Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sim eu sei, existe milhentos tópicos, mas nenhum, dos que consultei, encaixa na minha dúvida.

    Estamos em fase de construção já avançada da nossa casa e andamos a pedir orçamentos para electricista e pechileiro, Já tenho 3, alguns com diferença de 1500€. Apresentaram-me um orçamento para paineis solares ROCA (não sei o modelo) por 3500€.
    1º Eu sou completamente leiga no assunto paineis solares e o meu marido, idem.. Ora, ele diz-me que os melhores paineis são "uns com tubo em vidro vermelho que acumula calor mesmo em dias de chuva", ou o que seja :) só que não sabe explicar como lol.. Suponho que tenha sido conversa com algum dos electricistas.. Bem, eu não percebo mas também estou disposta a aprender. Qual é a melhor marca (qualidade/preço) e sistema actualmente no mercado relativamente a paineis solares? Quero algo prático, funcional e que não seja necessário estar sempre a chamar o técnico. Quero ainda que cumpra com o que propõe, ou seja, acomular calor para aquecer águas, etc (já agora, dá para aquecer algo mais?)

    2º O meu marido não quer recuperador de calor em casa, um pouco contra a minha vontade, mas ok. E o aquecimento seria elétrico (radiadores eletricos), ou seja, aquecia durante a noite (por causa da tarifa bi-horaria) e de dia mantinha a temperatura. Mas, quando decidimos isso, ainda o Exmo. Sr. Primeiro Ministro não tinha decidido aumentar o IVA em 17% (grande treta) na factura da EDP. Pois eu neste momento tenho a minha cabeça num Nó. Que aquecimento aconselham?

    De salientar que não terei gás em casa... Tudo elétrico. Não sei bem o que fazer....

    Já agora, sou de Barcelos/Braga, se souberem de empresas de confiança relativamente a paineis solares, também aceito sugestões.

    Obrigada.

    A. P.

    EDIT: não terei piso radiante e a zona privada será toda em soalho. A cozinha é estilo americno ligada a sala de jantar e sala de estar à parte. Casa terrea sem pisos e escadas. Informações, talvez úteis..... :)
    • eu
    • 30 setembro 2011

     # 2

    Colocado por: AnaPrincessele diz-me que os melhores paineis são "uns com tubo em vidro vermelho que acumula calor mesmo em dias de chuva"

    Deve estar a referir-se aos tubos de vácuo: eu não aconselho tubos de vácuo no nosso País, pois no verão pode ter problemas brutais de sobreaquecimento... os painéis solares tradicionais são bem mais baratos e cumprem a sua missão.

    Colocado por: AnaPrincessQuero algo prático, funcional e que não seja necessário estar sempre a chamar o técnico

    Recomendo-lhe um sistema termosifão SolaHart. E ainda por cima é relativamente barato.

    Colocado por: AnaPrincessQue aquecimento aconselham?

    Se puder investir muito, recomendo o piso radiante hidráulico com bomba de calor. Se não quiser gastar muito, a solução ideal é o ar condicionado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
  2.  # 3

    Em climas frios os Termosifão são um tiro no pé!! Aquecem durante o dia , e arrefecem durante a noite...

    De resto até concordo!

    Colocado por: eu
    Deve estar a referir-se aos tubos de vácuo: eu não aconselho tubos de vácuo no nosso País, pois no verão pode ter problemas brutais de sobreaquecimento... os painéis solares tradicionais são bem mais baratos e cumprem a sua missão.


    Recomendo-lhe um sistema termosifão SolaHart. E ainda por cima é relativamente barato.


    Se puder investir muito, recomendo o piso radiante hidráulico com bomba de calor. Se não quiser gastar muito, a solução ideal é o ar condicionado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
    • eu
    • 30 setembro 2011

     # 4

    Colocado por: system32Em climas frios os Termosifão são um tiro no pé!! Aquecem durante o dia , e arrefecem durante a noite...

    Eu não seria tão radical. É certo que não são tão eficientes como os de circulação forçada, mas funcionam relativamente bem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
  3.  # 5

    O problema não é só o melhor rendimento dos paineis usados nos CF é mesmo as percas pelo deposito.
    O isolamento normalmente é igual nos CF e nos TS, mas os depositos TS estão expostos , lá no alto a levar com o frio, o vento, chuva, granizo, geada, etc...



    Colocado por: eu
    Eu não seria tão radical. É certo que não são tão eficientes como os de circulação forçada, mas funcionam relativamente bem...
  4.  # 6

    Vou dar-lhe o meu conselho.

    Instale um Termosifão Solhart 302Kf, pode pedir orçamentos em braga na Domus Solaris.

    Instalaram 1 em casa dos meus pais à cerca de 3 anos, e estou plenamente satisfeito.

    Mas peça orçamento com o sistema de controlo horário, e com resistência electrica para apoio.

    Posso dizer que apenas ligo a resistência cerca de 4 meses ano, entre os meses de Novembro e Fevereiro, de resto o sistema funciona de forma autonoma.

    P.S. Sou de Famalicão.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
  5.  # 7

    O que é que o projectista da térmica propôs ?
    Caso tenha também uma piscina o colector de vácuo poderá servir para aquecer também a água e os problemas que o membro eu referiu serão minimizados.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: system32
  6.  # 8

    hum.. ok.. reuni alguns apontamentos e vou falar com o meu marido.

    Entretanto, se alguém tiver experiência dos aparelhos acima mencionados, agradeço feedback.

    Obrigada
  7.  # 9

    Colocado por: Gabinete OPO que é que o projectista da térmica propôs ?
    Caso tenha também uma piscina o colector de vácuo poderá servir para aquecer também a água e os problemas que o membro eu referiu serão minimizados.

    www.gabineteop.com


    sinceramente, não reparei muito nesse projecto. Já o vi para lá mas como são coisas da responsabilidade do meu marido, nem prestei atenção. Mas já agora vou ver isso com mais calma com o esposo logo à noite. Amanhã já digo.

