Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Se comprou a casa antes de 1989 então penso que não existe qualquer mais valia. Penso que apenas tem de declarar o valor recebido no modelo G no local certo.
    Não me parece que o falecimento de conjugue altere algo pois a habitação não mudou de proprietário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rampage
  2.  # 22

Mesmo assim, quem me poderá ajudar ao preenchimento do irs, qualquer contabilista ?

É que a minha pôs-se a fazer umas contas estranhas, parece-me a mim que percebe pouco da coisa.
  3.  # 23

Supostamente sim.

Tem algumas contas para fazer porque na realidade quando comprou foi em euros e agora estamos no euro.
    Mas isso seria dividir o valor de compra por 200,482.

A menos que seja por outro motivo como por exemplo a casa estar afecta a uma actividade profissional.
    Ou ter existido algo que resulte numa alteração do artigo predial após 01-01-1989.
    • mog
    • 28 setembro 2012

# 24

Colocado por: rampageEspero que me possam ajudar, necessitava de alguém que percebesse de mais valias, tendo em conta uma aquisição de uma casa em 1980, deu-se morte de um dos conjuges em 1994, e posterior venda em 2011, não sei calcular uma coisa destas, alguém sabe ?

Você vendeu o imóvel em 2011. Não declarou já essa venda na última declaração de IRS?
  4.  # 25

Mais .... Mais.... Valias.... Vendi uma casa, fiz outra, fiz tudo o que as finanças me aconselharam.... Sabem o resultado????? no inicio deste ano tive de pagar mais de 15 mil euros.... Nem os 30 mil que pague ao Banco do empréstimo da casa antiga consegui que considerassem.... tudo isto, porque quando se contrói em nosso nome o tempo começa a contar desde a data do Alvará de Licença de Construção, mas as Finanças locais não me disseram isso.
    Até Dezembro de 2011 ainda podia ter feito alteração à declaração do ano de 2007 mas o Chefe das Finanças disse para fazer exposição, a resposta veio em 2012 já tinha expirado o prazo para poder fazer a alteração.... Não confiem em tudo o que as Finanças lhe dizem...
    Vão aos serviços centrais, peçam para serem atendidos por quem perceba do assunto e peçam por escrito ou tomem notas de todas as virgulas da Lei....
    Fala a experiência....
  5.  # 26

Colocado por: mog

Você vendeu o imóvel em 2011. Não declarou já essa venda na última declaração de IRS?

Estou a tratar de uma casa que era de um familiar, a casa foi-lhe penhorada e vendida pelas finanças em 2011, tratei do irs, mas não sabia que até nestes casos, têm que se declarar no irs a venda e mais valias, até porque foi uma venda forçada, por isso ainda ando ás voltas com isto e realmente gostava de ter um profissional que percebesse do assunto, porque não confio nas finanças, não confio nada mesmo.
    Concordam com este comentário: cinderela
  6.  # 27

Olá. Peço desculpa de não ter dado seguimento a esta discussão, mas entrei em outros assuntos e como este ficou encerrado nas Finanças, esqueci-me de aqui deixar o meu depoimento.
    Depois de nos deslocarmos às Finanças com toda a documentação (escritura de compra do imóvel em 1996 e escritura de venda em 2010), os cálculos das mais-valias foram acertados segundo as regras oficiais, resultando o pagamento que tinhamos previsto.

0.0151 seg. NEW