Eu sei que não tem nada a ver mas pode ser que andem por ai uns agricultores :)
Eu hoje fiz a vindima do meu sogro e o vinho tinto esta a dizer que o grau provável será de 19º alguém sabe a formula da agua para baixar para os 13.5... é que com 19 ninguém o bebe ou se beber só bebe 1 copo :)
As uvas estavam muito doces e um bocado secas por isso é que está assim.... O pesamostos não se costuma enganar muito... o ano passado estava a dar 15 de ficou em 14.5 após se juntar 50l de agua a olho na altura da vindima. estava muito bom mas era para beber com moderação :) Baixa sempre alguma coisa isso eu sei mas nunca 6º. Sei que há uma formula para fazer o calculo da agua só não sei é qual é...
Se o vinho ficar muito forte tem que levar água se não nem sequer "ferve", "desdobra", "se faz" (é conforme a pessoa que fala) ou qualquer coisa assim.
Vivam! Não percebo nada de vinho, sou mais para as minis, mas cjulio, se você é de Coimbra, vá a Souselas, junto à parte de trás da Cimpor, e onde vir muitos carros estacionados é um laboratório para a população que mede e dá as receitas para os problemas do vinho.
Vejam bem até para vinho que não bebo e não percebo nada, já dou bitaites! "Fassam" parte.
se já está ferver vá metendo água é vá medindo, mas nunca o deixa a baixo dos 16º senão para isso não vale a pena fazer vendima, compra vinho feito que não tem trabalho nenhum.
como diz o meu pai, isto de cuidar da vinha hoje em dia, mesmo com beneficio nem dá para os tratamentos. quem tem poucas terras está condenado a vender em baixo preço a adegas privadas.