Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Sabe quantos dias e quantos homens estiveram a trabalhar na obra?

    Se sim, sabe quantas horas no total eles trabalharam.

    O material basta pedir informações numa loja da especialidade e fazer umas contas.

    Se precisar de ajuda envie fotos, dados do material aplicado, que poderei ajudar.

    Boa Sorte
  2.  # 42

    Bom dia!

    Venho aqui dizer que o empreiteiro já foi “corrido”, eu e o meu marido confrontamo-lo e prescindimos dos serviços deste construtor aldrabão, mentiroso, mal-educado entre outras coisas…

    Ao prescindirmos dos serviços deste senhor, nem se deu ao trabalho de perguntar o porquê, apenas queria ser pago e tirar o material. Disse que éramos umas pessoas esquisitas e nunca tinha trabalhado com ninguém assim, engraçado que consegui obter informações deste senhor, as quais me disseram que já existe no seu historial problemas anteriores com outras pessoas, se calhar também eram esquisitas!!

    Sou esquisita porque queria a casa com protecção, sou esquisita porque não metiam protecções nas janelas, sou esquisita porque não queria o lixo das refeições deles deixada no piso ou espalhado pelo chão (eu disse que queria apenas o entulho não lixo), sou esquisita porque partiam as coisas que estavam arranjadas, sou esquisita porque tenho as paredes interiores negras da humidade causada pela água que entrou… enfim sou esquisita!!!! Acham???

    Eles já andavam com o esquema de nos massacrar a ponto da situação dar para o torto, pois já vamos na 6.ª semana e longe dos telhados estarem concluídos, cada dia que passava pouco faziam, faziam coisas que não eram essenciais e os telhados ficavam por concluir, ou seja, andavam a empatar para nos retirar dinheiro e deixar-nos há mercê deles.

    É incrível como existe este tipo de pessoas e que ninguém mete mão nisto, o que eu estou a passar ninguém quer saber, liguei para o INCI a tentar saber informações sobre o alvará deste senhor se já tinha tido problemas, a qual me responderam que não davam este tipo de informação, nem fiscalizavam as obras, nem faziam algo para meter este tipo de gente na linha! Mas eu não vou ficar quieta, porque este senhor vai levar uma lição, disse-lhe a ele que ia fazer queixa dele ao INCI e ele perguntou-me o que era o INCI!!! Coitado nunca olhou bem para o alvará dele!! E vou fazer queixa no INCI, mesmo que não façam nada, mas fica sempre alguma coisa registada no cadastro do construtor...

    Pedia ao Sr. Paulo Correia se era possível me dar uma ajuda na parte de acertar contas no que tenho a dar ou receber face aos prejuízos já obtidos. Posso fornecer e actualizar as informações do que está feito e os materiais aqui postos.
  3.  # 43

    susaaana

    A minha experiência diz-me que fazer queixa ao INCI é o mesmo que cair em saco routo.
    Conheço n casos de empreiteiros que para além de fazerem os mesmo que lhe fizeram a si estão a adoptar ainda outra técnica.
    Como os alvarás tem que ser renovados todos os anos, no inicio do nao dão como técnico responsavel da sua empresa o nome de um técnico com quem acordaram pagar um valor x. Depois de terem o alvará na mão pura e simplesmente nunca mais pagam a esse técnico.
    Ele retira o seu termo e faz queixa no INCI.
    Este organismo notifica o empreiteiro para substituir o técnico ou entregar o alvará, coisa que ele não faz continuando o resto do nao a trabalhar com o mesmo alvará.
    No ano seguinte como tem que repetir de novo todo o processo vai arranjar outro técnico por um mês ou dois e repete o esquema.
    Como vê o INCI não faz rigorosamente nada.
    Faça queixa na ACT (autoridade para as condições de trabalho) esses pelo menos são mais aplicaditos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susaana
    •  
      FD
    • 6 novembro 2008

     # 44

    Susana,

    Pelos vistos é um empreiteiro de vão de escada. Eles existem e alguns são de bom trato, enquanto outros são como descreve. É normal, não acontece só nas obras.

