Contratamos a construção de uma piscina de 8x3.5m em betão e tela pré armada e estou com dúvidas quanto ao que está incluído. Vão colocar um skimmer, uma boquilha de impulsão e um foco de 300W. Basta 1 skimmer e 1 boquilha para este tamanho de piscina? A "casa das máquinas" será enterrada, ao centro e junto a uma das partes mais estreitas da piscina, sendo que assim as tubagens são praticamente directas para a piscina. Este será um bom método? Quanto ao foco, estes normalmente poderão ser de LED ou o tamanho tem que ser diferente?
Boa tarde, efectivamente o dimensionamento do equipamento a instalar não é op mais correcto. No entanto e de forma a poder responder com conhecimento de causa, gostaria que me informasse qual o filtro de areia e a electrobomba que está proposta. O caudal de recirculação é estipulado pela electrobomba a aplicar, pelo que os restantes equipamentos deve´~ao de estar em conformidade. Eu nunca fiz, nem farei uma piscina somente com um injector... Quanto a localização da casa de maquinas nada a objectar. Quanto ao projector subaquatico, é certo que um projectro de led para essa piscina é claramente insuficiente. A luminusidade emitida por um projector de led não é igual a luminosidade emitida por um projectro de 300W normalmente utilizado em piscinas. Tendo em conta as questões que aqui coloca penso que poderá não ter optado pela melhor empresa para fazer a sua piscina..... www.jmcopiscinas.com
... quem lhe fez o orçament, concerteza não previu um foco LED ( é muito mais caro). Por defeito são focos de 300W. Quanto à casa de máquinas enterrada encostada a um dos lados da piscina... se a casa for daquelas com alçapão em fibra de vidro. eu não aceitaria isso localizada junto da mesma, só num local "escondido" ou outra solução.
Mas como tudo , depende do projecto, das condicionantes existentes no local.
Não quero entrar em pormenores de preços mas, por vezes, quando se regateia demasiado o preço (não dizendo que seja este o caso) alguns construtores de modo a não perder a obra cometem estes erros que mais tarde ~virão a ser problemáticos principalmente para o cliente.
Uma piscina com essas dimensões, com construção em bloco 50x20x20 anda na caso dos 11000 a 12000€ (IVA incluído). Caso os valores sejam muitos diferentes, desconfie.
Esta á a minha opinião...prefiro não fazer o trabalho do que deitar-me todos os dias incomodado com alguma questão.
Peço desculpa pela demora na resposta mas pensava que recebia por email as respostas à minha discussão.
Coloco junto uma imagem da piscina, onde se pode ver a casa das máquinas ao centro, num dos lados da piscina, com o local para o foco de 300W e o skimmer relativamente perto do injector.
Quando coloquei esta questão ao construtor da piscina (Trevo Azul) informaram-me que para este tamanho de piscinas costumam proceder desta forma pois evita-se a necessidade de uma casa de máquinas exterior e ligações/canalizações à volta da piscina sendo que o injector será direccionado para o lado para fazer uma circulação da água em forma circular à volta da piscina. O filtro é de cartucho pois referiram que tem uma manutenção menos frequente e menos dispendiosa e é mais pequeno que um de areia. Quanto à electro bomba, não sei qual a potência mas certamente interferirá com a eficácia desta circulação da água. A piscina é de 8x3.5m com revestimento em tela armada e teve esse custo referido pelo reseric que, sendo das mais baratas que encontramos, não terá um preço "anormalmente baixo". O arquitecto, que referiu não ser especialista em piscinas por isso não pode afirmar com toda a certeza, mas também comentou que realmente é estranho haver apenas um injector e estar tão perto do skimmer. Vou contacta-los novamente para saber ao certo a potência da bomba e para justificarem melhor essa metodologia de instalação.
Neste momento a piscina está apenas a aguardar a finalização da obra (pouco mais de 1 ano, espero) e só no final levará o revestimento de tela armada. A piscina teve que ser a primeira coisa a construir uma vez que depois da obra da moradia estar iniciada as máquinas para retirar a terra e para encher com betão não conseguiam ter acesso.
