeida94
  10.  # 10

    Desculpe estar a escrever no seu post.
    Mas alguém sabe me dizer quais as madeiras mais indicadas para escadas suspensas? ( não como a da foto que está assente em alvenaria)
  11.  # 11

    para escadas suspensas as melhores são a sucupira;carvalho americano e pinho americano:)
    http://jlfinuras.no.comunidades.net
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  12.  # 12

    Obrigado jlfinuras,

    Sabe-me dizer se as escadas constroem-se antes ou depois da colocação do piso flutuante?
  13.  # 13

    Depois que é para as escadas rematarem no chão(patim e espelhos)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  14.  # 14

    Aproveito o tópico para pedir ajuda sobre escadas em madeira.
    Na moradia que estou a construir leva escadaria em ferro onde são assentes os degraus em sucupira. O resguardo será em vidro temperado e este é aparafusado ao degrau. Acontece que o carpinteiro responsável enganou-se e colocou degraus com 3cm de espessura quando o projecto marca 5cms.
    Esteticamente gosto com esta espessura mas tenho receio que seja fina demais para aguentar os parafusos que vão segurar o resguardo!

    Segue anexo do pormenor...
      escada.jpg
  15.  # 15

    Será que esses degraus não seriam em aço por dentro? e aí o vidro seria fixo á estrutura em aço? porque fixar um vidro laminado a madeira... não sei não, mas tenha lá cuidado, estamos a falar dum peso considerável, e a madeira flete sempre mais que o aço... bem mais.
    Cumprimentos
  16.  # 16

    O degrau em sucupira é pousado num degrau de aço mas este é mais curto que o degrau da madeira.
    Neste pormenor o vidro fica fixo ao degrau da madeira, daí o meu receio!!!
  17.  # 17

    psousa.. isso é uma escada com estrutura central ( estrutura ao eixo dos degraus)?, qual a largura da escada

    ... assim para já não estou a ver o que está a fazer um IPE120, ali... posso estar a ver mal.
    A fixação directa do vidro à madeira, também não recomendo.
  18.  # 18

    Colocado por: psousaAproveito o tópico para pedir ajuda sobre escadas em madeira.
    Na moradia que estou a construir leva escadaria em ferro onde são assentes os degraus em sucupira. O resguardo será em vidro temperado e este é aparafusado ao degrau. Acontece que o carpinteiro responsável enganou-se e colocou degraus com 3cm de espessura quando o projecto marca 5cms.
    Esteticamente gosto com esta espessura mas tenho receio que seja fina demais para aguentar os parafusos que vão segurar o resguardo!

    Segue anexo do pormenor...
      escada.jpg


    Boas

    A pessoa que fez esse "projecto" não tem experiência nesse tipo de trabalho.. Essa solução não funciona.
  19.  # 19

    Colocado por: psousao carpinteiro responsável enganou-se e colocou degraus com 3cm de espessura quando o projecto marca 5cms.

    Não foi só o carpinteiro que se enganou, quem fez o desenho também. No desenho que nos mostrou os degraus não tem 5cm, se não são 3cm está lá muito perto.
    • psousa
    • 3 outubro 2011 editado

     # 20

    Os degraus tem 5cm pois está no pormenor. Só enviei uma parte do desenho...
    Segue o restante...
    A minha dúvida é se posso manter a espessura em 3cms ou devo mesmo alterar para 5cms?
      escada1.jpg
 
0.0221 seg. NEW