Colocado por: BamGuimaBoa tarde a todose os valores que pretende é para ficar igual, ou vai optar por um bom isolamento? se for substituir por igual sem alterar nada não necessita de projecto, bastará no inicio das obras informar apenas
Preciso de orçamento para uma pequena vivenda com sotão (anos 30) que esta localizada no centro de Vila Franca de Xira, preciso remodela-la urgentemente mas como o dinheiro é pouco decidi fazer por etapas.
Optei por começar pelo telhado pois ele já apresenta infiltrações, o madeiramento que suporta a agua furtada deve estar a ceder pois o telhado esta a ficar torto além do que estou desconfiada que o telhado esta a abrir pois a fachada esta com rachaduras. (também pode ser um assentamento de terra)
As características do telhado são as seguintes:
.Cerca de 60 m2 de area
.Duas aguas
.Possui uma agua-furtada
.2 chaminés
.3 tubos de queda, sendo que estes estão por dentro da parede
.1 asna (é assim que se chama?), tem uma peça que aparenta possuir algum bicharoco
.Telhas francesas
.Não possui isolamento térmico
.As caleiras devem estar todas partidas pois tenho infiltrações em varios pontos do tecto do res de chão.
Penso que esta breve descrição ajuda a ter ideia do estado do telhado. Qual é o valor médio do custo de um telhado nestas condições?É preciso pedir alguma autorização a Câmara?
Prometo actualizar o post com muitas fotos de todo o processo :)
Colocado por: pdavidmarquese os valores que pretende é para ficar igual, ou vai optar por um bom isolamento? se for substituir por igual sem alterar nada não necessita de projecto, bastará no inicio das obras informar apenas
Colocado por: Luis K. W.O que tem, actualmente POR BAIXO do telhado? Estafe ou telha à vista ?
Em que é feito o pavimento do sotão (não me diga que é na mesma madeira que já tem bicho nas asnas!).
Beirados, tem? Com que comprimento(s) ?
As chaminés, como estão? A precisar de reparação (picar, rebocar, pintar) ou têm de ser reconstruídas?
Em que são feitas as paredes da água furtada?
O que tenciona fazer com os tubos de queda dentro das paredes (provavelmente, em grés, não?)?
Já sabe que tipo de isolamento / impermeabilização pretende utilizar?
A telha francesa é de Marselha ou de LaLys?
Um preço médio (com madeiras, telha, subtelha e isolamento térmico) deverá andar nos 150euros/m2+IVA.
Mas há uma série de variáveis que só vendo no local.
E não. Em princípio não precisa de licenciamento camarário (a não ser que tencione mudar algo). Pode é vir a precisar de licença para ocupação de via pública (andaime, estaleiro...).
Colocado por: PauloCorreia
Não se esqueça que se meter subtelha o telhado vai subir 5cm (3cm da subtelha + 2cm da ripa pvc), o que obrigará a subir as Velux, com os respectivos trabalhos acessórios ao nivel do tecto e refazer as caleiras. É necessário que se certifiquem se isto pode ser feito, porque por exemplo, aquele guarda fogo, é muito baixo e a telha vai ficar quase à mesma cota. Em caso de ventos laterais, pode criar um problema onde ele não existia.
Nestas coisas, não se pode olhar apenas para um dos pontos, mas para o conjunto. Embora não seja partidário das telas que estão no post 10, do fernando gabriel (furam-nas o que anula muito do efeito), pode fazer outra coisa, onde obtém o mesmo resultado a um custo muito inferior.
Levanta a telha, aplica 3 demãos de cuprinol na estrutura e depois aplica umaMEMBRANA ONDUTISS STX, que é uma membrana permeável ao vapor e impermeável à água,por cima do ripado,sem qualquer fixação (furação), de forma a constituir uma barreira continua desde a cumeeira até ao beirado. Fixe por aparafusamento apenas no topo superior, se quiser, porque depois o peso da própria telha, segura-a. Como as telhas são montadas de baixo para cima, nem estas fixações são necessárias
Desta maneira, mete uma barreira à água, sem levantar a cota do telhado e sem mexer no que está feito, que está a funcionar e a um custo muito inferior.
Colocado por: BamGuimaA prioridade é a impermeabilização por isso descobri em um post aqui do forum que ha hipotese de utilizar uma membrana chamada ondutiss STX, sei que ela não tem nenhuma função de isolamento termico mas serve para o que eu preciso agora.Entãovamos a polémica ..por cima ou por baixo das ripas?
Colocado por: BamGuimaAgora sim a ideia é o conforto termico por isso por dentro seria colocado XPS 30 mm + pladur
NOTA. Sei que não é a solução ideal mas também não me parece tão absurda além do que o sotão não será habitado antes da conclusão da 2ª etapa