Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 27 setembro 2011 editado

# 1

Naquela primeira aproximação a alguém que pensamos contratar, seja para o que for, falamos, conversamos e muitas das vezes somos levados a pensar que a pessoa é simpática e tal e coisa, disse umas coisas acertadas, fez-nos pensar naquilo que não tínhamos pensado, e chegamos a um ponto em que dizemos: "será profissional?"
    Daí esta minha questão, é possível avaliar minimamente a competência profissional de um prestador de serviços, a sua postura ética e moral, apenas com algumas perguntas?
    Poderão algumas perguntas eliminar, logo numa fase prévia, aquele pseudo-profissional que não interessa a ninguém?
    E que perguntas são essas?

Uma conclusão tenho tirado - quem me apresenta só facilidades, não é fiável.

Por exemplo, para avaliar alguém que vai vender a nossa casa, eu faria as seguintes perguntas (não sei se serão as mais certas mas, é apenas a título de exemplo):
    - "Estou a pensar pedir 1000 (quando sei que a casa vale 750 e só se vende por esse valor), o que acha?" - se concordar, mau, se não concordar, bom
    - "Quantas visitas me garante para o primeiro mês?" - se não garante, bom, se garante, mau
    - "Em quanto tempo consegue vender a casa?" - se não diz, bom, se diz, mau
    - "O que é que devo mudar na casa?" - se responde nada, mau, se responde alguma coisa, bom

É possível, por exemplo, ao contratar um arquitecto, fazer algumas destas perguntas de forma a evitar episódios infelizes, como um famoso (SB) que por aqui deu muito que falar?

Que perguntas fariam para detectar maus profissionais da vossa área?
    • Andy33
    • 27 setembro 2011 editado

# 2

Bom dia,

Eu sou economista e faço estudos de empresas, é essa a minha área. Um mau profissional da minha área é fácil de detectar a priori por alguns factores ligados à facilidade indicada na resolução do trabalho ou dos problemas em causa. O principal é o que se refere à sua influência "decisiva" numa eventual aprovação bancária (quando essa situação se coloca).

Ligando a actividades ligadas à venda de casa - um processo que tenho em curso como sabem, os mediadores imobiliários também gostam de mostrar que dão cartas nessa área, o que não é obviamente verdade. Os bancos só se regem pelos seus critérios, cada vez mais rígidos, e com processos bem apresentados e apoiados, o que ultrapassa em muito a função de um agente imobiliário.
  1.  # 3

Quando preciso contactar um novo fornecedor de materiais, que eu saiba que tem um produto novo com determinadas especificações técnicas, é comum o comercial tropeçar em perguntas técnicas concretas.
    Se um fornecedor me convida para almoçar, também não é bom sinal.
  2.  # 4

Colocado por: FDÉ possível, por exemplo, ao contratar um arquitecto, fazer algumas destas perguntas de forma a evitar episódios infelizes, como um famoso (SB) que por aqui deu muito que falar?

em arquitectura:

mil perguntas, agora para um não conhecedor da área este pode ser sempre ludibriado nas respostas
    já vi muitos casos destes, onde se prometem fundos e mundos mas há sempre várias entrelinhas.

Colocado por: FDQue perguntas fariam para detectar maus profissionais da vossa área?

como disse é dificil
    mas eu ia logo para estas, isto depois de ver o portfólio da pessoa que deve ser a primeira coisa a comparar e associar.

-se eu lhe mandar um email hoje em quanto tempo médio posso obter resposta?
    -o último pagamento é feito só no final da obra?
    -se eu quiser o ceramico "x" na casa de banho posso coloca-lo mesmo que você não goste?
    -quanto custa um pão de água, um litro de leite e um quilo de arroz?
    (sim para mim é uma excelente pergunta)
    ...
    se me lembrar de mais alguma coloco
  3.  # 5

0.0114 seg. NEW