Pode receber essas notificações por e-mail. Apenas tem de seleccionar a opção
------------------------------------------------------- Notificação de novas mensagens Subscrever esta discussão <-- ------------------------------------------------------- que se encontra no menu do lado esquerdo no topo desta página. Cump.
Estas pessoas agradeceram este comentário: nunopresley
Boa tarde,essa casa de maquinas não deve ficar nesse sitio,numa obras desse valor não é pelo preço de 10 metros de tubo que vai fazer diferença,com 50 tijolos e 50 telhas(50 Euros) faz uma casa das maquinas em que se fica espaço para se poder trabalhar.Não se esqueça que no Inverno quando chove muito a piscina enche e se tranbordar a agua vai para dentro dessa casa das maquinas.Acho que não fez o trabalho de casa pois uma piscina desse tamanho não deve ficar só com um skimer e uma boquilha é manifestamente pouco,a bomba vai ter que trabalhar muito mais horas para ter uma agua em condições,vai gastar muito mais em luz.Quanto ao filtro de cartucho ,esqueça,no minimo um filtro de areia de 50 klg. O que parece um pouco mais barato agora no futuro vai-lhe sair muito mais caro. Cums
Obrigado pelo comentário. Efectivamente avançámos com uma das melhores propostas que obtivemos pois tratava-se de uma empresa que instala piscinas com certificação e com algum portfolio apresentado, e tínhamos urgência pois teria que ser a primeira construção a efectuar pela razão já referida da falta de acesso. Quanto à questão da baixa localização da casa das máquinas, o funcionário da empresa referiu que está colocada uma bomba submergível dentro da caixa para o caso de esta ficar com água. Relativamente ao filtro de cartuxo, este não é aconselhado?
Eu tenho duas moradias com piscina,uma delas já tem 10 anos com filtro de areia,nunca tive problemas,os filtros de cartucho são usados nas piscina pequenas que são usadas só no verão. Quanto a casa das maquinas,já reparou qua não encontra nenhuma piscina assim,todas as semanastem que entrar lá dentro,tem que ter espaço para se mexer e aproveita a casa para guardar toda uma panoplia de objetos que vai precisar(mangueiras,varas,etc).
olhe la em casa a piscina é de 6x4, temos 2 skimmers e 3 injectores..... o tratamento é por Electrosis temos filtro de areia. outra coisa os injectores Tem que estar do lado oposto do skimmer, e faz todo o sentido se pensar que a agua sai da piscina pelo skimmer (que serve tambem para limpar7filtrar a linha de agua) e volta a entrar pelo injector...... e é a força da bomba aliada ao injector que vai criar "corrente" em direção ao skimmer levando assim todo o lixo que exista na linha de agua.....
o que eu vejo aí é o injector fazer corrente para o lado oposto do skimmer, ou seja vai empurrar toda a sujidade no sentido contrario do skimmer.....
Desculpe mas para mim essa piscina nao tem pés nem cabeça!
