Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Alguém sabe que tipo de cobra é esta?
    • adan
    • 3 outubro 2011

# 2

João Dias... Não é que seja ou não alarmista... ppois todos os cuidados são poucos... e nos dias que correm muito mais... Mas no norte do país... a probalidade disso ocorrer é... mais rara (ainda que possa ocorrer... mas são espécies vindas do exterior português... Algum coleccionador que tinha o animal, gostou muito dele até que se fartou e vai daí libertou-no na natureza... e esta segue o seu ritmo... Mas joão nao achou piada á do seu gatinho... para caçar a cobrita??? lol

Sei e concordo consigo que é mito dizer que não há víboras venenosas em portugal. Existem pelo menos duas espécies conhecidas: a víbora cornuda e a vibora-de-Seoane. O seu veneno faz doer, mas raramente mata... Mas tudo isto sabemos que num apessoa de saúde robusta... Num já de si débil, tudo pode acontecer e o veneno tudo pode desencadear... Mais info: http://invirtus.net/in/story.php?title=a-v%EDbora-mais-venenosa-em-portugal-n%E3o-mata----mas-m%F3i-1 e http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=616&articleID=1602

A demonstrada na figura é uma simples cobra de água... muito assustadiça e inofensiva... Alimenta-se de pequenos peixes, larvas e insectos... (confrontar: http://www.infopedia.pt/$cobra-d'agua e http://pt.wikipedia.org/wiki/Helicops. Está na sua casa por engano, confirme se nas redondezas tem algum charco de água, ribeiro ou poço abandonado (muito raramente aparece em poços que são utilizados diáriamente), só para ter a certeza...

Amanhã coloco aqui fotos dos meus espécies fotografados em pleno parque da Serra do Gerês esperando que só as tenha caçado com a minha maquina fotográfica... (é um estranho hobby meu: fotografar animais bizarros e pouco comuns...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
    • naar
    • 3 outubro 2011

# 3

Colocado por: adan... Mas joão nao achou piada á do seu gatinho... para caçar a cobrita??? lol

Boas,

O adan enganou-se no dono do gato, o gato que referiu, é do Oxelfer! :)

Fico á espera das fotos!
    Concordam com este comentário: adan, Joao Dias
  2.  # 4

Colocado por: madperAlguém sabe que tipo de cobra é esta?
    Parece-me ser uma destas...é um cobra de água viperina...a mais comum em Portugal...só se ela apanhar uma piela de décis é que pode ser considerada perigosa...pelo menos para o animal que a pense em comer de seguida...
      agua viperina.jpg
  3.  # 5

O seu veneno faz doer, mas raramente mata

Concordo... partindo do principio de que o antidoto é administrado nas primeiras horas a seguir á mordida !! No caso do meu amigo por exemplo, este foi mordido enquanto estava a jogar Paintball (o cromo encontrou a cobrinha e vai dai deixa-me cá agarrá-la que isto em Portugal não existem cobras venenosas... pois...) quando chegou ao Hospital, neste caso o Amadora Sintra, não havia antidoto algum para administrar pois nem sequer sabiam de que espécie se tratava.
    Já descrevi em cima o que se passou com o moço em questão mas o mais giro é que na mesma semana foram mordidas mais duas pessoas pela mesme espécia (vibora cornuda) e essas, com o Hospital já avisado do que poderia acontecer e com o antidoto á mão, tiveram alta no dia a seguir ou uma coisa do género.
    Basicamente não é motivo para se fazer uma caça á bruxa por causa da cobrinha que realmente até parece uma cobra de água inofensiva mas nestes casos, principalmente havendo crianças, não se deve facilitar !!
    Concordam com este comentário: adan
  4.  # 6

Colocado por: adanconfirme se nas redondezas tem algum charco de água, ribeiro ou poço abandonado (muito raramente aparece em poços que são utilizados diáriamente), só para ter a certeza...

Não, aqui perto não tenho nada disso!
    Já a cerca de 600/700 mts existem umas lagoas e um rio... mas não acho que a pequenina tenha vindo de tão longe!

Poderá ter vindo do tal tubo de dreno que tem um buraco para limpeza na cave?

