Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos.

Tenho andado à procura de informação aqui no nosso fórum sobre vários tipos de aquecimento, vantagens e desvantagens, mas fiquei com a ideia de que grande parte se refere a aquecimento em moradias.

Ora, comprei um apartamento T4 em Lisboa. É um 2.º andar de um prédio de 5 e tem cerca de 180 m2 úteis. Vai levar obras de remodelação e estamos a ponderar instalar aquecimento central com caldeira a gás natural ou a electricidade. Penso que a gasóleo não é possível num apartamento, certo?

As minhas perguntas são:

1) Acham que é a melhor solução em termos de conforto e de custos de utilização e de manutenção?
    2) Que tipos de caldeira existem? Existem caldeiras passíveis de funcionar, consoante a nossa opção, a gás ou a electricidade? Se a electricidade faltar, temos o gás natural; se o gás natural implicar uma grande factura ao fim do mês, passava a trabalhar a electricidade... (Não tenho a certeza, mas acho que já cheguei a ver uma algures...)
    3) Ou devemos considerar seriamente a instalação de ar condicionado?

De resto, aceito sugestões sobre soluções que aqui não referi e que se revelem mais eficientes e/ou económicas.

Desde já, o meu muito obrigado.

P.S.: Levantar o taco (que será afagado e envernizado) não é opção; por isso, não consideramos a hipótese de piso radiante. Assim como não vamos pôr tectos falsos porque queremos manter as sancas dos tectos.
  2.  # 2

Mig_29, qual o Concelho,

O menos intrusivo de obras e o mais barato na exploração e aquisição = Ar condicionado ;)
  3.  # 3

O concelho é Lisboa.

Mesmo considerando que, com ar condicionado, teria de instalar um esquentador para as águas quentes?
    O aquecimento central sempre daria para aquecer o ambiente e as águas, certo?
  4.  # 4

Sim e não,
    O aquecimento central só vai usar cerca de 3/ 4 meses em Lisboa. e estaria a considerar colocar radiadores + um local "avantajado" para a sua pequena Central térmica.
    O A/ C, pode utilizar para aquecer e arrefecer a habitação.

Pode até instalar uma bomba de calor com deposito para a produção de aguas quentes sanitárias.... prescindir de gás na sua fracção.
    Procure aqui no forum que encontra tópicos sobre o assunto.
    • eu
    • 29 setembro 2011

# 5

Colocado por: Mig_293) Ou devemos considerar seriamente a instalação de ar condicionado?

Na minha opinião, considerando o preço e a eficiência dos sistemas actuais de ar condicionado, nem pensaria duas vezes...
  5.  # 6

Boa tarde.

Agradecia a vossa ajuda no seguinte:

Moro actualmente num apartamento andar-moradia, parte constituinte de 1 prédio (6 anos) em PH, com 5 entradas individuais. Cada entrada é um "bloco"constituído por R/C e 1º andar. O meu "bloco" é o único constituído por 4 fracções (R/C e 1º, Esq. e Dir.).

O prédio era abastecido por gás propano canalizado, em que a substituição das garrafas de gás (penso que de 45 KG) era efectuado por uma empresa local (existe uma espécie de armário onde podem ser armazenadas as garrafas de gás e que abasteciam todos os condóminos).Cada uma das entradas do prédio tem uma caixa de "corte de gás" individual.(penso que será assim que se designa).

Anteriormente, pagava apenas entre os 3.6 e os 3,9 €/m3 (já incluía IVA). O consumo anual variou entre os 20-25 € (Nov/Março) e entre os 15€-10€ nos restantes meses mais quentes do ano. Possuo placa a gás e caldeira Babystar, modelo ZW 33-1 (K23 ou K31). Possuo aquecimento central, mas como instalei ar condicionado já nem o ligo. Fundamentalmente só precisamos do gás para os banhos para a placa do fogão. Somos 2 adultos e 2 crianças com 4 e 2 anos. (4 banhos diários)

Desde 2ª feira, passamos a utilizar gás natural da edp (não pagamos nada pela instalação). Foram instaladas tubagens pela edp na rua, que penso terem ligado de alguma forma à caixa de "corte de gás" existente na entrada de cada bloco. No entanto, não fizeram obras para ligar esta "caixa de corte exterior" à tubagens instaladas na rua. Será que ligaram o gás natural às tubagens existentes no armário exterior (que guardavam as garrafas de gás), para o distribuírem por todo o prédio???

Tiveram de alterar os "queimadores" da caldeira e da placa do fogão e o contador.

Acontece que, embora só tenha o gás há 3 dias, comecei a fazer umas estimativas para o resto do mês e, aparentemente, vou pagar mais com o gás !!! Estas contas foram efectuadas tendo por base o tarifário disponibilizados pela edp no site, e através dos valores de uma factura, relativa a uma habitação relativamente perto da minha.

Tenho conhecimento que o poder calorífico do gás natural é inferior, razão pela qual é necessário mais gás para aquecer a mesma quantidade de água, no entanto, julgo que o preço por m3 já contempla esta diferença.

Para meu espanto, o simulador constante no site da edp informa que iria poupar cerca de 30% ao ano. Publicidade enganosa?

