Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Para quem?
  2.  # 62

Art. 41.°
    Os pavimentos das casas de banho, retretes, copas, cozinhas e outros locais onde
    forem de recear infiltrações serão assentes em estruturas imputrescíveis e
    constituídas por materiais impermeáveis apresentando uma superfície plana, lisa
    e facilmente lavável.

isto ainda está em vigor?
  3.  # 63

E isto?

Art. 31.°
    As paredes das casas de banho, retretes, copas, cozinhas e locais de lavagem
    serão revestidas, até, pelo menos, à altura de 1m,50, com materiais
    impermeáveis, de superfície aparente lisa e facilmente lavável
  4.  # 64

isto ainda está em vigor?
    Está.
    Mas o que diz é que:
    1. as ESTRUTURAS têm de ser imputrescíveis (supõe-se que estamos a falar de betão armado com uma betonilha em cima);
    2. os REVESTIMENTOS têm de ser impermeáveis, planos, lisos, e facilmente laváveis (os decks, em madeira envernizada, dos navios, são-no, não são?).

Portanto, de acordo com o 41.º, nada obsta a que o revestimento do pavimento de uma cozinha seja em madeira envernizada.
  5.  # 65

Logo tem que ser impermeável, garantir que quando sujeito a uma inundação/lavagem garante a estanquicidade. Pela experiência que tenho, o betão armado + betonilha de distribuição de carga não garantem a estanquicidade.

Estamos a falar de diferentes interpretações da "LEI" - por isso é que existem advogados!
  6.  # 66

Colocado por: pc saldanhaPela experiência que tenho, o betão armado + betonilha de distribuição de carga não garantem a estanquicidade.
    Se isto fosse verdade eu estava tramado! :-)
    É que tenho lá em cima, no 21.º andar, uma piscina em betão. Há 17 anos. O betão e o reboco só levaram uns aditivozitos para serem mais impermeável (aliás, o betão sózinho já não deixava passar nem uma gota).

Não creio que o legislador se refira a este tipo de estanquicidade, mas a uma lavagem normal de esfregona.
    Mas tem toda a razão, pc saldanha. Quando toca a leis escritas por "legistas", a respectiva interpretação é para dar pano para mangas (se tudo fosse claro e evidente, os advogados não teriam trabalho...). :-)
  7.  # 67

Então neste caso todas as fábricas de sistemas de impermeabilizaçãp vão à falência. A betonilha por si só é impermável?!.
  8.  # 68

Atendendo a que não tenciono convidar o RGEU para tomar chá em minha casa (era capaz de se pôr a embirrar com os barrotes de madeira da estrutura), estou a considerar a possibilidade de deixar em madeira o pavimento de uma casa de banho e de uma cozinha que quero fazer numa casa antiga, dependendo do estado do soalho, claro (e uma vez que não há ninguém por baixo que se queixe). A minha pergunta é, em especial para o Empatias: que tratamento deveria ter a madeira? Um desses vernizes micro-porosos? Litros de óleo de linhaça? Ou é um total disparate de qualquer modo? (Por acaso até foram os arquitectos que puseram essa hipótese, mas pode ser disparate na mesma...)
  9.  # 69

A minha pergunta é, em especial para o Empatias: que tratamento deveria ter a madeira? Um desses vernizes micro-porosos? Litros de óleo de linhaça? Ou é um total disparate de qualquer modo? (Por acaso até foram os arquitectos que puseram essa hipótese, mas pode ser disparate na mesma...)

Bom dia. Aplique produtos da Biofa que lhe garantem qualidade e lhe poupam preocupações. O óleo de linhaça é uma solução com alguns senões:
    não seca facilmente o que deixará a madeira com um aspecto oleoso real, especialmente se for uma madeira com pouca permeabilidade
    a madeira começa a adquirir uma tonalidade inicial rosada que passará a acinzentada e chegará facilmente ao negro --- atenção todos estes factores podem suceder mas tem muito a ver com: percentagem actual de humidade da madeira, ambiente da própria casa, tipo de madeira.
    Na minha humilde opinião não vá pelos vernizes micro porosos, opte pelos produtos naturais e a Biofa tem vernizes à base de óleos naturais. Pode contactar o sr.António Dias em www.biofa.pt e dizer que falou connosco.
    Atentamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  10.  # 70

Muito obrigada! Penso que vou recorrer aos seus conselhos (e aos do sr.António Dias) mais vezes...

Ja agora, a vossa empresa faz recuperação de madeiras, ou recomenda alguém que o faça, ou so se dedica a construção nova?
  11.  # 71

Colocado por: pc saldanhaEntão neste caso todas as fábricas de sistemas de impermeabilizaçãp vão à falência. A betonilha por si só é impermável?!.
    Levando uns aditivozitos, há "rebocos" que fazem milagres... ;-)

No meu prédio, no alto do 27.º piso há um depósito de água com 5m3 (5toneladas!) de água.
    Está por cima da casa das máquinas dos elevadores (em permanente vibração); O prédio, entre o Verão e o Inverno, estica e diminui cerca de 3cm; Durante os tremores de terra abana bem mais lá em cima do que cá em baixo (Isto foi para se lembrarem que um prédio não é absolutamente estático e, nos cálculos, foi preciso ter em conta o movimento da água em caso de tremor de terra).
    A única impermeabilização do depósito foi um desses rebocos aditivados aplicados à talocha.
    Até agora, sem qualquer problemas. E foi feito em 1983! [Confesso que, até a mim, ainda me custa a crer :-) ]
  12.  # 72

Colocado por: lobitoMuito obrigada! Penso que vou recorrer aos seus conselhos (e aos do sr.António Dias) mais vezes...

Ja agora, a vossa empresa faz recuperação de madeiras, ou recomenda alguém que o faça, ou so se dedica a construção nova?

Boa tarde. A nossa empresa recupera o "velho e tenta fazer novo", mantendo a traça e caracteristicas originais dentro da medida possível, e fazemos também o novo. Gostamos essencialmente muito de "mexer,cheirar e apalpar" a madeira. Quando não podemos fazer nós, não recomendamos, tivemos algumas experiências desagradáveis, desde logo porque temos uma filosofia muito própria, e acima de tudo porque achamos que se podem evitar detrminados tipos de tratamento agressivo sobre a madeira. Ainda somos um pouco à moda antiga e gostamos muito de tratar a madeira à moda antiga e sempre com produtos naturais.
    Atentamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  13.  # 73

BOLAS...!!!...Estava a vêr que a discussão não acabava....bom eu vou ser sincera...eu tenho flutuante comprado no Ikea em toda a casa...menos no WC...e não estou nada arrependida...e aconselho..!!!...além disso até parece que não vêm o Querido Mudei a Casa...!!!!
  14.  # 74

Colocado por: cristyBOLAS...!!!...Estava a vêr que a discussão não acabava....bom eu vou ser sincera...eu tenho flutuante comprado no Ikea em toda a casa...menos no WC...e não estou nada arrependida...e aconselho..!!!...além disso até parece que não vêm o Querido Mudei a Casa...!!!!

Bom dia. Há quanto tempo tem o flutuante aplicado? que tipo de flutuante é? é que se não for tipo Aquafloor ou parecido, bem se pode preparar e pensar em colocar novamente outro mais adequado a zonas de águas e humidade.
    Atentamente

0.0228 seg. NEW