Colocado por: DOGMAé uma opção.
Colocado por: cargadetrabalhos
Apresentaram-me orçamento para um "pack" bomba de calor + paineis solares, mais ou menos esses valores!
Colocado por: prsduarteInstalei-os no inicio de março deste ano (2011) e até hoje dia 25 de outubro nunca mais liguei a caldeira a gás para tomar banho.
Colocado por: prsduartePor fim posso ainda dizer que o preço é mesmo muito bom.E foi de? ....
Colocado por: sergyiobomba de calor e solar?
Colocado por: prsduarteTorsun (estão sediados na covilhã)
Colocado por: prsduarteAlcabideche (Cascais-Lisboa).
Colocado por: prsduarteO preço foi de +- 3000€ (já com iva) com 30 tubos e depósito de 300 litros. O valor inclui toda a instalação e materias (tubo de cobre até 20 metros).
Em resposta acima, este ano foi bom mas existiu até em março e depois muitos dias maus... e mesmo nesses eu tive 300 litros de agua quente!!!
Sei o que digo dado aqui ao meu lado (vizinhos) terem os painéis "normais" e terem me dito que em muitos dias não tiveram agua quente...e atenção eu além de banhos uso para lavagem de roupa (tenho uma filha bebe que usa fraldas reutilizaveis e são lavadas até 60ºC ) e lavagem de loiça, esta quase todos os dias 1 maquina!!!
Eu não estou a puxar a brasa aquilo que tenho e escolhi, estou a dar um testemunho do que tenho pq antes de o escolher fiz a mesma pergunta muitas vezes em foruns...e agora posso contribuir com a minha experiencia.Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod
Colocado por: cargadetrabalhosA bomba de calor faz de depósito de 300 litros. Depois adicionam 2 paineis.
Colocado por: prsduarteO preço foi de +- 3000€ (já com iva) com 30 tubos e depósito de 300 litros. O valor inclui toda a instalação e materias (tubo de cobre até 20 metros).
Em resposta acima, este ano foi bom mas existiu até em março e depois muitos dias maus... e mesmo nesses eu tive 300 litros de agua quente!!!
Sei o que digo dado aqui ao meu lado (vizinhos) terem os painéis "normais" e terem me dito que em muitos dias não tiveram agua quente...e atenção eu além de banhos uso para lavagem de roupa (tenho uma filha bebe que usa fraldas reutilizaveis e são lavadas até 60ºC ) e lavagem de loiça, esta quase todos os dias 1 maquina!!!
Eu não estou a puxar a brasa aquilo que tenho e escolhi, estou a dar um testemunho do que tenho pq antes de o escolher fiz a mesma pergunta muitas vezes em foruns...e agora posso contribuir com a minha experiencia.Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod,AnaPrincess
Colocado por: DOGMAe quem é o fabricante??
Colocado por: prsduarteBoa tarde a todos.
Vou aconcelhar-lhe os tubos de vacuo por experiência própria.
Instalei-os no inicio de março deste ano (2011) e até hoje dia 25 de outubro nunca mais liguei a caldeira a gás para tomar banho.
Na instalação pedi ainda que me fosse ligado directamente do deposito (300litros) à máquina de lavar loiça e roupa. E tb mandei instalar uma torneira termostática.
A marca, não sei se posso dizer, é a Torsun (estão sediados na covilhã) e a Sra. com quem tratei tudo (não quero nomear nomes) foi fantástica e incansável em todas as minhas questões/duvidas...
Estou muito contente com o sistema e não aconselho outro.
Já agora, resido em Alcabideche (Cascais-Lisboa).
Quem diz mal dos tubos de vacuo não sabe o que diz...foi o melhor que inventaram!
Por fim posso ainda dizer que o preço é mesmo muito bom.
Paulo Duarte
Colocado por: cargadetrabalhos
Não faço a menor ideia!
Peço desculpa antecipada, pelo desabafo, aos leitores deste tópico, mas estou a ficar farto da escolha dos paineis solares!!!
Se fosse endinheirado, contratava os serviços do DOGMA e de certeza que me instalava a melhor solução, mais robusta, durável e com melhor rendimento do mundo!
Mas não sou, o que numa fase final de construção deve ser comum a muitos.
Pelo exposto vivo o dilema, qual a melhor solução qualidade preço do mercado???
Antecipadamente grato por qualquer comentário!
Colocado por: prsduarteJoão Dias
Nunca vi tubos de vacuo a rebentarem...
Aliàs até pode tocar nos tubos num dia de sol que não estão quentes, ao contrario dos paineis...
A unica preocupação que tem de ter a meu ver é se for de férias durante um mês convém tapar os tubos dado não existir gastos de àgua quente...
mas não é por os tubos rebentarem!Apenas para poupar o sistema a uma descarga por a agua atingir temperatura mais alta (maxima) e os tubos continuarem a aquecer.Mas isto tb pode acontecer com os painéis normais...Agora se existirem gastos de agua não há problema nenhum e a eficiência dos tubos é sempre benvinda e isso ve-se em outros paises.
Colocado por: system32Não são os tubos que rebentam... é o resto.., ou então entra uma válvula de segurança, e esvazia o circuito.
Realmente os tubos atingem temperaturas muito elevadas, foram inventados para uso industrial em que se pretendia temperaturas muito mais elevadas (> 100º).
Depois foram adaptados ao uso domestico, mas em países com clima frio onde o isolamento extra permite que funcionem melhor com sol, mas muito frio.
Em portugal, depende da região, mas provavelmente em 2/3 do pais, não são a melhor solução. Os excessos dos tubos podem ser controlados, mas são um risco.Discordam deste comentário:aveirinho