Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      alv
    • 2 novembro 2011 editado

     # 1

    Vivam!

    Nandogonca, os aparelhos são umas pequenas pen´s autónomas que se descarregam por uma porta USB. O único senão que encontrei é que sempre que se descarrega, perdem-se os dados e o processo de medição é reiniciado, o que não faz sentido, porque seria interessante continuar a armazenar os dados até ao limite da capacidade. Tem-se sempre os ficheiros em excel que podem ser trabalhados, juntando-os, mas este sistema tem um programa para analisar os dados que é muito interessante e só pode ser utilizado no tal período de registo.
    Quanto ao aconselhar, é evidente que não posso fazê-lo, porque não conheço os outros. Só comprei este porque me pareceu ser o mais económico e, salvo erro, custaram cerca de 75€ cada um (à volta disso, não consigo ser preciso, mas vou saber).
    Os PDF´s seguem agora.
    O tal programa que falo tem o aspecto dos PDF´s, mas pode ser trabalhado, ampliado, saber objectivamente os dados em cada período de tempo, etc..

    Reparem as variações das amplitudes térmicas diárias exteriores e comparem com as mesmas no interior do quarto, exposto a sul poente e com envolventes exteriores directas em três das seis superficies do compartimento, isto é, duas paredes e cobertura.
    "Fassam" parte.
    • eu
    • 2 novembro 2011

     # 2

    Colocado por: alvReparem as variações das amplitudes térmicas diárias exteriores e comparem com as mesmas no interior do quarto

    O isolamento está de facto a funcionar muito bem.
    Concordam com este comentário: alv
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
  1.  # 3

    Colocado por: alvTalvez não fosse mal, sem abusar da sua colaboração, dizer o que é cada cor, e em fazer por mês, só com as três temperaturas, a exterior, a do quarto e a do hall. A humidade, nestes meses e o ponto de orvalho só são importantes lá mais para a frente quando vier frio e chuva.


    Ora essa, é um prazer ajudar. Parti dos PDF e fiz uma montagem Photoshop com tudo, depois de ajustar as curvas para terem as mesmas escalas (de %rh e de ºC). Fica meio gatafunhado mas seguindo as curvas com o auxílio dos números melhora um pouco. Se interessar, posso exportar pares destas curvas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
      grafico-alv-2.jpg
    •  
      alv
    • 2 novembro 2011 editado

     # 4

    Vivam!

    Obrigado Jorge. É só pedir por boca e zás!!!

    Só mais um pedido, se possível e por favor: Retire tudo, deixe apenas as três temperaturas. Assim a imagem dos resultados é mais explicita, porque o resto não é importante por agora.

    Grato por fazer parte.
  2.  # 5

    Colocado por: alvSó mais um pedido, se possível e por favor: Retire tudo, deixe apenas as três temperaturas. Assim a imagem dos resultados é mais explicita, porque o resto não é importante por agora.


    Aí vai. Fica um pouquito ratado por ser feito com photoshop, em vez de excel. Mas também é mais rápido :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
      grafico-alv-3.jpg
    •  
      alv
    • 2 novembro 2011

     # 6

    Vivam!

    Grato Jorge.
    Aos restantes, este é o resultado do mês de Outubro, quando comparamos as temperaturas exteriores com as interiores.
    Está patente o resultado da inércia térmica ou da falta dela.
    Em termos gerais, num mês anormalmente quente até por volta do dia 22, com amplitudes diárias superiores a 10ºC, a amplitude interior não passou dos 3, 4ºC ou até menos.
    Poderia continuar a divagar, mas o resultado até à data é uma temperatura máxima interior na casa do 25º com temperaturas exteriores de 35 3 mínimas de 19ºC interiores para mínimas exteriores de 14ºC. Vamos ver o que nos reserva o inverno.
    Saliento que o termómetro exterior não está suficientemente exposto, pois encontra-se entre uma janela e a portada exterior, pelo que está muito abrigado quer a temperaturas altas quer a temperaturas baixas. No passado mês de Outubro tive domingos de medir temperaturas superficiais da parede exterior de cerca de 40ºc, isto é mais 5ºC que a do ar e no interior as temperaturas superficiais eram as do ar, exactamente, sem mais nem menos. É mais um dado interessante.
    Fiz parte, venham os comentários.
    • eu
    • 2 novembro 2011

     # 7

    Nos últimos dias de Outubro, usou aquecimento?
    •  
      alv
    • 2 novembro 2011 editado

     # 8

    Vivam!
    Usei. Um cobertor sobre o lençol e a coberta que temos usado todo o verão!
    Agora a sério para não haver confusões, não usei e não espero usar tão cedo, a menos que as temperaturas baixem mais.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 2 dezembro 2011 editado

     # 9

    Vivam!