Esta cobra trepa paredes? Eu não estou a ver uma cobra tão pequenina a ir parar lá em cima sozinha!
    • naar
    • 3 outubro 2011

# 7

madper,

Tape o buraco na cave e esqueça a cobra! :)

Durma descansada.

Como terapia, vá comer uma boa dose de enguias fritas :)

É que a cobrita parecia mesmo uma enguia! ;)

E se puder, diga-nos que já está descansada, porque já viu que era uma cobra de agua e como o nome indica gosta é de agua e não de estar dentro de casa!
    Concordam com este comentário: InHerSpace
  5.  # 8

Se era pequena devia ter a projenitora por perto e deve haver mais. A vingança vai ser terrivel.
    Concordam com este comentário: InHerSpace, Nene2011
  6.  # 9

Eu tinha um pastor alemão que apanhava as cobras e as matava.
  7.  # 10

Colocado por: picodofachoSe era pequena devia ter a projenitora por perto e deve haver mais. A vingança vai ser terrivel.
    Discordam deste comentário:naar

veja lá não vá a proGenitora comê-lo a si... toda a gente sabe que as cobras de água não tem progenitoras... nascem dos ovinhos que são largados pelas cegonhas... Ò MAdper... já cheguei eu para a assustar hoje, não ligue a estes comments senão é que não dorme mesmo !! Ponto da situação final, éra uma cobra de água, não faz mal a ninguem, estava completamente perdida dentro de sua casa (a não ser que viva na Atlântida) e mesmo que exista uma progenitora estará demasiado ocupada a brincar com os sapos e por isso esteja deescansada que não lhe vai fazer nenhuma visita !!!
    Esteja bem , fique melhor e durma descansada !!!!
    Cumprimentos, João
    Concordam com este comentário: naar
  8.  # 11

Colocado por: picodofachoSe era pequena devia ter a projenitora por perto e deve haver mais. A vingança vai ser terrivel.
    Discordam deste comentário:naar

A propósito... embora mauzinho... LOLLLLLLLLLLLLLL
  9.  # 12

Colocado por: Joao Diasnascem dos ovinhos....

Provavelmente de uns ovinhos que a proJenitora deixou lá em casa, logo os restantes familiares devem, andar por lá.
  10.  # 13

Colocado por: Picareta
    Provavelmente de uns ovinhos que a proJenitora deixou lá em casa, logo os restantes familiares devem, andar por lá.

Mau... você tambem... olhe que assim a Senhora não tem descanso !!! Esqueça lá a proGenitora que deve andar bem longe...
  11.  # 14

Porque não experimenta um daqueles"devices" de ultra sons que repelem a bicharada?
  12.  # 15

Colocado por: PicaretaProvavelmente de uns ovinhos que a proJenitora deixou lá em casa, logo os restantes familiares devem, andar por lá

Colocado por: picodofachoSe era pequena devia ter a projenitora por perto e deve haver mais. A vingança vai ser terrivel

Não sei se è brincadeira de mau gosto, mas o certo è que eu ja estou demasiado assustada para me assustarem ainda mais. Não è apenas por mim... è mais pelas minhas filhas!
    Entretanto o meu marido jà tapou o buraco, mas ele diz que ainda existem alguns locais que podem entrar bichos. Ele vai tentar tratar disso amanhã.

( desculpem-me os acentos, mas o meu PC resolveu não colocar o acento correcto. Aparecem sempre dois acentos seguidos... sò este è que dà... o outro dava assim "s´´o este ´´e que d´´a!")
  13.  # 16

Quanto aos acentos, pode ser o virus bugbear... como pode ser apenas a configuração do idioma...

Quanto à cobrita, não sei o que lhe possa dizer... É muito estranho existir uma cobrita tão pequenina no seu quarto! Como raio foi ela lá parar sozinha?
    Nem sei o que lhe diga… mas não gostaria nada de estar na sua pele!
    • adan
    • 4 outubro 2011

# 17

Aqui vão as fotos tiradas no dia 23 de agosto de 2009, na Portela do Homem - Mata da Albergaria (Gerês)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
      2009-08-23, Portela do Homem 39.jpg
    • adan
    • 4 outubro 2011

# 18

Mais uma
      2009-08-23, Portela do Homem 48.jpg
    • adan
    • 4 outubro 2011

# 19

Outra
      2009-08-23, Portela do Homem 49.jpg