    Se não consegue puxar o burro pelas orelhas, faça-o pela cauda. O InCI é uma nova entidade que antes se chamava IMOPPI. Por isso é que se calhar ele nunca ouviu falar. De qualquer forma, se no InCI não a querem ouvir, existe sempre a Câmara Municipal (ele cumpriu/cumpre todos os regulamentos municipais quando faz uma obra?), as finanças (passa todas as facturas?), a ACT (cumpre todos os requisitos de segurança?), recolhe e trata convenientemente os entulhos ou larga-os num qualquer baldio (gestão de resíduos)? A quantidade de coimas a que se sujeita por ser um empreiteiro de vão de escada é enorme e está do seu lado. Use esse trunfo na negociação.

    Quanto ao que deve pagar, poderá não ser o mais correcto mas é o que penso, estas são as minhas contas:

    Orçamento total inicial - Montante entretanto pago - Orçamento dado por outro empreiteiro para acabar a obra = Valor a pagar

    Se o valor for positivo, muito bem. Se o valor for negativo, você é que sabe se o quer ou não por em tribunal, analisando a quantia envolvida. Isto claro, não tendo em conta que lhe poderia exigir uma indemnização pelos danos patrimoniais e não patrimoniais...

    Boa sorte!
  4.  # 45

    Colocado por: FDOrçamento total inicial - Montante entretanto pago - Orçamento dado por outro empreiteiro para acabar a obra = Valor a pagar

    Exacto, menos ainda o valor dos prejuízos provocados

    Colocado por: susaanaE vou fazer queixa no INCI, mesmo que não façam nada, mas fica sempre alguma coisa registada no cadastro do construtor...

    Faça, mesmo que não dê em nada, fica registado. é por causa de nunca registarmos que nos entalamos e que toda a gente faz o que faz

    Colocado por: susaanaPedia ao Sr. Paulo Correia se era possível me dar uma ajuda na parte de acertar contas no que tenho a dar ou receber face aos prejuízos já obtidos. Posso fornecer e actualizar as informações do que está feito e os materiais aqui postos.

    Sim, posso claro, mas a sugestão do FD é excelente e a melhor que pode obter.

    Colocado por: susaanaAo prescindirmos dos serviços deste senhor, nem se deu ao trabalho de perguntar o porquê, apenas queria ser pago e tirar o material.

    Sabe o que aconteceu? O orçamento era baixo e quando ele vi que ia perder dinheiro, foi para o conflito para sair dai
  5.  # 46

    Boa noite,

    Mais uma vez estou aqui neste fórum para vos dar a conhecer a continuação do pesadelo de ter contratado este construtor…

    E agora apresento-vos o pagamento exigido pelo Sr. Construtor:

    (imagem apagada pela moderação para omitir os dados do visado)

    O orçamento inicial, dado por este construtor foi de 18000€. No dia em que o mandamos embora não havia nem um telhado feito em 6 semanas (o principal (60m2), o da varanda (+-7m2) e do anexo (+-8m2), iam fazendo conforme as instruções dadas pelo patrão… Iam empatando para ver se ele nos sacava mais dinheiro para deixar-nos à mercê dele como bem já foi dito pelo Sr. Paulo Correia…

    Posso não perceber muito de construção, mas julgo que este orçamento final está um absurdo, por isso venho pedir a ajuda a alguém que saiba dar orçamentos ou me indique quem o faça, para poder resolver esta situação de uma vez por todas!!!
  6.  # 47

    Vamos por partes:
    wallmate 3,50/m2cimento
    cimpor 3,12/sacoTelha 0,70/unidade
    Telha beirado
    ripas cimento 1,50/ml
    vigas cimento 2,65/ml
    areia areeiro 17,00/m3
    areia lavada 17,50/Tonelada
    Betão 66,00/m3ferro 0,90/kg
    p. projectado 11,00/m2
    tijolo 11x20x30 lusoceram 0,26/unidade
    mão de obra pedreiro 7,50/hora
    mão de obra servento 6,50/hora

    Com estes valores basta multiplicar pelas quantidades e pode ter um valor aproximade da realidade, tem que colocar a margem do homem :)
  7.  # 48

    Sr. Tomé,

    Obrigado pela sua resposta/ajuda.

