Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 30 setembro 2011 editado

     # 1

    Vivam!
    Querem dados? Aqui estão ao vivo e a cores.
    Depois de ter o comprado 3 aparelhos em Julho, decidi que ficariam o mês de Agosto a registar e que no final do mês exporia aqui os valores, mas quando fui para os recolher, reparei que tinham estado todo o mês desligados, porque era necessário inicializá-los e eu não o fiz. Passada a decepção, decidi que ficariam o mês de Setembro e agora de dados na mão, cá vão.
    Antes é necessário contextualizar:
    Sobre os aparelhos:
    - Os dados estão virgens, isto é, não os analisei ainda, vou contar com os vossos comentários atentos e perspicazes que me vão alertar para pormenores que não atendi;
    - O data logger pode ser programado para registar os dados com a periodicidade que se quiser, pelo que se necessário vou afinar;
    - O data logger, tem uma falha, suponho, que é o facto de que quando se retiram os dados, pura e simplesmente não continua o registo, melhor, não mantém os anteriores, i.é, apaga os dados e reinicia, pelo que o interessante é arranjar um período, pensei mensal, para retirar os dados e analisar.
    Sobre a casa:
    Quem segue este fórum, sabe, e este não é o local para discutir isto, pelo menos por agora, que eu sou um defensor, projectista e construtor das casa construídas com sistemas de construção leve pelo interior, melhor com SCPGL (sistemas construtivos com placas de gesso laminado), casas normalmente conotadas de baixa inércia, pelo que os valores obtidos são os de uma casa construída com esses sistemas, que descreverei à frente.
    Sobre a localização dos data logger:
    Tendo 3 aparelhos, andei a pensar onde os colocar e decidi fazer o seguinte:
    O primeiro regista a TH (temperatura e humidade) do exterior. Depois de muito pensar, coloquei o aparelho entre a portada exterior ventilada, na folha que está permanentemente fechada, e a janela, numa fachada virada a Oeste (Poente para arquitectos), e que está permanentemente à sombra da portada, e ainda assim, só incide sol directo sobre a portada a partir das 3 da tarde, porque a casa tem um corpo virado a Sul que faz esse ensombreamento durante a maior parte do dia, Esta opção foi para evitar a exposição directa em dias de sol em que tenho paredes com temperaturas superficiais de 55º com temperaturas de ar de 35º(reais, medidas com termómetros laser (as superficiais)).
    O segundo, está naturalmente numa zona sensível da habitação que terá o tratamento térmico de inverno dado que não disponho de sistemas de arrefecimento, ou seja, num quarto.
    O terceiro, hesitei muito onde o colocar, estou aberto a sugestões, ficou numa zona de Hall de entrada, virada a Este (Nascente para arquitectos), que tem três andares de pé direito, i.é, desde a cave até ao sótão (1º andar) e que não é nunca aquecido, ou seja, por ser uma zona de entrada e de circulação é a zona mais fria da casa de inverno embora de verão nem saiba muito bem como justificar porque é sempre fresca.
    Bom, vamos ver como fica esta coisa em PDF.
    Comentários venham daí e "fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, eu, AugstHill, naar, danobrega, riscas, alexp
  1.  # 2

    O terceiro, hesitei muito onde o colocar, estou aberto a sugestões, ficou numa zona de Hall de entrada, virada a Este (Nascente para arquitectos), que tem três andares de pé direito, i.é, desde a cave até ao sótão (1º andar) e que não é nunca aquecido, ou seja, por ser uma zona de entrada e de circulação é a zona mais fria da casa de inverno embora de verão nem saiba muito bem como justificar porque é sempre fresca.
    Cá pra mim o pé direito alto e a ventilação são os factores que justificam o ser sempre fresco mesmo no Verão...se o ar quente sobe,não existe compensação para que este baixe em zona alta para ajudar o aquecimento(digo eu)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    •  
      alv
    • 1 outubro 2011

     # 3

    Vivam!

    Sim, é uma justificação, mas quando digo fria, é relativo, porque nem aqueço e é por comparação com as outras divisões.
    Mas vem aí o Inverno e vamos registar.
    Ainda não aprendi a trabalhar o programa, mas já percebi que posso transferir os dados para Excel, e aí poderão ser trabalhados. Mas isto vai demorar. A ver.
    "Fassam" parte
    • eu
    • 1 outubro 2011

     # 4

    Dados muito interessantes caro Alv. Muito obrigado!

    Quando tiver os meus sensores a funcionar com a domótica também vou colocar aqui gráficos similares, mas numa casa com ETICS.