    Não tenho piscina, até porque o terreno é pequeno e tive de me limitar em áreas ocupadas,não sei se me entende? O Orçamento também não é dos melhores :D

    De qualeur forma agradeço a sua ajuda.
  8.  # 10

    Já agora, numa das pesquisas que fiz no forum, li algures que esses sistemas de tubos em vácuo podem ser instalados com um programador de segurança de modo a quando atingir uma certa temperatura, disparem uma qualquer valvula de segurança de forma a não criar sobre aquecimento. Se calhar estou a dizer um disparate mas foi o que entendi.

    Já estive a ver esses sistemas de termosifão no google e aqui ao pé há um loteamento com esse sitema (pelo menos são iguais de estructura). A parte redonda é o depósito certo? Quando os instalaram, o meu marido disse logo que não era isso que queria.. Se calhar estamos mesmo mal informados...
    Concordam com este comentário: aveirinho
  9.  # 11

    Essa é uma das situações entre n outras que deve ser falada entre o dono da obra e a equipa de projectistas aquando da realização dos vários projectos. O seu projectista da térmica sabendo que o sistema de termosifão ( painél e depósito na cobertura ) não era a vossa escolha, deverá ter escolhido o sistema de circulação forçada em que na cobertura fica apenas o painél e o depósito fica no interior da moradia.

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
  10.  # 12

    Boas

    Consulte a Jomasil, é pertinho e são profissionais.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
  11.  # 13

    TEM msmo de falar com o autor do RCCTE.

    Para Braga, apesar de ser um grande defensor de sistemas TS... especilamente da SOLAHRT, duvido que valha a pena nessa latitude.

    Pode instalar um sistema CF, em que o apoio é uma bomba de calor ( tudo electrico)

    PS: Veja lá se no termico(RCCTE) não consideraram o apoio do sistema de AQS a gas!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
  12.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasTEM msmo de falar com o autor do RCCTE.

    Para Braga, apesar de ser um grande defensor de sistemas TS... especilamente da SOLAHRT, duvido que valha a pena nessa latitude.

    Pode instalar um sistema CF, em que o apoio é uma bomba de calor ( tudo electrico)

    PS: Veja lá se no termico(RCCTE) não consideraram o apoio do sistema de AQS a gas!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AnaPrincess


    O que é CF e AQS? lol... TS já descodifiquei... Eu avisei... sou leiga :)
  13.  # 15

    Colocado por: Gabinete OPEssa é uma das situações entre n outras que deve ser falada entre o dono da obra e a equipa de projectistas aquando da realização dos vários projectos. O seu projectista da térmica sabendo que o sistema de termosifão ( painél e depósito na cobertura ) não era a vossa escolha, deverá ter escolhido o sistema de circulação forçada em que na cobertura fica apenas o painél e o depósito fica no interior da moradia.

    www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AnaPrincess
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    pois e se calhar falaram mas eu ainda não estaria "enfarinhada" na "coisa" e nem me dei conta.. De facto, pelo que já estive a consultar, se não quero o depósito em cima do telhado, devia de haver um sitio para o apoio dos paineis solares, uma casa das máquinas talvez (corrijam-me se estou errada) e não vi nada disso no projecto... hum.. começo a achar que o que está previsto é o sistema Termosifão.. Logo já tiro todas as dúvidas!!!
  14.  # 16

    Colocado por: eu
    Deve estar a referir-se aos tubos de vácuo: eu não aconselho tubos de vácuo no nosso País, pois no verão pode ter problemas brutais de sobreaquecimento... os painéis solares tradicionais são bem mais baratos e cumprem a sua missão.


    Será mesmo que os tubos de vácuo não podem ser utilizados no nosso país e com boa rentabilidade e boa duração? já se soube de algum que "ardeu" durante o Verão?
  15.  # 17

    Arq. Pedro, o apoio pode ser com uma BC? Em vez do depósito normal dO sistema de CF? Pode dar um exemplo?



    Colocado por: Pedro BarradasTEM msmo de falar com o autor do RCCTE.

    Para Braga, apesar de ser um grande defensor de sistemas TS... especilamente da SOLAHRT, duvido que valha a pena nessa latitude.

    Pode instalar um sistema CF, em que o apoio é uma bomba de calor ( tudo electrico)

    PS: Veja lá se no termico(RCCTE) não consideraram o apoio do sistema de AQS a gas!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AnaPrincess
  16.  # 18

    Em complemento ao sistema CF... intermuta com o acumulador de aguas quentes sanitárias.
  17.  # 19

    Já agora, piso radiante? Compensa? ou é dinheiro deitado à rua? Não faço ideia dos preços mas suponho que muito barato não seja. Tendo em conta que tenho bons esolamentos na casa~, janelas oscilobatentes com vidros duplos e corte termico 4mm (acho que é assim). Fará falta?

    Tenho cerca de 100 m 2 de pavimento com soalho (zona privada dos quartos)
  18.  # 20

    Colocado por: AnaPrincessJá agora, piso radiante? Compensa? ou é dinheiro deitado à rua? Não faço ideia dos preços mas suponho que muito barato não seja. Tendo em conta que tenho bons esolamentos na casa~, janelas oscilobatentes com vidros duplos e corte termico 4mm (acho que é assim). Fará falta?

    Tenho cerca de 100 m 2 de pavimento com soalho (zona privada dos quartos)


    se compensa? é tão relativo como lhe perguntar se lhe compensa comprar um BMW ou um FIAT

    depende e de muitos factores.... mas lá que é confortável, é!!!
 
0.0245 seg. NEW