Colocado por: j cardosoAcho que está a exagerar, não deve passar dos 90%.
Colocado por: PicaretaNão lhe escapa nenhuma.
Colocado por: PicaretaSe experimentar a dar os desenhos, e receber uma cópia assinada, que comprova que o desenho foi entregue, vai verificar que essa percentagem baixa para valores bem mais baixos.
Colocado por: dutilleul Caro Picareta, não acredito. Não sabem mesmo. Eu também cheguei a pensar que era má vontade. Não era. E até pode ser que tenha razão no que se refere a cópias assinadas mas... eu não sei viver em ambiente notarial. Devo parecer-lhe quadrado; sou um daqueles parvalhões para quem a palavra é ouro.Concordam com este comentário:adan
Colocado por: adan... o erro até nem foi muito (ironia) só se esqueceu da continuação da lage, um pedacinho de 2,20m por 0,90m... As portas ficavam no segundo ou terceiro degrau...
Colocado por: dutilleulSão necessárias licenças para tudo e mais alguma coisa mas ninguém necessita dar provas de que sabe ler uma planta para ser mestre de construção civil.
Colocado por: DOGMApor isso é que sou Sportinguista
Colocado por: dutilleulAinda hoje enviei uma mensagem ao electricista apenas para dizer uma coisa aparentemente óbvia mas que muitos (e bons!) electricistas parecem ignorar; a posição relativa dos comandos. Ou seja, num conjunto de comandos a sua posição relativa deve resultar não de um acaso mas de uma relação analógica com os dispositivos a comandar. Assim, um interruptor à direita de quem o ativa deve activar uma lâmpada à direita, etc., etc.,...
Detalhes, detalhes e mais detalhes...
Colocado por: dutilleulfaço cadernos para o canalizador, para o electricista, para... toda a gente que lá trabalha
Colocado por: dutilleulAqui para nós: eu acho que99% das pessoas que trabalham na construção civil não sabe interpretar um desenho técnico que vá além de uma planta(desde que não seja muito complexa). E acho que não estou a exagerar.
Colocado por: j cardosoAcho que está a exagerar, não deve passar dos 90%.
Colocado por: dutilleul10/10/2011
Foram instalados os estores (“brisa solar” na janela panorâmica).
Nem lhe passa pela cabeça as coisas que eu comecei a perceber quando tentava explicar alguma coisa através de um corte ou alçado. Por exemplo o desenho que o two-rok fez para ilustrar a rutura térmica na zona do assentamento das caixilharias. Ninguém - repito: ninguém – na obra o entendeu. Ou calavam-se que nem ratos, ou faziam ares de entendidos, ou discurso do tipo “pois, isso é tudo muito bonito mas ainda não é este ano que o benfica lá vai”,... Ninguém confessou uma única vez que não percebia a ponta de um corno daquilo que tinha diante dos olhos.
Houve um – o gajo do pladur – que através de uns rabiscos que lambuzava numa das placas (bom trabalho me deu quando chegou a altura de a pintar...) pretendia dar a entender-me que sabia muito bem dessa coisa dos desenhos. Conseguiu dar a entender-me que uma vez, na sua longa vida profissional, tinha visto um desses desenhos e se tinha esforçado por compreendê-lo. Sabe como é que ele desenhava a ilustração do seu conhecimento? De cima para baixo. Como não percebia nada do que o gajo estava a rabiscar lá acabei por compreender que o desenho que ele um dia tinha visto era na horizontal (encadernado e legendado ao alto). Portanto, desenhava tudo de cima para baixo
Não dava para acreditar, só vendo e ouvindo.
Colocado por: dutilleulFui eu que não disse exactamente como o trabalho deveria ser feito.
Colocado por: dutilleulDevo parecer-lhe quadrado; sou um daqueles parvalhões para quem a palavra é ouro.
Colocado por: LiMatosTem havido uma tentativa para habilitar os construtores, através de um curso com vista à obtenção de um CAP. Aí na Zona Oeste, muitos pequenos construtores optaram por frequentar esse curso. Até porque os habilita a serem responsáveis pelo próprio alvará (até classe 2) e poupam o pro-forma de ter um eng.º nos quadros da empresa. Nesse curso aprendem muita coisa em termos técnicos, embora o brio profissional não se ensine, ou há, ou não há.
Colocado por: two-rok
Ninguém é perfeito...
Percebo perfeitamente o que disse o dutilleul, e concordo a 100%, e contra mim falo, o único curso que tenho que me ajudou a fazer um trabalho que quanto a mim é um trabalho bem feito (pode haver quem não ache), são 12 anos de experiência a trabalhar neste ofício, e o facto de ter aprendido a gostar do que faço, se um dia alguma lei me obrigar a receber formação para poder exercer, fá-lo-ei de bom grado e só peca por tardia, pois tinha evitado que muitos curiosos um dia pensassem em abrir uma empresa no ramo da construção, pois a certa altura toda a gente se começou a achar capaz de construir, resultado: a mediocridade tornou-se regra geral e o mercado está altamente saturado.
Colocado por: LiMatosAí na zona Oeste, presentemente, só os construtores com brio profissional e com experiência suficiente é que estão a conseguir sobreviver a esta onda de falências e, mesmo assim, muitos tremem.
Colocado por: LiMatosJá aqui ficou mais que claro que não é um curso que habilita uma pessoa a ser bom profissional ou mais inteligente que outros.
Colocado por: Hélio Pintoler um desenho deveria ser o ponto de partida
Colocado por: jfsmoreiraO cliente idealiza uma coisa, mas no final sai outra!
Conjugar peças desenhadas em gestão de projecto, por exemplo, é preciso aprender/ estudar, mas partem de uma base empírica.