Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      CMartin
    • 23 setembro 2011 editado

     # 1

    Será que não há neste fórum profissionais/auto didactas nas áreas de decoração, design ou arquitectura de interiores?
    É das minhas áreas preferidas e gostaria imenso de trocar opiniões sobre ela. O que sinto é que há imensos participantes técnicos, mas ninguém das artes.
    O que vos parece?
    Existem mas não se pronunciam ou não existem de todo?
    É uma lacuna..ou não nos faz falta?

    Cumprimentos a todos.
    Concordam com este comentário: bob_constructor
    •  
      FD
    • 23 setembro 2011

     # 2

    As vezes que já pensei nisso e no porquê de assim ser.
    Mas, não tenho respostas.
    • P+V
    • 23 setembro 2011 editado

     # 3

    Boa!
    Vamos falar dos honorários indecentes dos decoradores "profissionais": 15 a 20% sobre tudo o que conseguirem impingir aos clientes (por isso, quanto mais caro, melhor...); 100% sobre o valor das peças mandadas fazer por eles aos fabricantes (sofás, sommiers, cortinados e outro mobiliário à medida) e revendidas aos clientes, mais outras percentagens sobres as peças de algumas marcas...

    Só que, lá está, quem recorre a estes artistas é de "outra classe", por isso:
    1) não vem cá ao fórum resmungar porque achou caro pagar a um arquitecto 1.500 por TODOS os projectos de uma moradia;
    2) até gosta de se gabar de ter sido roubado assessorado pelas Graça e Graçinha (...) Viterbo, pelos Cassios e associados e outros famosos que por aí andam.

    Haja dinheiro...
    Concordam com este comentário: rnja4Real
  1.  # 4

    Dogma,
    É verdade que gosto de grandes textos. Não sei escrever e se calhar nem falar de outra maneira. Mesmo que tentasse..
    Não se trata de classes, formação ou outra forma qualquer que se use para discriminar as pessoas. Somos cada um à sua maneira, não há elites nem elitistas só se formos muito pobrezinhos de espírito é que nos vamos preocupar com essas coisas.

    Também gosto de imagens como vê pelo fantástico por exemplo.
    As imagens que partilhou comigo, como diz gostei delas porque são coisas que eu e o Dogma naturalmente apreciamos. Eu acho que é sermos sensíveis (no sentido de termos sensibilidade para as artes). Houve uma ou outra que se calhar as vi com outros olhos (o tanque,..lembra-se?), se calhar foi essas que diz que ignorei. Mesmo assim, com outros olhos, não ignorei nada. Se calhar optei apenas por não comentar.
    Eu ponho as imagens no fantástico e nem por isso há grandes intercâmbios sobre elas, o que não é coisa que me leve a pensar que as pessoas as ignoram. Se calhar ignoram-nas, mas eu gosto de as por à mesma.

    O que eu queria mesmo era que houvesse, como há para temas tão técnicos, e francamente para mim completamente insípidos porque não sei que fascínio aparentemente infinito poderão ter coisas como canalizações, tubagens, caixilharias, isolamentos, embora sejam obviamente essenciais, intervenções da “malta” (vê esta é uma palavra que todos usamos em conversas comuns!) sobre o estético, o design, a beleza da “coisa”.
    Assim, existe a lacuna no fórum :é demasiado técnico e não há espaço para a imaginação. É o que eu acho. Deixa-me incompleta.
  2.  # 5

    Colocado por: DOGMAdepois tem outra coisa....para si só existe lugar para o clássico e neoclássico,renascença,barroco e até o rococó...pelo menos é aquilo que se vê na maiorias das suas fotos


    Existe maioritariamente lugar para essas..mas não só.. não viu que também estou numa do tão contemporâneo "industrial" agora, e por ex.?
  3.  # 6

    Colocado por: DOGMApenso também,que para si,nas suas escolhas não existe lugar para o século XX...(arquitectura moderna)


    Tenho lá culpa disso. Não é razão para me amputar, deixando me a delirar sozinha sobre o fascinante mundo da arquitectura. Se vir bem, mesmo sobre a contemporânea, não vejo ninguém a comentá-la, falam sobre os materiais (as caixilharias, as canalizações, as tubagens, os fundamentos os assentamentos), mas não há tanto entusiasmo sobre o desenho!
    De qualquer forma, se vir alguma coisa que goste na arquitectura contemporânea, acredite, vou dizer que gosto. Arquitectura é o que nos faz sentir quando a vemos e ainda não me fizeram sentir nada aqui pelo contemporâneo. Mas estou aberta a isso quando vier.
  4.  # 7

    Colocado por: P+VBoa!
    Vamos falar dos honorários indecentes dos decoradores "profissionais" (...)1) não vem cá ao fórum resmungar porque achou caro pagar a um arquitecto 1.500 por TODOS os projectos de uma moradia;
    2) até gosta de se gabar de ter sidoroubadoassessorado pelas Graça e Graçinha (...) Viterbo, pelos Cassios e associados e outros famosos que por aí andam.


