Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ambos os fornos abaixo têm chaminé, simplesmente um deles (o primeiro) é TODO FECHADO e mas a saída da chaminé é logo em frente à porta do forno, portanto o fumo só sai do forno quando se abre a sua porta (não é mostrado na figura)

    O segundo tem a saída em cima através de um tubo e parece ser mais lógico para evacuar o fumo . Qual dos dois sistemas é melhor. Parece-me q o mais comum é o primeiro e alguem me disse q é melhor. Será? . Obg.
      forno_lenha_1.jpg
      forno_lenha_2.jpg
    • again
    • 25 setembro 2011 editado

     # 2

    Bom dia,

    Eu estou a construir (a tentar) um forno e pelo que já li e vi o ideal é na frente. Resumidamente: chaminé ao centro perde mais calor e ao abrir a porta do forno arrefece muito rápido. Veja pelos sites brasileiros de pizzaiolos que eles falam muito nisso. E se quiser poupar uns €€€ veja alguns exemplos de construção no youtube. A nível estético este é o meu favorito: http://www.youtube.com/watch?v=zHe3c-gUvEs&feature=related
    Mas existem alguns truques como colocar vidro partido e sal debaixo da base e revestir com lã de rocha que nesse video não mostra.
    Nuestros hermanos têm este site: hornosdelena.com

    Boa sorte e se precisar de ajuda para testar a cozedura da broa ou duma pizza é só avisar ;)
  2.  # 3

    Melhor um cabrito ou uma bela chanfana. :p
  3.  # 4

    O forno do youtube está excelente, o mais difícil é acertar os tijolos e ter aquela estrutura de madeira para alinhar os tijolos.

    Apesar de tudo eu aconselharia uma protecção contra a chuva, tipo telhado pois se o fornos estiver muito quente e chover pode rachar.

    Quanto à chaminé, todos os fornos do site espanhol q mostrou, têm saída de fumos em cima. Mas toda a gente me diz para não fazer assim.

    Eu vou comprar já feito, em tijolo refractário, juntamente c\ a churrasqueira, mas queria mandar fazer à minha medida, sabem de alguém q faça churrasqueiras na zona Lisboa e Margem Sul?. Vendedores de churrasqueiras conheço muitos, queria um fabricante.
  4.  # 5

    ..e que pena eu não saber assentar tijolo...
 
0.0121 seg. NEW