Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a pensar construir e pedi orçamentos a vários gabinetes e projectistas

    Fiquei com muitas dúvidas em muitos pontos;

    Levantamento Topográfico Georreferenciado - Preços variáveis conforme o terreno (Esclarecido);
    Arquitectura - Licenciamento (Esclarecido);
    3D - opcional (Esclarecido);
    Estabilidade (Esclarecido);
    Escavação e contenção periférica -se necessário (Esclarecido);
    Rede de Águas (Esclarecido);
    Rede de Águas Residuais Domésticas (Esclarecido);
    Rede de Águas Pluviais (Esclarecido);

    Agora vem as dúvidas!

    Rede de Gás - preços dos 75 aos 350 euros, uns dizem que pode não ser obrigatório, outros referem que tem certificado ITG, outros que o projecto é visado, outros não dizem nada - porque a diferença de preços, o que é realmente necessário e terei de pagar alguma coisa a mais no final da obra?


    Projecto Térmico - preços dos 200 aos 500 euros, uns referem que tem dcr (o que é isto), outros que a dcr tem de ser paga pelo cliente mas não dizem preços, outros dizem que no final tem de haver uma avaliação, outros não dizem nada - porque a diferença de preços, o que é realmente necessário e terei de pagar alguma coisa a mais no final da obra?

    Projecto Acústico - preços dos 75 aos 150 euros, o que é isto, é obrigatório, também referem que tenho de fazer uma avaliação no final da obra - porque a diferença de preços, o que é realmente necessário e terei de pagar alguma coisa a mais no final da obra?

    Ficha electrotécnica/Projecto Electrotécnico - todos dizem que o projecto não será necessário, mas os preços também varia dos 30 aos 100 euros, uns dizem que é preciso apenas fazer um pedido de viabilidade à EDP (está correcto), uns falam em avaliação pela Certiel (o que é?) - porque a diferença de preços, o que é realmente necessário e terei de pagar alguma coisa a mais no final da obra?

    ITED - preços semelhantes, desde os 150 aos 200 euros - o que é realmente necessário e terei de pagar alguma coisa a mais no final da obra?

    Projecto de Incêndios (SCIE) - o que é? o que é realmente necessário e terei de pagar alguma coisa a mais no final da obra?

    Arranjos exteriores - só 2 me dão preços, dos 50 aos 150 euros, este projecto é obrigatório), é preciso ser feito por algum arquitecto ou paisagista - porque a diferença de preços, o que é realmente necessário?

    PSS - quase todos dizem que é obrigatório, e que também é preciso um coordenador de segurança, quando o projecto estiver aprovado, mas só 3 deram valores dos 100 aos 250 euros - é preciso algum engenheiro ou técnico de segurança - porque a diferença de preços, o que é realmente necessário ?

    Pelos orçamentos que obtive, penso que muita gente não sabe o que anda a fazer e talvez depois venham com extras, não percebo também a diferença de preços em vários projectos, será de desconfiar dos mais baratos.

    Já vi que existe uma lista com os procedimentos a ter na fase de projecto, mas mesmo assim não tem realmente o que é necessário e o que pode ter de vir a ser pago no final, penso que como eu, mais gente deve ter esta dúvida.

    Obrigado
  2.  # 2

    Normalmente o projecto de gás é sempre visado ( cabe à entidade certificadora visar o projecto para entega na camara)
    Ficha electrotécnica, normalmente e considerando uma habitação dentro do geral, só necessita de ficha electrotécnica.
    Acústico é obrigatório
    Térmico-Normalmente é outro projecto que vai a uma entidade para ser certificada (ADENE). Todos os elementos descritos (DCR - Declaração de Conformidade Regulamentar) carecem de supervisão pela ADENE. Esta declaração deve ser elaborada por um Perito Qualificado.
    ITED, talvez pagará se houver alterações significativas em obra (para não haver solicite o projecto de excução)
    Para moradia será apenas efectuada uma ficha de segurança contra incendios
    PSS é obrigatório sim.

    Em suma, todas as suas dúvidas que tem em relação aos projectos, apenas lhe refiro que todos esses projectos são obrigatórios.


    Se tem duvidas em relação a esses gabinetes e se não o esclarecem, solicite novos orçamentos onde possam ser mais esclarecedores.
    Se à partida esses orçamentos são motivo de dúvida, o que lhe interessa são as certezas.


    Algum esclarecimento disponha.


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: casadesign
  3.  # 3

  4.  # 4

    Boa tarde.

    Tentando esclarecer suas duvidas:

    Rede de Gás - Este projecto é necessário e tem de ir aprovado por exemplo ITG (Taxa de aprovação: 32€); no final da obra tem de pedir vistoria à rede de gás.

    Projecto Térmico - Este projecto é necessário e tem de levar DCR (Declaração de Conformidade Regulamentar - Taxa da ADEN +/- 45+Iva). No final tem de ser Emitido Certificado Energético.

    Projecto Acústico - Este projecto é necessário. No final da Obra tem de fazer avaliação acústica.

    Ficha electrotécnica/Projecto Electrotécnico - Se for o caso de uma moradia deve ser apenas necessária Ficha Electrotecnica. Neste caso apenas tem de pedir o certificado final à Certiel.

    ITED - Este projecto é necessário. No final da obra será obrigatória o certificado.

    Projecto de Incêndios (SCIE) - No caso de ser uma moradia, apenas necessita de Ficha de Seg Contra Incêndios.

    Qualquer duvida, pode contactar-me para que o possa esclarecer.
  5.  # 5

    Caro Luís Luz,

    O projecto da rede de gás pode ser dispensado em alguns casos ( nº2 do artigo 1º do Decreto-Lei 521/99, de 10 de Dezembro).
    No caso de não se enquadrar neste artigo, então o projecto terá de ser visado por entidade certificadora ( existem várias )

    O projecto térmico quando der entrada na câmara deverá levar anexada uma DCR ( Declaração de Conformidade Regulamentar ), digamos que é a classificação que a casa terá caso sejam cumpridos os parâmetros do projecto. Nessa mesma DCR o perito irá mencionar algumas medidas de melhoria para que no fim, quando a obra estiver concluída com essas melhorias a casa possa vir a ter um melhor desempenho energético. A DCR tem o custo de 70% de 45 euros + IVA que é quanto a ADENE cobra pela emissão da mesma. No entanto terá de pagar o trabalho do perito que poderá ser o projectista também do projecto térmico. Na emissão do CE ( Certificado Energético ) paga os restantes 30 % mais o trabalho do perito ( que poderá ser ou não o mesmo que lhe emitiu a DCR ) que terá que refazer os cálculos. Por isso peça sempre orçamento para todas as fases relativas ao projecto térmico.

    Projecto acústico obrigatório e avaliação acústica obrigatória no final da obra.

    Os restantes projectos já lhe foram esclarecidos acima.

    www.gabineteop.com
 
0.0124 seg. NEW