    P+V
    Fiquei triste com a sua intervenção..embora dinheiro é importante, e discuti-lo tem lugar..um bom decorador faz um projecto com mobília velha, recuperada, e arte pode-se fazer com um ramo de flores.
    Até podemos falar sobre dinheiro, mas antes do dinheiro, queria falar das artes. O P+V está a por um preço nas artes, a ver a decoração/arquitectura de interiores apenas pelo lado comercial e não como um amor que se tem. Obviamente, profissionalmente é de comércio que falamos.

    Mas já que diz isso repare que : Não é verdade que todos os decoradores levem valores indecentes, Sei que já existem low cost por exemplo a 10€/m2 de projecto de decoração. Nem todas as pessoas que recorrem ou dão importância à decoração estão numa classe à parte, há pessoas que precisam do belo como pão de para a boca. Como uns gostam de fazer ciclismo, ou de saborear um vinho, ou de fazer colecções de selos, caricas, de ler..há os que apenas gostam do tema de decoração. Não está em nada relacionado com dinheiro, se vir nesta perspectiva.
  5.  # 8

    CMartin

    em todo o caso penso que não anda a ler muitas das entrelinhas neste forum onde se tem feito muita apreciação sobre a qualidade e essencia dos espaços. De resto repare que os aspectos técnicos tem uma grande vertente "estética", ou seja o tipo de material ou sistema e seu design terá uma influência ou faz parte de um todo como aliás o Dogma se tem esforçado por o demonstrar, misturando boas instalações e resultados finais coerentes. Tudo faz parte e na medida dos casos que vão aparecendo, repare que tudo é posto em causa, até questões sociais, agora penso que o forum não tem uma vertente especializada deste ou daquele assunto neste caso decoração que é o que a CMartin vê que faz falta. Mas isso cabe a cada um despoletar interesses tal como por exemplo o Dogma ao criar o topico barracos e o Dutillell ao criar o topico arquitectura portuguesa.
    Em todo o caso no que toca a decoração entra-se num capitulo mais pessoal e privado dai talvez não ser um assunto muito abordado por aqui.
    Refiro ainda que no campo da arquitectura e interiorismo, a busca genuína por criar vivências e não montras, é intemporal e independente deste ou daquele "estilo".
    Concordam com este comentário: CMartin, DOGMA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DOGMA
  6.  # 9

    Este é um fórum de técnicos e de pessoas com preocupações técnicas. Não quero com isto dizer que sejam desprovidas de gosto, mas sendo o gosto uma coisa tão relativa é sempre muito difícil argumentar sobre ele, grande parte das vezes gosta-se porque sim e nada mais.
    Mesmo com formação superior na área das artes é-me difícil argumentar porque não gosto do seu gosto. Já por exemplo algumas das peças do DOGMA embora não gostando entusiasme a ideia de discutir com ele a forma como foi produzida.
    O facto de alguém aqui pintar uma casa de rosa choque é uma questão de gosto (bom ou mau não interessa) já a tinta e o método de aplicação pode ser discutido.
    Concordam com este comentário: naar
  7.  # 10

    Dogma

    pare de se estigmatizar, você tem muito do que eu não tenho e que apenas tenho noção de que existe, talento e um grande sentido de equilibrio estético para já não falar da sua cultura arquitectonica e design, assim como grande conhecimento técnico sobre quase tudo neste mundo das construções.
    Sem desprimor para os outros trolhas, acho que a sua designação de simples trolha como diz, já que não pode ser de arquitecto ou engenheiro, tem que ser necessariamente outra. Já agora o Leonardo da Vinci era o quê??
  8.  # 11

    Fiquei triste com o P+V, porque ainda nem se começou a falar do design como gostaria e já estamos preocupados com a vertente comercial. É como se antes de Leonardo da Vinci, se enveredar pelas artes já tinha encomendas com valores de compra.
    A carroça antes dos bois.
  9.  # 12

    Colocado por: DOGMA
    era um agente secreto.


    E gay, segundo algumas fontes.
  10.  # 13

    Colocado por: CMartinSe calhar ignoram-nas, mas eu gosto de as por à mesma.

    Esta "tirada" até parece do Dogma"...

    Colocado por: CMartinO que eu queria mesmo era que houvesse, como há para temas tão técnicos, e francamente para mim completamente insípidos porque não sei que fascínio aparentemente infinito poderão ter coisas como canalizações, tubagens, caixilharias, isolamentos, embora sejam obviamente essenciais, intervenções da “malta” (vê esta é uma palavra que todos usamos em conversas comuns!) sobre o estético, o design, a beleza da “coisa”.

    Como diz algures por aí: - "O objectivo do Fórum da Casa é ajudar, esclarecer, informar, trocar experiências e impressões sobre tudo o que esteja relacionado com casas."
    Assim, é natural o seu lado mais técnico, salvo uma ou outra excepção, onde se procura a troca de impressões de algo mais ligado ao "belo"...que é o caso. Mas isso leva-nos para outras definições...

    Colocado por: CMartinComo uns gostam de fazer ciclismo, ou de saborear um vinho, ou de fazer colecções de selos, caricas, de ler..há os que apenas gostam do tema de decoração.

