Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, amigos,

    Tendo a minha obra terminada pelo exterior, agradeço a quem me souber informar se posso pedir a licença de habitabilidade dando a casa como concluída?

    Ou então, se tenho de pedir a licença pois não sei para que serve.

    Tenho luz em casa e água de mina por isso para que serve?

    Alguém me sabe informar?

    Obrigado.
    • mog
    • 22 setembro 2011 editado

     # 2

    Boas,

    Sou leigo na matéria e também estou num processo de pedido de licença de utilização. Sei que a mesma é obrigatória e precisa dela por várias razões, nomeadamente:
    - Estando a obra terminada das duas uma: ou pede licença de utilização ou, quando expirar a licença de construção, terá de renová-la. Mas não o pode renová-la eternamente por isso...
    - Quando submeter o Modelo 1 nas finanças por causa da atualizaçao da matriz tem de apresentar a licença de utilização;
    - Se um dia quiser vender a casa tem de apresentar a licença de utilização.

    Tanto quanto sei, a licença só pode ser pedida depois de a obra estar acabada (exterior e interior).
  2.  # 3

    E como é que tem luz em casa? E como sabe se a água da mina é potável?
  3.  # 4

    Licença de Habitação
    Documento emitido pela Câmara Municipal do Concelho onde se localiza o imóvel. Serve para confirmar que o mesmo foi inspeccionado e se encontra nas condições exigidas por lei para ser habitado.
    Concordam com este comentário: lousa projectar1
  4.  # 5

    Caro Vitor,

    O pedir da licença de utilização (habitabilidade como lhe chamou), demonstra o encerrar de um processo na Câmara, sem isso, para a CM o seu processo está em andamento, não poderá vender nem arrendar o imóvel sem a respectiva licença. Quanto mais tarde pedir a licença mais complicado será. Quanto ao pedir a licença com a casa inacabada, depende muito do que está por fazer e depende muito da fiscalização que tiver e claro da Câmara.