    Mas pelas medições manuais que tenho feito, a temperatura média mensal não será muito diferente... apenas as variações serão menores, tornando o gráfico mais suave.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  2.  # 5

    Dados interessantes, o sensor de fora está falseado pq está muito protegido e é influenciado pelas temperaturas das paredes próximas, melhor colocar dentro de um tupperware longe de paredes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  3.  # 6

    Alv que aparelho tem a fazer essas medições??
    Alguém conhece uma estação à maneira para ter em casa???
    Que dê para ligar ao pc?
  4.  # 7

    Colocado por: Anonimo16062021
    Eu com a minha menina (FLIR i3) resolvo a situação em pouco tempo:-)
      0257818a44.jpeg

    Essa maquineta é cara... à volta de 1000€...
    • eu
    • 2 outubro 2011 editado

     # 8

    Colocado por: Anonimo16062021

    Eu com a minha menina (FLIR i3) resolvo a situação em pouco tempo:-)


    Essa máquina é um espectáculo. Tem-a usado para procurar pontes térmicas e fugas de calor?
  5.  # 9

    Excelente tópico, parabéns.

    Algumas vezes que estive dentro de construções com paredes em gesso cartonado, notei o ar demasiado seco para os níveis que estou habituado, qual é a humidade relativa ideal numa habitação?

    alv, o ficheiro em excel seria ideal, tenho curiosidade para ver a variação durante o dia, sobretudo à noite quando a casa está habitada e com os banhos e cozinha a funcionar.
    • eu
    • 2 outubro 2011

     # 10

    Colocado por: Anonimo16062021detecção de defeitos na instalação eléctrica

    Isso nos quadros eléctricos deve ser extremamente útil... muitas vezes há ligações que ficam mal feitas e aquecem imenso...
  6.  # 11

    qual é a humidade relativa ideal numa habitação


    Uma questão que também tenho. Se alguém puder ajudar... :)
  7.  # 12

    Entre 40% a 60% (o regulamento estipula 50%) no verão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
  8.  # 13

    Obrigado J Cardoso. No Inverno será superior, suponho. 70% seria aceitável?
  9.  # 14

    Suponho que sim, não sou especialista do assunto mas parece-me um valor aceitável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
    •  
      alv
    • 1 novembro 2011 editado

     # 15

    Vivam!
    Amanhã posto os dados de Outubro em PDF, porque não consigo neste computador.
    Vou também ceder os dados em excel para os especialistas possam "brincar".
    O que gostaria é que alguém sobreponha os dados do exterior com, p.e. do quarto. Não há necessidade de os colocar de 5 em 5 minutos, mas de 30 em 30 ou de hora a hora para que comparemos as temperaturas e humidades exteriores coma as da mesma hora no interior. Isso é trabalho de especialista em excel. Vamos aguardar.

    "Fassam" parte
  10.  # 16

    Colocado por: alvO que gostaria é que alguém sobreponha os dados do exterior com, p.e. do quarto. Não há necessidade de os colocar de 5 em 5 minutos, mas de 30 em 30 ou de hora a hora para que comparemos as temperaturas e humidades exteriores coma as da mesma hora no interior.


    Aqui vai um gráfico, dia a dia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
      grafico-alv.JPG
  11.  # 17

    Colocado por: jorge.c.lopesNo Inverno será superior, suponho. 70% seria aceitável?

    o nosso clima típico de Inverno é frio e seco, logo a humidade ambiente no interior das habitações no Inverno anda entre os 35% e os 50%, de verão anda entre 40% e os 75%, excluem-se os dias com chuva obviamente,

    de salientar que com o frio a humidade condensa nas superfícies frias, o que reduz a humidade livre no ar,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorge.c.lopes
  12.  # 18

    Colocado por: nandogoncaAlv que aparelho tem a fazer essas medições??
    Alguém conhece uma estação à maneira para ter em casa???
    Que dê para ligar ao pc?
    •  
      alv
    • 1 novembro 2011

     # 19

    Vivam!

    Grato Jorge C. Lopes. É isso mesmo, ou quase.
    Talvez não fosse mal, sem abusar da sua colaboração, dizer o que é cada cor, e em fazer por mês, só com as três temperaturas, a exterior, a do quarto e a do hall. A humidade, nestes meses e o ponto de orvalho só são importantes lá mais para a frente quando vier frio e chuva.
    Antecipadamente grato.
    Nandogonca, os aparelhos que tenho são americanos da marca EL-USB 2 DATA LOGGER
    Sei que existem, e já vi, umas estações multi posto que registam os dados e têm um display do tipo destes net pc´s de 10" que armazenam e tratam os dados que podem ser exportados, mas na altura eram investimentos relativamente caros por isso optei por este tipo de pen, mais prático e mais económico e que posso deixar à vontade em casa dos clientes por períodos que possa registar dados, em casos daquelas patologias simples de condensação, mas em que os clientes gostam de ter dados e relatórios para poderem pagar sem recurso ao trinta e um de boca que também resolve o problema para quem sabe o que faz.
    "Fassam" parte.
  13.  # 20

    Colocado por: alvEL-USB 2 DATA LOGGER

    Então isso tem que ter um pc sempre ligado com isso??

    edit: Ok já vi que tem bateria de litio...

    Que aparelho aconselha então?

    edit 2: quanto deu por esses aparelhos?
 
0.0238 seg. NEW