    Vê, ao contrario do que refere atrás (...insípidos porque não sei que fascínio aparentemente infinito poderão ter coisas como canalizações...), afinal todos nós temos diferentes formas de "ver/sentir" o belo.

    Cumps,
  11.  # 14

    hummm...

    faz-me lembrar que existem empresários de grande sucesso sem canudo e que empregam centenas de pessoas com canudo. Dai que ainda não consegui perceber porque ainda não ultrapassou essa questão de não ter canudo.
  12.  # 15

    Colocado por: marco1CMartin

    em todo o caso penso que não anda a ler muitas das entrelinhas neste forum onde se tem feito muita apreciação sobre a qualidade e essencia dos espaços. De resto repare que os aspectos técnicos tem uma grande vertente "estética", ou seja o tipo de material ou sistema e seu design terá uma influência ou faz parte de um todo como aliás o Dogma se tem esforçado por o demonstrar, misturando boas instalações e resultados finais coerentes. Tudo faz parte e na medida dos casos que vão aparecendo, repare que tudo é posto em causa, até questões sociais, agora penso que o forum não tem uma vertente especializada deste ou daquele assunto neste caso decoração que é o que a CMartin vê que faz falta. Mas isso cabe a cada um despoletar interesses tal como por exemplo o Dogma ao criar o topico barracos e o Dutillell ao criar o topico arquitectura portuguesa.
    Em todo o caso no que toca a decoração entra-se num capitulo mais pessoal e privado dai talvez não ser um assunto muito abordado por aqui.
    Refiro ainda que no campo da arquitectura e interiorismo, a busca genuína por criar vivências e não montras, é intemporal e independente deste ou daquele "estilo".


    Estou completamente de acordo consigo ao dizer que (o Dogma disse-o e acertou) os materiais, as texturas fazem parte de um todo arquitectónico. São a base sobre o qual se coloca o restante. A decoração, a forma, as cores, vão perfazer o resto. Ou seja, se a técnica não é subjectiva e se pode analisar com maior facilidade, o pessoal e privado gosto terá também alguma técnica, como sabe, as cores claras, os espaços pequenos, o efeito da claridade e luz natural sobre os espaços, os ambientes forrados a papel são diferentes dos pintados, e mesmo os pintados a brilho ou a mate são diferentes uns dos outros. Isto não são gostos são factos, marco, e tal como se discute a técnica da tubagem eu gostaria de discutir a técnica do design, mesmo com opiniões pessoais à mistura tanto sobre as tubagens como sobre os ambientes que se criam depois das tubagens. Se se gosta ou não, não interessa, se não se discutir não se evolui, não se aprende mesmo na decoração de interiores. Eu adoraria aprender e partilhar com outros tão interessados quanto eu
  13.  # 16

    A arquitectura e decoração de interiores também se estuda..começa pela história das artes; e estuda-se o efeito das cores, de como tirar partido do edifício, dos elementos arquitectónicos. Não me parece assim de natureza tão pessoal e tão privada discutirmos nesta perspectiva. Também temos muito a aprender neste relação de inter-ajuda e esclarecimento que é o objectivo do fórum. Noutra perspectiva, lá está, a arquitectura e a decoração é o que nos fazem sentir os ambientes quando os percepcionamos, os sentimentos são definitivamente pessoais, mas também não vejo porque razão não os poderemos explorar (esses sentimentos). Há excelentes decoradores e designers de interiores sem formação sem canudo mas cuja grande riqueza será a sua sensibilidade para as artes e se calhar fazem um trabalho melhor.
    Por outro lado ainda..acho estranho porque há imensa gente cheia de questões sobre decoração, mas não estão neste forum, ou raramente aparece um.
  14.  # 17

    Colocado por: DOGMAa CMartim é demasiado evidente....comercialmente é fácil,barba feita ou uns saltos bem altos e um pouco de marketing...e está no "papo"


    Explique-me isto.
  15.  # 18

    ok de acordo mas repare que em termos de regras e técnicas de decoração é claro que existem noções especificas no entanto o espaço criativo e gostos pessoais não se pode limitar a isso. eu por exemplo como arquitecto tento não misturar decoração no momento da concepção dos espaços, ele o espaço a meu ver terá a sua qualidade na medida em que permitirá a sua apropriação pela decoração ou ausência dela. Alias a boa arquitectura a meu ver deverá permitir como que uma evolução ao ser vivida e ai entram os decoradores se tal for o desejo das pessoas e os seus gostos pessoais que se podem discutir mas respeitar pois era muito chato termos todos os mesmos.
    Concordam com este comentário: naar
  16.  # 19

    Está a ver marco ..isto poderia perfeitamente ser o início de um tópico sobre onde acaba a arquitectura de uma edifício (do arquitecto) e onde começa a dos interiores (do designer, ou do proprietário da casa) por exemplo.
  17.  # 20

    Naar, Zédasilva, Hélio, e todos,
    Tudo bem mas não vejo porque não se juntam aqui no fórum os que olham à técnica da estrutura aos que valorizam a arte de a vestir. Percebem? Portanto, o vosso lado da coisa já temos..a outra está em falta.
    Não são apenas gostos são áreas diferentes de um todo.
 
0.0222 seg. NEW