Iniciar sessão ou registar-se
    • Mac
    • 26 outubro 2008

     # 1

    Vivam
    Estive a ler um artigo sobre paredes duplas com caixa de ar e placas de isolamento em que o autor refere a importância de ligar os panos entre si através de estribos de travamento
    http://www.dec.fct.unl.pt/seccoes/smtc/pub8.pdf (pág 2)
    Embora considere que seja uma técnica válida não consegui encontrar informação especifica sobre os tais estribos de travamento nem como os mesmos são aplicados em compatibilidade com a aplicação das placas de isolamento térmico (xps ou eps).
    Gostaria de obter comentários, ou links sobre a execução desta técnica, inclusive sobre a necessidade ou não do travamento dos panos entre si.
    Cumprimentos
  1.  # 2

    Os tais estribos de que fala são elementos metálicos anti corrosivos que fixam no isolamento térmico, prolongam-se até ao pano exterior, normalmente são fixados no pano exterior na argamassa (horizontal) entre as alvenarias. existem de diversos tipos e formatos mas a função é a mesma, fixar o isolamento no pano interior de forma a que o isolamento não funcione como condutor de humidades para a parede interior. Para que isto funcione tem que a caixa de ar ser ventilada, tendo a caleira e tubos de drenagem como referido no texto.
  2.  # 3

    Boas

    Onde utiliza travamentos entre panos de alvenarias, e que quando temos panos com tijolo maciços de alguma dimensão, para evitar que os panos abram entre si, ou quando não temos elementos de betão a travar. 2 exemplos;

    1 . Muros em tijolo maciço. Como não têm pilares, colocam-se travamentos entre os 2 panos. Fiz uma vez um muro com 200m de comprimento, com 2 panos de tijolo maciço afastados 50cm entre si e um capeamento pré fabricado por cima.

    2 - Quando se usa tijolo maciço nas paredes, por questões visuais, o pano exterior passa sempre por fora da estrutura de betão, para que esta não se veja. A partir de uma certa altura, estas paredes têm tendência a sair da vertical se não tiverem esses travamento. Se passar no edificio sede da Câmara Municipl de Lisboa na Avª da Republica, repare que num dos alçados laterais, estão umas chapas de aço a cintar a parede, e como estão pintadas à cor do tijolo, disfarçam bem. Aquele parede deve ter uns 20m de altura e não tinha ou tinha poucos travamentos. Quem a reparou, disse-me que chegou a estar desaprumada 30 a 40cm e que só não aconteceu uma trágedia, porque... (Ao lado existe um jardim de infância.)

    Fica aqui um pormenor, retirado do site do Vale da Gândara. Repare no travamento a meio da parede superior
    APhotobucket

    Numa parede tradicional de tijolo cerâmico furado em vivendas, não me parede que se justifique. Se for para segurar o XPS, basta colocar uns calços com 10x10cm colados no XPS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mac
  3.  # 4

    De facto na minha obra não foram utilizados travamentos a ligar os dois panos de alvenaria, contudo o que foi feito, foi em cada parede em cada uma das partes dos pilares a colocação de um ferro de 10 salvo erro, fixado no pilar e colocado uns 30 centimetros por cima de uma fiada de tijolo.

    Esta operação era efectuada duas vezes por cada pano de parede em cada uma das extremidades. O xps foi colocado em cima de guias que foram fixados ao pano exterior.

    Um abraço

    http://montedochafariz.blogspot.com/
 
0.0110 seg. NEW