Vou morar num apartamento de rés do chão com um pequeno muro de 60 cm. O apartamento não têm portadas nem persianas nem grades. Como tal sinto-me um pouco inseguro. As portas e janelas são de alumínio (com caixilharia dupla "tradicional"). Para me sentir mais protegido vou colocar um alarme com sensores em cada divisão da casa e uma câmara de vigilância para poder ver o que se passa. Mas a minha pergunta vai para as janelas/portas de alumínio que com um pouco de jeito e força são facilmente abertas. Para dificultar um pouco a vida aos possíveis "curiosos" estou a pensar colocar uns "travões" / "trincos" que fixam uma janela a outra, numa é aparafusado o sistema de trinco e na outra é feito um pequeno buraco para entrar o pino de bloqueio...
Em Janelas de Correr, de alumínio, devemos ter especial atenção à funcionalidade do fecho central onde o piston geralmente é pequeno. O seu arrombamento é fácil com a introdução de uma alavanca entre as duas partes da janela e forçando o seu afastamento, retira-se o piston do orifício tornando-se rápida e silenciosa a abertura da janela pelo exterior. Para evitar esta situação devemos colocar Fechos Interiores ,existindo no mercado uma grande variadade de acessórios e fechos
Em janelas e portas de sacada (séries básicas) passa-se o mesmo com o fecho central, basta uma alavanca entre o aro e a folha e voilá!
As portadas com dobradiças exteriores também não dão grande segurança, já falei em tempos sobre isto, um alicate de griffes preso na dobradiça, um tubo a fazer de extensão do alicate e de alavanca e voilá, dobradiças partidas, portada fora!
no meu caso as janelas e portas de correr os fechos (independentes para cada lado) são dos lados. A minha ideia é "selar uma porta a outra" (no meio)na união das mesmas usando uma trinco (daqueles que se usam nos portões de jardim, mas pequeno).
Coloquei uma imagem em anexo dum exemplo do que pretendo usar.
Peço desculpa mas nao percebi, "peça a um serralheiro para fazer isto." fazer o que? A tranca do link , ou da foto? se for da foto nao posso, porque o apartamento nao é meu :(
Caro gteles ,nada melhor,que pôr um fecho multiponto para janelas de correr.Não tem nada que enganar e veja porque há várias medidas e nas boas lojas do sector. Se quizer depois dou os links das empresas em lisboa. :)
Obrigado pela dica, mas como referi anteriormente a casa não é minha e não posso desmontar as janelas e portas de correr para fazer a alteração. O meu fecho actual é do estilo da foto que coloco abaixo, que me parece MUITO fragil, com uma chave de fendas abria isso...