Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma questão que gostaria de tirar umas duvidas.

    Tenho em minha posse um terreno na qual a sua área é de 2500 m2.

    Pretendia construção de uma casa de Madeira de 250m2 e ao lado da casa, pretendia construir uma oficina Mecanica (Visto ser mecanico de automoveis), abrindo assim o meu próprio negocio.

    Sendo eu um leigo nisto, e visto que o espaço não é problema, gostaria de saber se a oficina tem algum padrão de construção neste caso se é obrigatorio que seja tipo armazem ou se posso fazer no mesmo genero da casa, neste caso em madeira. E se é possivel a construção do mesmo no terreno onde será a construção da casa.

    Peço desculpa se disse alguma barbaridade em alguma coisa, ou se o meu portugues nao é o mais ideal, mas sendo eu emigrante é pouco escrever em portugues, uso o corrector do firefox e sendo eu leigo nisto peço desculpa.

    Abraços
  2.  # 2

    Niguem ??
  3.  # 3

    Caro slider,

    Em relação a ser em madeira ou não e em termos estéticos penso não existirem grande impedimentos. Se não está anexado a nenhuma construção em princípio não terá de respeitar nenhuma "linha estética".
    Podem no entanto existir limitações para a volumetria(forma), cérceas (alturas) e àreas de implantação.
    Terá de consulta o PDM da zona onde se insere o terreno ou consultar à Câmara Municipal, só assim se pode certificar que pode construir a área que pretende no seu terreno e se pode licenciar uma utilização "mista", ou seja habitacional e comércio/industria".
    Penso que também pode verificar no seu registo predial como está o terreno registado, se para habitação, ou já para utilização industrial.
    Onde é o terreno? Pode ser que alguém aqui do foram conheça o regulamento local ou PDM.

    Cumprimentos,

    CCastro arq.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slider
  4.  # 4

    Boa tarde,

    O terreno está localizado no distrito de Viseu, Conselho Tondela. Relativamente á habitação, estou mais virado para madeira, mas tenho andado a ler aqui o forum e pelo que parece não varia assim tanto (neste caso de valores) como se fosse uma casa normal.

    Relativamente ao terreno, já compreendi que o mesmo para ter a oficina e habitação tem que ser terreno de utilização "mista", caso o mesmo seja apenas habitacional, como posso fazer para ser "misto"? Será muito dificil aprovarem um terreno habitacional para "Misto"

    Cumprimentos
  5.  # 5

    Bom dia slider,

    Relativamente ao facto de construir a sua casa em madeira, julgo que não haja problemas. poderia haver caso fosse num loteamento, mas pela área que referiu que tem o terreno julgo que não seja.

    Uma vez que pretende construir a oficina ao lado da casa, sendo um volume separado da casa, terá que proceder a um destaque de parcela, formando assim dois terrenos, um para a habitação e outro para a oficina.
    poderá não ser possível a construção da dita oficina, dependendo do PDM da zona, não sei em que zona é ao certo, não podendo assim confirmar o PDM, mas varia. Pode ser uma zona só habitacional, um só poderá ter mesmo habitação; poderá ter habitação e comercio/serviços no mesmo edifício; e por ai fora..

    Se o terreno for exclusivamente habitacional, será muito difícil altera-lo para "misto". Julgo que só com alteração do PDM. Caso esteja previsto para breve uma alteração ao PDM nessa zona, quando o mesmo for posto para discussão publica, pode fazer nessa altura o pedido junto da câmara municipal, para a alteração do mesmo. Caso contrário, julgo que será mesmo impossível.

    O melhor será passar na Câmara Municipal para ver o que é permitido construir no seu terreno, consultando o PDM, e caso não consiga entender, pedir ajuda a um técnico municipal para o ajudar.

    Relativamente à construção da oficina também em madeira, esqueça isso. As oficinas têm sempre materiais inflamáveis, e se fosse construído em madeira, seria um "barril de polvora", não sendo sequer permitido a nível se segurança contra inçendios.

    cumprimentos,

    Lousa Projectar
    (projectar de arquitectura e engenharia)
  6.  # 6

    Colocado por: sliderSendo eu um leigo nisto, e visto que o espaço não é problema, gostaria de saber se a oficina tem algum padrão de construção neste caso se é obrigatorio que seja tipo armazem ou se posso fazer no mesmo genero da casa, neste caso em madeira. E se é possivel a construção do mesmo no terreno onde será a construção da casa.


    eu diria que pode fazer em madeira, terá é de cumprir requisitos contra incendio e desenfumagem, os que me lembre assim de repente.
    e pode ser construída no mesmo terreno não vejo problemas - confirmando PDM, nem que em ultimo caso faça um destaque, terá é de pedir uma licença de utilização claro, e ter as restantes condições de utilização respeitantes ao uso de uma oficina,
    por exemplo terá de ter entrada diferente da de casa por exemplo.

    mas eu não sou legislador, alguém que seja sabe melhor.
  7.  # 7

    Obrigado pelas respostas, já fiquei mais esclarecido.

    Abraços
  8.  # 8

    Depois dê noticias....

    Cumprimentos
 
0.0153 seg. NEW