Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas a todos no forum.

Passo a descrever:

Eu e mais dois irmãos herdámos um terreno com 3 hectares.Está em nome dos três sem parte defenida.O terreno é totalmente urbano.
    É composto por 4 cadernetas, 3 são urbanas e uma rustica, esta ultima na camara já está também como área urbana.
    Uma vez que um loteamento pelo que me informaram é bastante dispendioso, surgio a ideia de se fazer um alinhamento de extremas(penso que seja este o
    termo), e dividir o terreno em três áreas iguais e fazer a alteração das áreas nas cadernetas que já existem.
    Esta ideia foi-me dada por um amigo construtor, mas não sei se é viável ou será a melhor solução para resolver a divisão do terreno?
    No caso de dois irmãos quererem vender e um querer ficar com a parte do terreno que lhe é devida, desanexar uma parcela e deixar a restante área como está é viavél?
    Agradeço qualquer comentário,esclarecimento ou solução que me possam dar
  2.  # 2

olhe se ker q lhe diga? nem sei..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_br
  3.  # 3

Aconselho-o a visitar a conservatória da sua área. De qualquer forma, fala-me de 1(um) terreno, quantos artigos contém esse terreno?
  4.  # 4

Artigos? como assim?
  5.  # 5

Está inscrito na conservatória e finanças em quantos artigos? Está a tratar os artigos por cadernetas? :/
  6.  # 6

Tenho a escritura e as cadernetas, mas neste momento não consigo consultá las.
    Estou-me a referir a um terreno que já tem 4 cadernetas.
  7.  # 7

Desculpe a minha ignorancia, imprimi agora uma caderneta e aparece o artigo matricial.
    É a este artigo que se refere?
  8.  # 8

Colocado por: vitor_brDesculpe a minha ignorancia, imprimi agora uma caderneta e aparece o artigo matricial.
    É a este artigo que se refere?

Ora aí está..

Como diz que tem 3 artigos Urbanos e um Rústico?
  9.  # 9

cada caderneta tem um artigo.
  10.  # 10

Eu não percebo nada de cadernetas.. nunca lidei com isso nem sei o que é, infelizmente.

O que lhe sei dizer é que se tiver um terreno registado com determinado artigo na conservatória só poderá fazer um destaque, e mais, esse destaque fica obrigatoriamente com um ónus de não fraccionamente por um período de 10 anos. Portanto, nesses casos o máximo que se pode fazer é dividir em dois. Se quiser dividir em mais é obrigado a fazer um loteamento.

Não custa nada passar numa conservatória e tirar todas as dúvidas, ou até ligar, como eu faço..
    •  
      FD
    • 29 setembro 2011

# 11

A caderneta é a caderneta predial das finanças.
    Não se guie por aqui que isso só serve para cobrar impostos...

Apenas tem que se guiar pelos registos da conservatória, pelo PDM e pelo RMEU da câmara. Esqueça a informação das finanças que, normalmente, para pouco serve.
    O terreno é único e indivisível, confirma?
  11.  # 12

Vitor

penso que basicamente é assim, você tem um terreno e para efeitos de licenciamento de construção tem um artigo e como tal ou faz agora um destaque e "tira" uma parte e só passados 10 anos pode tornar a dividir o restante, ou faz um loteamento, que em certos casos tambem não é assim um bicho de sete cabeças, e fica com 3 lotes perfeitamente individualizados e passiveis quer de construção quer de comercialização. Em todo o caso ponha tambem a hipotese de fazer um loteamento com 4 lotes por exemplo em que a comercilalização de um poderá pagar o processo de loteamento. Há várias maneiras de rentabilizar mas depende de um certo numero de variáveis que não conhecemos, tais como a frente que confina com a via publica por exemplo.
    Concordam com este comentário: lousa projectar1
  12.  # 13

Desloquei-me hoje ao registo predial e para além destes entraves, antes de reolver estes já tenho outros para resolver primeiro.
    Se conseguir andar com isto para a frente, depois deixo um relato dos paços que tive de dar.
    Obrigado a todos.

0.0095 seg. NEW