Onde poderá estar o problema ???

Obrigado desde já pela atenção dispensada e peço desculpa pelo texto demasiado extenso :).
    • eu
    • 20 outubro 2011

# 7

Colocado por: jlmfrOnde poderá estar o problema ???

Conversão dos equipamentos mal feita. Contacte o fornecedor e exponha o problema...
    • jlmfr
    • 20 outubro 2011 editado

# 8

Colocado por: euConversão dos equipamentos mal feita. Contacte o fornecedor e exponha o problema...

Obrigado pela informação (fornecedor: EDP Gás)

Mas a simples alteração dos "queimadores/injectores" pode originar consumo de gás superior?? Noto que, basta ligar a água quente da torneira da cozinha, o contador "roda" bastante depressa... :(

Obrigado.
  6.  # 9

Colocado por: jlmfrMas a simples alteração dos "queimadores/injectores" pode originar um gasto de gás superior??

Claro que sim! Não são as tubagens que alteram os consumos... ;)
    • jlmfr
    • 20 outubro 2011 editado

# 10

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Claro que sim! Não são as tubagens que alteram os consumos... ;)

Neste caso os injectores pode ser regulados para gastar o mínimo possível?
  7.  # 11

Obri

Colocado por: jlmfr

Neste caso os injectores pode ser regulados para gastar o mínimo possível?

Obrigado.

Caso quisesse voltar à solução anterior de gás propano, era possível, face ao exposto anteriormente?
    • eu
    • 20 outubro 2011

# 12

Colocado por: jlmfrMas a simples alteração dos "queimadores/injectores" pode originar consumo de gás superior??

O que acontece muitas vezes é que os aparelhos convertidos perdem eficiência. Nada como ter aparelhos desenhados de raíz para gás natural. Eu quando passei do gás propano para gás natural, o fornecedor trocou-me o esquentador por um novo e os consumos (em €) passaram quase para metade !!!

Exponha o caso à EDP...
  8.  # 13

Liguei ontem para a linha de apoio comercial a expor este problema e informaram-me que nem sequer tinham registo do meu contrato e que ainda deve estar com o comercial que me fez o contrato!!!! Eu por acaso na altura pedi o contacto de telemóvel do comercial.

Como é que uma empresa desta dimensão, faz ligações à rede de gás e nem sequer têm registos no sistema dos clientes. Disseram-me para contactar o comercial para inserir o contrato no "sistema"!! Surreal!!! :( E isto são empresas PRIVADAS!!! Ainda falam dos serviços públicos... Enfim!!

Vou expor esta situação ao provedor de cliente da edp, à própria edp e à empresa que efetuou a instalação da infraestrutura e talvez à ERSE. Aconselham que exponha esta situação a outras entidades?

Obrigado.
    • jlmfr
    • 21 outubro 2011 editado

# 14

Colocado por: euiguei ontem para a linha de apoio comercial a expor este problema e informaram-me que nem sequer tinham registo do meu contrato e que ainda deve estar com o comercial que me fez o contrato!!!! Eu por acaso na altura pedi o contacto de telemóvel do comercial.

Como é que uma empresa desta dimensão, faz ligações à rede de gás e nem sequer têm registos no sistema dos clientes. Disseram-me para contactar o comercial para inserir o contrato no "sistema"!! Surreal!!! :( E isto são empresas PRIVADAS!!! Ainda falam dos serviços públicos... Enfim!!

Vou expor esta situação ao provedor de cliente da edp, à própria edp e à empresa que efetuou a instalação da infraestrutura e talvez à ERSE. Aconselham que exponha esta situação a outras entidades?

Obrigado.

Liguei ontem para a linha de apoio comercial a expor este problema e informaram-me que nem sequer tinham registo do meu contrato e que ainda deve estar com o comercial que me fez o contrato!!!! Eu por acaso na altura pedi o contacto de telemóvel do comercial.

De forma a simplificar esta questão, é possível "ajustar/afinar" a caldeira (com 6 anos) de modo a "gastar" menos gás no aquecimento da água (normalmente é suficiente a 45 graus).?

Obrigado.
  9.  # 15

Colocado por: eu
    O que acontece muitas vezes é que os aparelhos convertidos perdem eficiência. Nada como ter aparelhos desenhados de raíz para gás natural. Eu quando passei do gás propano para gás natural, o fornecedor trocou-me o esquentador por um novo e os consumos (em €) passaram quase para metade !!!

Exponha o caso à EDP...

Porque é que os aparelhos convertidos perdem eficiência? Na caldeira apenas me alteraram os "bicos do queimador", 14 no total. Deverá ser alterar/afinado mais alguma coisa?

Obrigado.
    • eu
    • 24 outubro 2011

# 16

Colocado por: jlmfrPorque é que os aparelhos convertidos perdem eficiência? Na caldeira apenas me alteraram os "bicos do queimador", 14 no total. Deverá ser alterar/afinado mais alguma coisa?

Não sei exactamente a razão, mas conheço vários casos em que um esquentador "convertido" gastava muito mais gás que um esquentador novo, feito de raíz para gás natural. Provavelmente deve ter a ver com a câmara de combustão... mas estou a especular.

0.0209 seg. NEW