Iniciar sessão ou registar-se
    • kado
    • 23 setembro 2011 editado

     # 1

    Olá, sou uma pessoa que gosto de fazer um pouco de tudo em casa e gosto de perceber antes de as fazer.
    Na minha casa eu renovei a parte eléctrica toda, agora estou a ajudar um irmão a recuperar a sua casa inclusive a parte eléctrica toda.

    A ajuda que estou a precisar, é na parte do quadro eléctrico, já fiz o desenho todo da parte nova da casa (cozinha, wc, hall de entrada e iluminação do quintal), na cozinha/lavanderia terá os aparelhos normais deste compartimento da casa (placa eléctrica, forno eléctrico,máquina de lavar loiça, máquina de lavar roupa, máquina de secar roupa, exaustor, frigorifico, termo acumulador, tv e tomadas de balcão) ainda tenho que deixar preparado para o futuro um possível atelier/oficina que deverá ter tomadas para aparelhos potentes(máquina de soldar, etc.). A minha principal dúvida é qual a melhor configuração que o quadro eléctrico deverá ter, ou seja, que disjuntor diferencial é o mais indicado para receber a corrente principal, e quais os melhores disjuntores (potência A) para cada aparelho.
    Estava a pensar num disjuntor deferencial de 40A para receber a corrente, depois ramificava para os diferentes disjuntores, consoante as divisões da casa e aparelhos em separado, disjuntores de 10A iluminação, de 16A para tomadas livres e alguns aparelhos e os de maior capacidade de 20A para placa , forno eléctrico e termo acumulador, e de 25A para a futura oficina.

    Muito obrigado pela vossa atenção,
    Kado
  1.  # 2

    Boas esta a pensar em 40 A entrada trifisica???
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kado
  2.  # 3

    trifisica???
    já agora quantas fases tem isso? obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kado
    • kado
    • 23 setembro 2011

     # 4

    Muito obrigado pelas respostas.

    Não estava a pensar em trifásico, 40A de entrada para o disjuntor diferencial é muito?
  3.  # 5

    Colocado por: kadodisjuntor diferencial

    possivelmente está a confundir um INTERRUPTOR diferencial com um DISJUNTOR diferencial, mas adiante,

    se quiser fazer mais ou menos bem coloque um corte de entrada de 40A ou 63A e depois alimente 2 Interruptores diferenciais, um para iluminação e outro para tomadas e maquinas se quiser\puder fazer ainda melhor divida antes por 3 sendo um para iluminação outro para tomadas e outro para maquinas,

    se tiver banheira de hidromassagem ou cabine de poliban deve ter um diferencial de alta sensibilidade (30mA) SÓ para esta utilização junto com um disjuntor de 16A,
  4.  # 6

    disjuntores de 10A iluminação, de 16A para tomadas livres e alguns aparelhos e os de maior capacidade de 20A para placa , forno eléctrico e termo acumulador, e de 25A para a futura oficina.
    caro koda as contas não são feitas assim, do tipo tava a pensar, tem de ver os watts dos aparelhos e depois colocar os unipolares certos para cada um deles ou a soma deles (caso utilize unipolar para mais de um aparelho) mas tem outra situação importante também e por vezes dispara o quadro e a malta não sabe que é por causa da secção dos cabos, cabo de 1,5mm suporta até x, cabo de 2,5 suporta até x e por ai fora ok boas obras
  5.  # 7

    Colocado por: pdavidmarquescabo de 1,5mm suporta até

    10A de corrente MAXIMA

    Colocado por: pdavidmarquescabo de 2,5 suporta até x

    16A
    e continuando 4mm2 suporta 20A e 6mm2 suporta 32A, acima disto já depende de outros factores como seja a distancia e a simultaneidade,
    Concordam com este comentário: pdavidmarques
 
0.0115 seg. NEW