Iniciar sessão ou registar-se
    • AnaT
    • 1 outubro 2011

# 1

Olá a todos.
    O lava-loiças cá de casa é um antigo monumento em mármore dos anos 50 do século passado e está bastante estragado pelo uso ao longo destes anos todos.
    Não havendo euros para uma cozinha nova, a alternativa é instalar um novo lava-loiça.
    E aqui é que a dita torce o dito...
    A bancada é toda em mármore e eu não quero anular a bancada.
    Estive a ver nos Leroy e afins e encontrei uma "quase" solução que é uma cuba em inox cujas dimensões de largura e comprimento permitem encaixar a dita no lava-loiça existente.
    O problema é a "altura". A cuba em inox é uns 2 cm mais alta qua a cuba de pedra.
    Primeiro, pensei em adaptar um tampo extra colocado na zona do lava-loiça e que me daria a altura extra necessária mas que, esteticamente, não seria muito bonito.
    A alternativa é partir o todo o fundo do lava-loiça de pedra de modo a encaixar o de inox.
    Esteticamente, fica muito bem e parece-me uma boa alternativa.
    Agora a parte técnica? Como partir o fundo sem danificar o resto da bancada?
    Usar rebarbadora para cortar o fundo?
    Fazer diversos furos e cortar entre eles?
    Tenho medo que as vibrações partam tudo...
    Este é o "animal":
      005.JPG
  1.  # 2

Colocado por: AnaTComo partir o fundo sem danificar o resto da bancada?

Levar essa pedra a um canteiro que ele faz-lhe um corte direitinho.
    • AnaT
    • 1 outubro 2011 editado

# 3

Se o canteiro puder vir cá a casa... :)
    Obrigada pela sugestão, Luis K.W. mas "desmanchar" o bicho está fora de questão.
    O corte pode ficar uma desgraça porque nunca se vai ver. Fica sob o inox. Só não quero é partir tudo...
  2.  # 4

Existem mais lava-loiças de uma só cuba com menos profundidade ou mais, mais ou menos largos, etc... mas para o caso, a nao ser que esteja a ver mal, tem mesmo muita pouca profundidade, porque para além da profundidade da cuba de inox, ainda tem de contar que contar com a valvula para que a saida fique directa.
    • J.C
    • 1 outubro 2011

# 5

E....Pronto. Looooooool
      mallet.JPG
    • AnaT
    • 1 outubro 2011

# 6

:))
    Essa foi a primeira ideia mas acho que o bicho não aguenta...
    • J.C
    • 1 outubro 2011

# 7

Aguenta,aguenta, o bicho e o resto há volta, ehehehehe!
    • naar
    • 1 outubro 2011

# 8

Partindo do pressuposto que segue com a ideia para a frente, partindo o fundo do existente, (furos no perimêtro para mim seria o melhor) como resolve a questão dos rasgos do escorredor?

A cuba que viu não tem abas para pousar?
    • AnaT
    • 2 outubro 2011

# 9

naar, a ideia é mesmo para seguir em frente. Literalmente, uma questão de "vai ou racha"... :)
    A cuba em questão tem abas (modelo Quick do catálogo da Leroy Merlin mas com o furo de escoamento ao centro).
    Em relação aos rasgos do escorredor, pensei fazer uma "cama" de silicone e apoiar a cuba. Se não for suficiente para a água não passar, isolar com espuma de poliuretano (está bem escrito?) por baixo.
    • naar
    • 2 outubro 2011

# 10

E depois a agua que escorrer pelos rasgos vai para onde?
  3.  # 11

Que tal isto com disco de pedra.
      thumb1278796876_E3Pm2i5TMa.jpg
  4.  # 12

Um lava-louça de sob-tampo resolve o problema dos rasgos do escorredor. Pela foto, esse lava-louça em pedra da para ser retirado por causa das juntas, é levar a um canteiro que ele prepara isso para o de sob-tampo. O trabalho feito no local, não ficara tão bom e fará um pó desgraçado. Mas nada como falar com um canteiro para outras alternativas.
    • AnaT
    • 2 outubro 2011

# 13

Colocado por: naarE depois a agua que escorrer pelos rasgos vai para onde?

A ideia é não haver água a escorrer. Em relação a água acumulada, não me parece que venha a haver qualquer problema. Nada que um paninho à mão não resolva.

Colocado por: king25Que tal isto com disco de pedra.
      thumb1278796876_E3Pm2i5TMa.jpg

Pois. Essa seria uma das alternativas.
    O que eu pergunto é qual dos métodos é menos agressivo para a pedra.
    O que eu quero dizer com "menos agressivo" tem a ver com o facto de a bacia de pedra estar bastante fragilizada e poder rachar com as vibrações.

Máquina, eu concordo com o facto de um trabalho feito aqui em casa não vai ficar tão perfeito mas isso não me preocupa muito. O corte não vai ficar visível. Eu só não quero é que o resto da pedra fique rachada.
    Em relação ao pó... Paciência. O pó limpa-se. :)

De qualquer modo, obrigada pelos comentários e sugestões
    • naar
    • 2 outubro 2011

# 14

Colocado por: AnaT
    A ideia é não haver água a escorrer. Em relação a água acumulada, não me parece que venha a haver qualquer problema. Nada que um paninho à mão não resolva.

