Iniciar sessão ou registar-se
    • rui.c.
    • 24 setembro 2011 editado

# 1

o inverno esta a chegar , tenho uma caldeira a gas(natural) e gostava se saber dicar para poupar gás durante o inverno ,è um apartamento de 130 m2 dado que a conta mensal ronda os 190 euros !!!! , ja isolei, o que achei, simplesmente queria umas dicas , como leigar e desliagar se é correto??, se é correto fechar radeadores de areas não utilizaveis , há uqem diga que sim há quem diga que não !!!!.
  1.  # 2

Eu comprei uns radiadores elétricos...reduzi os custos com o aquecimento em 50%.
  2.  # 3

acho que nesta altura do campeonato fazer um investimento em radiadores e com a electrecidade aumentar .!!!!!!
  3.  # 4

Diminuir a temperatura do termoestato, por exemplo para os 19/20ºC...
    Desligar os radiadores dos compartimentos que não estão em uso e manter essas portas fechadas, ou entaão colocar o termoestato nos 16/17ºC, por forma a não haver mudanças bruscas de temperatura no interior da habitação.
    ...
  4.  # 5

ok obrigado, este ano vou tentar fechar alguma areas ...
    reduzir para 17 e com um filhote é complicado.. mas obrigado ...
  5.  # 6

Percebeu mal.
    Alternativa a desligar, colocar nos 16/17ºC, nos espaços q não estão em uso...
    efectuar programação horária do arranque da caldeira, consoante os hábitos de permanência na casa... Um apartamento, normalmente conserva melhor a "energia" do que uma moradia isolada.
    • hangas
    • 24 setembro 2011 editado

# 7

Pode ser que a minha experiencia sirva de dica.

Também tenho caldeira a gas natural num T2 com 80 e pcs m2. Tenho conta certa e pago 25E por mês.
    A casa é bastante isolada mas uns 2 ou 3 meses por ano chegam a estar temperaturas negativas lá fora e tenho que ligar o aquecimento.

No inicio fiz algumas experiencias e isto é o que resulta melhor para mim.

- Tenho um termostato numa zona central da casa. Regulado para 20-22º (Tive que o calibrar, pois não estava)
    - Na caldeira regulei a agua do circuito para cerca de 40-50º. Não é preciso por nos 80! É só gastar.
    - O radiador da zona de referencia, onde está o termostato, está sempre ligado.
    - Abro apenas os das zonas onde estou / para onde vou em breve.
    - Está ligado o dia inteiro, visto que durante o dia o termostato raramente dispara. Assim também permite que se va mantendo a temperatura gradualmente em vez de a caldeira precisar de estar quase 1h a recuperar o calor perdido de uma vez.
    - Afinei os radiadores para mesmo que abra a torneira no máximo, o caudal seja o minimo para manter o radiador quente, mas sem haver retorno demasiado quente. Isto dá mais tempo ao radiador para permutar todo o calor.

Acho que o mais importante é mesmo ter um termostato remoto, que corte mesmo a caldeira, e não apenas nos radiadores (no meu caso até sao so mesmo torneiras normais)

Reparo que quando esta ligado, a caldeira apenas mantém a bomba circulatoria a funcionar. O gás liga apenas 5 ou 6 vezes por hora e durante uns 15-20s de cada vez.

Coisas que ainda posso melhorar:
    - Trocar o termostato por um crono-termostato e programar os ciclos que entender.
    - Alguns destes termostatos mais avançados, permitem ter uma sonda remota que se pode levar para onde quisermos, passando esse a ser o ponto de referencia.
  6.  # 8

A teoria de manter o aquecimento ligado todo o dia "porque gasta menos" (tão do agrado dos vendedores) é na esmagadora maioria das vezes uma falácia...
  7.  # 9

Colocado por: hangasTambém tenho caldeira a gas natural num T2 com 80 e pcs m2. Tenho conta certa e pago 25E por mês.
    A casa é bastante isolada mas uns 2 ou 3 meses por ano chegam a estar temperaturas negativas lá fora e tenho que ligar o aquecimento.

Isso dá cerca de 300€/ano para aquecer um T2 de 80m2...Sendo como diz uma habitação bastante isolada é possível...talvez não toda a a área e sempre a 20/22º...

Colocado por: ParamonteA teoria de manter o aquecimento ligado todo o dia "porque gasta menos" (tão do agrado dos vendedores) é na esmagadora maioria das vezes uma falácia...

Manter o aquecimento ligado 24h/dia (ainda que a menor temperatura do que a de conforto) no pico do Inverno (2/3 meses) pode não gastar menos, mas tb não deve gastar mais...alem de que o conforto aumenta e muito...A ideia é não deixar cair a temperatura abaixo de um valor que permita, rapidamente e com menor consumo instantâneo, chegar e manter a temperatura de conforto...
  8.  # 10

Se a casa tiver bom isolamento gasta muito mais se deixar ligado 24 horas
  9.  # 11

Colocado por: ParamonteSe a casa tiver bom isolamento gasta muito mais se deixar ligado 24 horas

Se tiver bom isolamento, mesmo deixando ligado 24 horas, os termostatos não vão cortar o consumo?
  10.  # 12

No pico do Inverno com temperaturas que não passam os 10/12º de dia e o/-2º de noite, dias e dias seguidos, não há isolamento que resista...Reduzindo a temperatura durante o dia, o sistema irá trabalhar pouco...e a reposição para a temperatura de conforto custará menos em tempo e €€...
  11.  # 13

Colocado por: Pedro FernandesNo pico do Inverno com temperaturas que não passam os 10/12º de dia e o/-2º de noite, dias e dias seguidos, não há isolamento que resista...Reduzindo a temperatura durante o dia, o sistema irá trabalhar pouco...e a reposição para a temperatura de conforto custará menos em tempo e €€...

Que bom que era se as temperaturas no pico no Inverno fossem essas, na minha cidade!...Sendo optimista, posso contar com 5/8º de dia e -2/-7 de noite, mas pelo menos uns 20-30 dias por ano teremos 0/5º graus de dia... Não há racionalização dos consumos que nos valha!
    Eu tenho o sistema regulado para 15-16º de dia e 18-19º de noite.
  12.  # 14

Verdade seja dita, que apesar de o sistema estar ligado todo o dia, praticamente só à noite é que o termostato dispara e a caldeira queima gas efectivamente. Durante o dia são raras as vezes em que o sistema dispara para manter os 20º.
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes
  13.  # 15

Colocado por: Pedro FernandesIsso dá cerca de 300€/ano para aquecer um T2 de 80m2...Sendo como diz uma habitação bastante isolada é possível...talvez não toda a a área e sempre a 20/22º...

Sim, não é a casa toda de uma vez, apenas 1 ou 2 divisões em simultaneo. E apenas uns 3 meses por ano.
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes
  14.  # 16

Colocado por: becas

Que bom que era se as temperaturas no pico no Inverno fossem essas, na minha cidade!...Sendo optimista, posso contar com 5/8º de dia e -2/-7 de noite, mas pelo menos uns 20-30 dias por ano teremos 0/5º graus de dia... Não há racionalização dos consumos que nos valha!
    Eu tenho o sistema regulado para 15-16º de dia e 18-19º de noite.

Pois...acredito...eu falava na minha zona...mas o seu caso é bem mais "doloroso"...não há isolamento que resista...
    Concordam com este comentário: becas

0.0195 seg. NEW