    Continuando, cá vão os dados de Novembro.
    Pedindo uma vez mais aos foristas dos computadores que me sobreponham as imagens das temperaturas exteriores com as interiores, têm-se uma imagem mais real.
    Várias considerações e constatações efectivas, sem extrapolações, nuas, cruas, sem conceitos teóricos:
    1 - Liguei o aquecimento dia 17 de Novembro;
    2 - Automaticamente, liga às 20 e desliga às 24;
    3 - Sem aquecimento, o quarto mantêm-se nos 17.5ºC;
    4 - O sensor do interior do quarto encontra-se na parede em frente ao irradiador, numa esquina, num local em que os efeitos do choque térmico é sempre retardado e as leituras são depreciadas;
    5 - Ainda no quarto, a temperatura aumenta instantâneamente após o acendimento do irradiadores e também se nota uma quebra imediatamente após o seu fecho, devido ao facto de apenas ter aquecido a massa de ar e ser um aquecimento instantâneo, demorando a baixar a temperatura toda a noite até à temperatura de equilíbrio normal, por volta dos 18ºC.
    6 - O sensor exterior também está num local pouco favorável a uma leitura correcta, pois encontra-se entre a portada e a janela, logo numa zona muito abrigada, pois tenho registos de outros instrumentos de temperaturas médias nocturnas de por volta dos 5ºC e muitas mesmo abaixo disso e esses valores não se reflectem nas leituras do sensor. Vou mudar de local na tentativa de o expor um bocado mais. Já tinha detectado esta mau posicionamento relativamente às temperaturas de verão que eram muito superiores que as registadas.
    7 - Na zona não aquecida, mante-se sempre uma temperatura constante com muito pouca variação.

    Como diria o nosso colega, divirtam-se e eu acrescento,que "fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, eu, riscas
    • eu
    • 2 dezembro 2011

     # 10

    Continue a colocar valores, esta informação é excelente!
  3.  # 11

    Muito Interessante! Eu também adoro fazer medições. Em vez de os ter fixos (tenho dois termómetros data-loggers USB), utilizo-os para percepcionar o que acontece em variadas situações pessoais e profissionais. A maioria dos artigos que tenho escrito estão neste link. Um dos que mais me marcou foi da influência das cortinas das janelas no isolamento térmico (imagem abaixo).

    A.Sousa
    PouparMelhor.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv, danobrega
      dentro_fora_cortina.PNG
    •  
      alv
    • 30 dezembro 2011 editado

     # 12

    Vivam!
    Bem vindo ao fórum. Aqui não se discutem só temperaturas. discute-se de tudo como na obra, desde o tempo de amanhã, das minis e sobretudo canos e gajas, pelo que não conte com grande troco, ainda assim, obrigado pela ajuda.
    Os meus três estão por agora fixos. Queria deixá-los um ano para ver o comportamento da casa com as variações durante o ano.
    Até agora tenho confirmado o comportamento teórico da habitação.
    O meu interesse são os sistemas construtivos com placas de gesso laminado, logo sistemas com pouca inércia, se considerados individualmente.
    Estamos a chegar ao fim de mais um mês e vou retirar novos dados.
    Analisando o seu gráfico, onde se situa a sua medição e me que altura do ano? Isto porque para uma temperatura mínima de 18.1ºC tem de ser a meio do verão ou no Algarve, isto partindo do principio que a linha azul é a temperatura exterior e vermelha a interior.
    Como compõe o gráfico para colocar as duas temperaturas no mesmo gráfico?
    Já agora, se tem um data-logger diga-me: Consegue retirar os dados sem interromper o ciclo de medições?
    "Fasssa" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pdavidmarques
  4.  # 13

    Caro Alv boa tarde, este agradecimento teve um sabor especial pois você acaba de atingir a marca da quinhentola, boas entradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    •  
      alv
    • 30 dezembro 2011

     # 14

    Vivam!
    Obrigado.
    Devo ser quem mais escreve neste fórum e estava difícil.
    Enfim é da vida.
    Bom ano a todos. Vamos precisar.
    "Fassam" parte.
  5.  # 15

    alv,
    As medições foram efectuadas a cerca de 50 cm do chão, com ambos os termómetros dentro da janela, a cerca de 10 cm entre si. O gráfico a azul é o do mais próximo da janela, e quando corri as cortinas, ficou entre as cortinas e a janela. A vermelho, o termómetro registou a temperatura dentro da sala.
    É muito interessante ver como divergem depois do fecho das cortinas! Mais detalhe no artigo original.

    A.Sousa
    PouparMelhor.com
  6.  # 16

    ooops,

    Não respondi a todas as questões... Utilizo um datalogger da Fourier Systems. Sim, posso fazer download e manter os dados. No meu caso, como utilizo um período de um minuto, os dados dão para 6 dias. Mas também posso fazer reset. O gráfico é produzido pelo software fornecido pelo datalogger.

    A.Sousa
    PouparMelhor.com
  7.  # 17

    Boa noite. Também eu sou um maluco por dados acumulados e comparações...
    Comprei um data logger, de uma marca fraquita e à dias detectei que ele fez reset sozinho, sem motivo aparente... Apagou todos os dados e a data também.. Ou seja, não é de fiar... A. Sousa, qual dos aparelhos da Fourier Systems tem? Quanto pagou por eles e onde comprou? São fiáveis??
    O ALV tinha-me indicado uns mas eram mais caros, mas se calhar era a melhor opção...
  8.  # 18

    Colocado por: A.SousaUm dos que mais me marcou foi dainfluência das cortinasdas janelas no isolamento térmico (imagem abaixo)


    Abaixo cortinas! :D
  9.  # 19

    nandogonca,
    Só agora os tirei da "hibernação" no frigorífico... Mas eles não têm inscrição que os identifique, excepto 8K. Vou ver se consigo recordar-me de mais detalhes. Não foram caros, mas já não me recordo exactamente, pois já foi pra aí há uns dois anos.
    São muito fiáveis, e os dois lado a lado dão praticamente a mesma temperatura, a 0.01ºC

    A.Sousa
    PouparMelhor.com
  10.  # 20

    É este?
    d
 
0.0265 seg. NEW