Certo! :)

Pois. Essa seria uma das alternativas.
    O que eu pergunto é qual dos métodos é menos agressivo para a pedra. Furos, muitos e o mais junto possível.

O que eu quero dizer com "menos agressivo" tem a ver com o facto de a bacia de pedra estar bastante fragilizada e poder rachar com as vibrações.

Máquina, eu concordo com o facto de um trabalho feito aqui em casa não vai ficar tão perfeito mas isso não me preocupa muito. O corte não vai ficar visível. Eu só não quero é que o resto da pedra fique rachada.
    Em relação ao pó... Paciência. O pó limpa-se. :)

De qualquer modo, obrigada pelos comentários e sugestões
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
  5.  # 15

Colocado por: AnaTPrimeiro, pensei em adaptar um tampo extra colocado na zona do lava-loiça e que me daria a altura extra necessária mas que, esteticamente, não seria muito bonito.
    A alternativa é partir o todo o fundo do lava-loiça de pedra de modo a encaixar o de inox.
    Esteticamente, fica muito bem e parece-me uma boa alternativa.
    Agora a parte técnica? Como partir o fundo sem danificar o resto da bancada?
    Usar rebarbadora para cortar o fundo?
    Fazer diversos furos e cortar entre eles?
    Tenho medo que as vibrações partam tudo...
    Este é o "animal":

Ana para si está muito degradado? pergunta para você pensar
    para mim que adoro essas bancadas com pia dá para recuperar, claro que não é bom ter aqueles buracos pela acumulação de residuos.
    que tal arranjar uma resina transparente e tapar os buracos?
    eu ficava com ele mesmo assim, são mesmo muito bonitos, e os defeitos são naturais dessa pedra, não acho nenhum problema te-los.
    Concordam com este comentário: Agonçalves, DEEPblue
    • AnaT
    • 2 outubro 2011

# 16

Olá Fernando.

Pois... Essa é a pergunta que já me ando a fazer há uns tempos largos.
    Mas algumas das fendas estão já tão fundas que deixam passar água e lavar a loiça numa cuba de pedra requer uma ginástica desgraçada.
    Resumindo, o que cai lá dentro, se não for de plástico, parte. Não tenho, propriamente, mãos de manteiga mas já estou um bocado farta de partir coisas ali. Se tenho de lavar algo mais frágil, chego ao ponto de forrar o fundo do lava-loiça com um pano de cozinha... Ridículo.
    Podia optar por uma cuba com escorredor para evitar o problema levantado pela/o naar mas pus essa opção de lado precisamente porque gosto muito da pedra da bancada.

Até já pensei colocar o lava-loiça noutro local da cozinha e anular as torneiras deste mas manter esta cuba, tal é o que gosto dela. Só que isso não é possível fazer neste momento (lá voltamos nós à falta daquilo com que se compram os melões) :))
    Concordam com este comentário: silvyl
    • AnaT
    • 2 outubro 2011

# 17

Olá Dogma.
    Não é o Lioz que tem um toque muito sedoso, quase como se fosse sabão?

O prédio foi construído nos anos 50 pelo que suponho que a pedra seja da mesma época.
    Na fotografia não dá para ver muito bem mas tem um belo tom rosado...
    • AnaT
    • 2 outubro 2011

# 18

Eh eh eh...

Mas não me respondeu, Dogma, em relação às características do Lioz? É que eu sou mesmo muito "croma" e gosto de saber estas coisas todas... :)

Colocado por: DOGMAmas dava para recuperar......já se sabe que sem trabalho nada feito.

mas você é quem tem de decidir,é que sabe da sua vida.

E tem toda a razão... :)

Independentemente do que eu decidir, depois eu coloco fotos do resultado.
    A não ser que eu faça uma grande borrada... :)
  6.  # 19

Colocado por: AnaTOlá Fernando.

Resumindo, o que cai lá dentro, se não for de plástico, parte. Não tenho, propriamente, mãos de manteiga mas já estou um bocado farta de partir coisas ali. Se tenho de lavar algo mais frágil, chego ao ponto de forrar o fundo do lava-loiça com um pano de cozinha... Ridículo.

Não me parece nada ridículo, pelo contrário. A pedra é linda (concordo com o Fernando) e se fosse possível recuperá-la com silicone...
    Pôr um daqueles panos-esponja no fundo de cvada vez que lava a loiça tb não dá assim tanto trabalho...é só tirar, espremer e guardar até à próxima utilização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
    • naar
    • 2 outubro 2011

# 20

Colocado por: DOGMA
    além de conhecer esse pedra ao vivo,sei que é um calcário aí da zona Lisboa/Sintra.

Aquilo é Lioz de Pêro Pinheiro, ponto final.

0.0233 seg. NEW