Iniciar sessão ou registar-se
    • GA
    • 22 setembro 2011 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Estou a reconstruir uma habitação antiga, vulgo "monte alentejano", e umas das coisas que decidi manter foram as portas da rua em ferro (mm ferro!). Dado que estão viradas a sul e apanham sol todo o dia, é claro que aquecem bastante e emitem calor por radiação para dentro de casa.

    Preciso de uma solução para evitar tanto aquecimento das portas pelo sol.
    Existe alguma película transparente que se coloque por fora a revestir a porta e que seja refractária dos raios solares? Há outras soluções?

    Agradeço desde já as vossas opiniões e conselhos.

    Cumprimentos
    • naar
    • 22 setembro 2011

     # 2

    Sei que existe tinta branca com um composto refráctário! Que era usada pela NASA, blablabla :)

    Outra hipótese, no caso da porta ser lisa por dentro pode sempre mandar soldar um tubo quadrado no perimetro, colocar xps, mlv ou outro material isolante e depois aplicar uma placa de madeira ou pvc, mas isso iria "mexer" com o aro, dobradiças e fechadura, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GA
    • GA
    • 22 setembro 2011

     # 3

    Obrigado naar.

    De facto ando à procura de uma solução eficaz e acredito que essa possa ser, mas ao mesmo tempo queria algo menos trabalhoso e que não me obrigasse a mexer muito no que tenho lá. É que mandei tratar as portas e pintá-las de bordeuax há 3 meses apenas, além disso também levaram aros e guarnições novas. Daí que não esteja muito interessado em desfazer parte do trabalho recente.

    Prefiro ver essa tinta refratária. Conhece marcas ou o tipo de tinta? Vou fazer uma pesquisa pelo google...

    Mais hipóteses?

    Cumprimentos
    • naar
    • 22 setembro 2011

     # 4

    Colocado por: GAObrigado naar.

    Prefiro ver essa tinta refratária. Conhece marcas ou o tipo de tinta? Vou fazer uma pesquisa pelo google...

    Cumprimentos


    Não! Lembro-me de ter visto isso há uns anos numa exposição mas não fixei a marca, mas lembro-me que era branca e só branca, se quer de outra côr se calhar ainda vai ser mais dificil!
  1.  # 5

    Colocado por: GAOlá a todos,

    Estou a reconstruir uma habitação antiga, vulgo "monte alentejano", e umas das coisas que decidi manter foram as portas da rua em ferro (mm ferro!). Dado que estão viradas a sul e apanham sol todo o dia, é claro que aquecem bastante e emitem calor por radiação para dentro de casa.

    Preciso de uma solução para evitar tanto aquecimento das portas pelo sol.
    Existe alguma película transparente que se coloque por fora a revestir a porta e que seja refractária dos raios solares? Há outras soluções?

    Agradeço desde já as vossas opiniões e conselhos.

    Cumprimentos


    primeiro: pinte a porta de branco de ambos os lados
    depois coloque uma portada com isolamento/ ou seja em sandwich pelo interior
    assim ao fechar a portada corta a energia emitida pela porta,
    convém fazer um respiro para o exterior entre a porta e a portada.

    é facil, não fica caro e mantem a porta de ferro.
  2.  # 6

    Sem alterar a face exterior da porta...
    Também pode forrar a face interior da porta em madeira maciça, com pelo menos 20mm. intercalada entre o metal e a madeira deve colocar folha de aluminio ( sim pode ser desses da cozinha, mas convem ser do mais espesso/ forte)
 
0.0113 seg. NEW