Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Estou a pensar colocar uma janela de sotão num telhado que fica virado a sul. A janela vai apanhar sol praticamente o dia inteiro, será que vai entrar muito calor para a habitação?
    Penso colocar uma janela da marca Fakro.

Caso eu pretenda apenas uma claraboia (que não abre) alguém sabe uma marca que tenha?

Também estou num dilema para decidir o tamanho da janela. Existe alguma regra empirica entre o tamanho da janela e a área de telhado da divisao, p. ex?

Obrigado
    • eu
    • 3 outubro 2011

# 2

Colocado por: TenazesEstou a pensar colocar uma janela de sotão num telhado que fica virado a sul. A janela vai apanhar sol praticamente o dia inteiro, será que vai entrar muito calor para a habitação?

Sim, vai entrar IMENSO calor. Aconselho a comprar um estore exterior próprio para o modelo de janela.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  2.  # 3

Estive a ver e existem umas com vidro duplo com protecção solar. Isto vale alguma coisa? ou não protege nada?

Obrigado
    • eu
    • 10 outubro 2011

# 4

Colocado por: TenazesEstive a ver e existem umas com vidro duplo com protecção solar. Isto vale alguma coisa? ou não protege nada?

Eu tenho uma janela de sótão com vidro duplo e protecção solar.

Atenua muito a transmissão de calor, sem dúvida, mas mesmo assim entra bastante calor...
  3.  # 5

Estou a pensar colocar uma janela de sotão num telhado que fica virado a sul. A janela vai apanhar sol praticamente o dia inteiro, será que vai entrar muito calor para a habitação?

Porque não pensa em colocar um estore exterior, cortina de escurecimento ou mesmo blackout?, diminuem muito o problema de sobreaquecimento que vai ter.
    Eu vou ter uma situação idêntica e vou colocar estores exteriores eléctricos.
    Cumprimentos
  4.  # 6

Colocado por: TenazesBoa tarde

Penso colocar uma janela da marca Fakro.

Caso eu pretenda apenas uma claraboia (que não abre) alguém sabe uma marca que tenha?

Também estou num dilema para decidir o tamanho da janela. Existe alguma regra empirica entre o tamanho da janela e a área de telhado da divisao, p. ex?

Obrigado

sim vai, pode é colocar uma película reflectora por fora nessa janela, além de estore claro.
    e sobretudo pode isolar o piso/laje, isto para não passar o calor para o resto da casa.

quanto à dimensão é a olho"" depende da localização da janela e para o que a àrea é destinada, mas aponte para 1m2 de janela para 10/15m2
  5.  # 7

Esta é uma situação "adaptada" porque uma das janelas será para o tecto da cozinha e outra para o tecto de um anexo que será utilizado para "tasca", ambos virados a sul.
    Relativamente à tasca, não tenho grandes dúvidas porque será mais utilizada de inverno e não vejo grande problema de entrar algum calor, mesmo que a utilize de verão. Na cozinha é que está a essencia da questão... provavelmente vou ter que colocar um estore, mas como é uma casa rústica queria evitar estores.
    Uma cortina rolante ou talvez um toldo exterior servirão de alguma coisa?
    O toldo exterior não será muito susceptivel a ser deteriorado com as intemperies?
    Penso comprar janelas com vidro duplo e protecção solar.

Boa dica a da dimensão...vou ver se assim chego lá

obrigado

0.0128 seg. NEW