    Mas quero referir que para esta obra foi dado incialmente um orçamento, não foi ajudicado aqui valores a dar a pedreiros/serventes, pois se assim for, é claro que este sr ainda fica a ganhar, pois andaram bastantes dias aqui que quase nada faziam.

    Em relação a valores de materiais é um pouco irrelevante pois não faço ideia as quantidades utilizadas.

    O que pretendo saber é o valor daquilo que está feito, independemente do tempo que levaram a fazer.

    Se nem os telhados estão completos e este sr. está a pedir o valor quase total da obra???? Há aqui qualquer coisa que não está a bater certo!

    E além disso apresenta-me assim um documento sem apresentar facturas nem recibos de ordenados!!!
  8.  # 49

    @ Susanaa

    Como a obra foi entregue com base num orçamento por valor global, isto é, (chave na mão), os cálculos dos valores a pagar, são feitos por percentagem executada, relativamente ao valor global da obra.

    Aquilo que ele está a tentar fazer, é converter um contrato que foi feito por valor global, num contracto por administração directa e desse modo obter mais valias. Como lhe disse antes, quando ele descobriu que ia perder dinheiro na obra, partiu para o conflito, para chegar a esta situação e desse modo, ganhar o dinheiro que não ganharia, se cumprisse o contracto.

    Temos 3 maneiras de lidar com uma situação destas e felizmente como você têm o dinheiro do seu lado, pode fazê-lo:

    1º - Recusa esta forma de pagamento e paga-lhe da forma que o FD lhe indicou acima: Pede novo orçamento para terminar as obras, desconta ao valor final dele, menos o que já pagou. Se ele quiser, quer, senão mete um advogado e em último caso pede uma comissão de avaliação (esquece-me o nome), constituída por 3 engenheiros, um a representar o dono de obra, um a representar o empreiteiro e um designado pela Ordem e que serve de juiz.

    2º - Se ele quer avançar para uma situação de administração directas, então têm de entregar todos as facturas dos materiais entregues em obra, com as respectivas guias de remessa, as folhas salariais do pessoal, após o que tudo somado, se adiciona uma margem para administração e lucros de 15%. O problema aqui, é que ele nunca conseguirá apresentar estes comprovativos.

    3ª - Avança para tribunal, porque os tribunais não julgam o facto de o vosso contracto ser ilegal, porque inexistente, mas, sim, o que verdadeiramente se passou na obra. Como você têm isso bem documentado, poderá ser simples, depois de lá chegar, claro . Esta estratégia serve verdadeiramente para fazer bluff, porque esta gente gosta pouco de aspectos legais e tentará por todos os meios evitar isso e poderá ser mais fácil ele aceitar um acordo nos termos da 1ª solução

    Quanto à avaliação dos valores a pagar, já lha tinha dado (em sussurro) e não se deve ter alterado significativamente, mais 500€, menos 500€. O valor original dele, é que foi estupidamente baixo, por isso agora, aguente-se
  9.  # 50

    Fantástico, mesmo, é ver que o homem ainda utiliza papel com o indicativo telefónico 0931...

    E que utiliza Hallmate, que suponho seja da família do Wallmate, mas específico para Hall's de entrada...
  10.  # 51

    Este é daqueles mesmo de vão de escada... Mas de uma escada fraquita! ;)

    Susanaa, os conselhos do Sr. Paulo parecem-me acertadíssimos. Aperte com ele, não se intimide, porque esta gente gosta pouco de leis, advogados e tribunais então...
    A sua grande vantagem é que tem o dinheiro do seu lado! A "bola" está consigo...
  11.  # 52

    Não sei se rfecebeu o meu anterior email pedido as medidas do telhado em questão e o orçamento do empreiteiro.

    Só com esses dados poderei ajudar.

    Beoa sorte
  12.  # 53

    Como na altura em que este tópico estava quente, eu ainda não estava inscrito no Forum, estou curioso em saber como isto acabou...
    • kami
    • 19 fevereiro 2009

     # 54

    Boas

    ehehe... também estive a ler e gostava de saber como terminou esta novela...

    Nunca se sabe quando uma situação parecida pode acontecer...

    Cumps
 
0.0217 seg. NEW