Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, amigos,

    Tendo a minha obra terminada pelo exterior, agradeço a quem me souber informar se posso pedir a licença de habitabilidade dando a casa como concluída?

    Ou então, se tenho de pedir a licença pois não sei para que serve.

    Tenho luz em casa e água de mina por isso para que serve?

    Alguém me sabe informar?

    Obrigado.
    • mog
    • 22 setembro 2011 editado

     # 2

    Boas,

    Sou leigo na matéria e também estou num processo de pedido de licença de utilização. Sei que a mesma é obrigatória e precisa dela por várias razões, nomeadamente:
    - Estando a obra terminada das duas uma: ou pede licença de utilização ou, quando expirar a licença de construção, terá de renová-la. Mas não o pode renová-la eternamente por isso...
    - Quando submeter o Modelo 1 nas finanças por causa da atualizaçao da matriz tem de apresentar a licença de utilização;
    - Se um dia quiser vender a casa tem de apresentar a licença de utilização.

    Tanto quanto sei, a licença só pode ser pedida depois de a obra estar acabada (exterior e interior).
  2.  # 3

    E como é que tem luz em casa? E como sabe se a água da mina é potável?
  3.  # 4

    Licença de Habitação
    Documento emitido pela Câmara Municipal do Concelho onde se localiza o imóvel. Serve para confirmar que o mesmo foi inspeccionado e se encontra nas condições exigidas por lei para ser habitado.
    Concordam com este comentário: lousa projectar1
  4.  # 5

    Caro Vitor,

    O pedir da licença de utilização (habitabilidade como lhe chamou), demonstra o encerrar de um processo na Câmara, sem isso, para a CM o seu processo está em andamento, não poderá vender nem arrendar o imóvel sem a respectiva licença. Quanto mais tarde pedir a licença mais complicado será. Quanto ao pedir a licença com a casa inacabada, depende muito do que está por fazer e depende muito da fiscalização que tiver e claro da Câmara.

    Portanto em meu ver acho que deveria pedir a licença e levar tudo certinho até ao fim.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: lousa projectar1
  5.  # 6

    Colocado por: doisarquitectossem isso, para a CM o seu processo está em andamento

    Quem lhe disse que a câmara tem conhecimento das obras?? Tenho dúvidas.
  6.  # 7

    Colocado por: Picareta
    Quem lhe disse que a câmara tem conhecimento das obras?? Tenho dúvidas.


    .....mas onde é que o Sr. Nuno Costa afirmou que a câmara tem conhecimento das obras?
  7.  # 8

    Se para a CM está em andamento, então ela tem conhecimento do facto...
  8.  # 9

    Colocado por: Martim CostaSe para a CM está em andamento, então ela tem conhecimento do facto...

    Exactamente.
  9.  # 10

    Deve haver aqui uma ligeira confusão. Senão vejamos: O Sr. Nuno Costa apenas afirmou que o processo está em andamento e o Sr. "Picareta" é que tem dúvidas que a câmara tenha conhecimento. Eu simplesmente questionei por achar que, não é líquido que a câmara possa concluir que as obras foram iniciadas só por ter sido paga e levantada a licença de construção. Mas por mim tudo bem, não sendo a minha língua materna peço desculpas pela minha "impreciosidade"!!! Faz-me lembrar o Herman Krippahl (filho de pai alemão e mãe espanhola que ficou mais conhecido por Herman José) quando no início dos anos 90 em entrevista conduzida pela Maria João Seixas (uma gága para quem se recorda) lhe perguntou o que ele achava, se Portugal um dia cedesse num possível acordo ortográfico com o Brasil e a língua portuguesa fosse abrasileirada/simplificada. A resposta dele foi algo do género: " Então se desaparecessem os acentos como é que interpretaria a seguinte frase: Eu tenho 1 cágado no meu jardim!"
  10.  # 11

    Colocado por: raulschonenão é líquido que a câmara possa concluir que as obras foram iniciadas só por ter sido paga e levantada a licença de construção.

    Mas quem é que lhe disse que existe licença de construção. Eu não vi isso escrito em lado nenhum.
  11.  # 12

    Colocado por: mog- Estando a obra terminada das duas uma: ou pede licença de utilização ou, quando expirar a licença de construção, terá de renová-la. Mas não o pode renová-la eternamente por isso...


    Tenho a casa terminada pelo exterior e não pelo interior e a licença de construção a expirar (falta 1 mês). O que tenho que fazer para renovar a licença de construção e quanto custa? Por isso é que queria pedir a licença de utilização pois tendo a casa terminada pelo exterior não renovava a licença.

    Agradeço comentários e qualquer ajuda em carpintaria estou ao dispor.

    Obrigado.
  12.  # 13

    Colocado por: mogEstando a obra terminada das duas uma: ou pede licença de utilização ou, quando expirar a licença de construção, terá de renová-la. Mas não o pode renová-la eternamente por isso...

    Julgo que o Sr. Nuno Costa partiu deste pressuposto.... Por mim estou esclarecido.
  13.  # 14

    Colocado por: raulschoneO que tenho que fazer para renovar a licença de construção e quanto custa?



    O que tenho que fazer para renovar a licença de construção e quanto custa?
  14.  # 15

    Colocado por: Vitor AlvesTenho a casa terminada pelo exterior e não pelo interior e a licença de construção a expirar (falta 1 mês)

    Afinal tem licença de construção.

    Colocado por: Vitor AlvesPor isso é que queria pedir a licença de utilização pois tendo a casa terminada pelo exterior não renovava a licença.

    Não tem hipótese. Tinha que "comprar" o fiscal da câmara, e convencer o director técnico a mentir, ou seja assinar um termo de responsabilidade a dizer que a obra está concluída, Diriga-se à câmara e solicite uma prorrogação do prazo.
  15.  # 16

    Colocado por: Vitor Alvesquanto custa?

    Trocos.
  16.  # 17

    Colocado por: Picareta
    Trocos.


    Trocos?

    +/- quanto? 10,20,30,100 € por mês?
  17.  # 18

    Colocado por: Vitor AlvesTenho a casa terminada pelo exterior e não pelo interior e a licença de construção a expirar (falta 1 mês). O que tenho que fazer para renovar a licença de construção e quanto custa? Por isso é que queria pedir a licença de utilização pois tendo a casa terminada pelo exterior não renovava a licença.


    Evite correr riscos...
    A prorrogação da licença é simples e se for feita por alguns meses não deve ser muito cara. Para calcular o valor tem que saber o custo da licença ainda em vigor e respectivo prazo assim como o prazo que pretende para prorrogar a mesma, pelo que o mais simples é pedir essa informação na respectiva câmara.
  18.  # 19

    Colocado por: Vitor Alves+/- quanto? 10,20,30,100 € por mês?

    Isso está escrito no regulamento municipal do seu município, é lá que tem de perguntar.
  19.  # 20

    Colocado por: Picareta
    Isso está escrito no regulamento municipal do seu município, é lá que tem de perguntar.


    Em Vale de Cambra. Alguem sabe?
 
0.0207 seg. NEW