Meu caro amigo. Lamento dizer-lhe mas o que lhe foi proposto não passa de uma anedota. digo isto sem sequer pensar duas vezes nesta firmação. comecemos por analisar os dados que lhe foram apresentados. a posição do skimmer e do injector pura e simplesmente está errada (Não percebo como ainda existem empresas a responder tais barbaridades). O skimmer deve sempre estar posicionado em local oposto ao injector. Um injector tem a capacidade máxima de impulsionar um jacto de água a cerca de 5mts. Um skimmer tem a capacidade de aspirar por inercia a uma distancia de 3mt. Estes cálculos são possíveis desde que a electrobomba e a instalação de tubagem estejam dimensionados convenientemente. Quando a distancia entre os dois é ligeiramente superior teremos que ter em conta a deslocação do vento e o deslocamento provocado pela propulsão inicial do injector. O posicionamento destas peças é imensamente importante pois a função de ambas é retirar os detritos existentes a superfície. Para isso a superfície tem que ser "varrida" em toda a sua área e não somente pelo perímetro, que é o que irá acontecer na melhor das hipóteses no seu caso. Mais, posso assegurar-lhe que o que lhe foi dito relativamente a deslocação da água de forma circular é outra afirmação de quem nada percebe sobre o assunto. A recirculação perimetral da água só poderia acontecer se a sua piscina tivesse a forma redonda ou oval. Mesmo assim nunca iria resolver o problema de retirada das impurezas da superfície. Pura e simplesmente nunca se instala esse sistema da forma que lhe instalaram. Lamento dizer-lhe que está a ser enganado. Quanto ao filtro adoptado mais asneiras dizem. A única vantagem de um filtro de tecido é ter uma melhor capacidade de filtração, tendo em conta a passagem de um caudal baixo. No entanto, e tendo em conta os elementos poluentes existentes numa piscina, a diferença entre a capacidade de filtração de um filtro de tecido para um filtro de areia é diminuta (um filtro de areia tem a capacidade de filtrar impurezas a partir de 50 micron e um de tecido a partir de 30 micron). No entanto a diferença de manutenção entre ambos é enorme, sendo o piro o filtro de tecido. Devido a sua capacidade filtração e ao seu modo de acondicionamento, o filtro de tecido precisa de manutenção constante, tendo que ser retirado e lavado na maior parte das vezes mais do que uma vez por semana. Para além disso o desgaste deste tipo de filtro é rápido, chegando mesmo a serem utilizados mais do que um filtro por ano. Em contraste o filtro de areia necessita de uma contra lavagem semanal, bastando para isso a manipulação de uma válvula própria do filtro (válvula de seis vias). Quanto a carga filtrante que deverá ser areia sílica calibrada de 0,5~1nn, sendo a mesma bem cuidada poderá ser utilizada por 3 a quatro anos sem ser mudada. Caso não seja bem cuidada terá que efectuar esta mudança ao fim de cerca de dois anos, sendo que antes de o fazer deverá sempre verificar qual o seu estado. Para quem é profissional dentro da área de piscinas sabe que a melhor opção é sem duvida o filtro de areia. Quanto a electrobomba, esta deverá estar de acordo com o caudal calculado para recirculação e com os equipamentos a instalar na piscina, sabendo que no máximo a sua piscina não deverá ter uma recirculação total do volume de água superior a 8h. Este tempo diz respeito a capacidade que um micro organismo tem de se auto regenerar e reproduzir. a colocação do projector está errada. a colocação deste equipamento deveria ser instalado numa das paredes laterais ao meio. Na realidade e tendo em conta a dimensão da sua piscina deveria optar por instalar dois projectores e não um. a colocação da iluminação subaquática prende-se com cálculos relativos a intensidade de Lux de uma determinada potencia de lâmpada e da sua expansão na área a ser iluminada tendo em conta a reflexão existente. Desde já lhe digo que a colocação do projector no local onde se encontra irá fazer que sensivelmente a partir de metade do comprimento da sua piscina a iluminação deixe pura e simplesmente de existir. Para além, disso a colocação deste tipo de equipamento deve ter em conta a situação da habitação ou a zona de predominancia de utentes, de forma a que estes possam ver a iluminação, mas não o ponto de onde ela surge. Lamento dizer-lhe que a opção que tomou ao adjudicar essas proposta foi errada, sendo que no entanto ainda está muito a tempo de rectificar a situação. Também lhe digo que tendo em conta as opções e explicações que a empresa (e garanto-lhe que não a conheço...) lhe forneceu demonstram um grande desconhecimento dos pressupostos básicos da construção e instalação do equipamento de filtração de uma piscina. Digo-lhe isto com a certeza e know-how de mais de 20 anos nesta área. Se quiser trocar mais alguma impressão entre em contacto. Apesar de nada ter a ver com o seu negocio estou sempre disponível para esclarecer duvidas que possam levar a execução de uma piscina em perfeitas condições. www.jmocpiscinas.com [pub]www.jmcopiscinas.com[/pub]
Faça só um pequeno exercicio, navegue na net durante uma hora pelas centenas de sites de fabricantes de piscinas e tente encontrar UMA que tenha o bico injector ao lado do skimmer.
Depois diga-nos se encontrou.
Não deixe isso assim porque arrisca-se a ficar com uma piscina única e exclusiva, mas pelo pior motivo.