Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Obrigada pelo comentário Pedro.

Colocado por: Pedro Azevedo78
    - Como está resolvida a SUITE. A zona de WC demasiado aberta... O chuveiro logo ali na passagem...
    Até lhe pode parecer tudo muito "bonito", mas e de manha? Ou à noite? Um levanta-se ou deita-se mais tarde e o outro leva com o barulho e luzes todas!!
    NADA funcional. Acredite!

Sim essa é uma das questões sobre a qual ainda estamos a estudar a melhor solução. A suite já tive várias iterações (logo vou fazer a compilação das iterações da suite e disponibilizo).

Assim como a cozinha e sala em open space. Já aqui disse várias vezes e volto a repetir: Muito bom para quem NÃO cozinha! Para quem cozinha regularmente é horrivel ter de estar na sala com alguns dos cheiros próprios da confecção da comida...

Já não é a primeira pessoa que me diz isso mesmo, para ter cuidado com os cheiros da confecção da comida que vão circular entre a cozinha e a sala, essa é outra das questões que temos estado a pensar em formas de minimizar isso. Já pensamos se seria possivel colmatar isso com o uso de um biombo ou algo desse genero.

Ah, assim como essa placa numa ilha tão estreita... Mais uma boa característica para quem não cozinha... Ou então para quem gostar de limpar o chão do outro lado da placa cada vez que faz certos pratos...

Esta foi precisamente uma das coisas que o arquitecto me informou que em obra poderia aumentar o tamanho/largura da ilha.

Obrigada.
    Fuzzy
  2.  # 22

Colocado por: Fernando Gabriel Arqestou à procura do lavatório no quarto maior...

Colocado por: Luis K. W.Lavatório, para quê ?
    O bidé não serve, precisamente, para lavarmos a cara e as mãos ?!?

Bom dia! :)

Eu vejo lá dois lavatórios a não ser que os estejam a tomar por almofadas.. ..!?? Será..?? LOL

Patrícia Silva
  3.  # 23

Se essa fosse a minha casa, a primeira alteração que a minha mulher mandava efectuar, era aplicar uma porta na IS da suite...ou então deixava de fazer feijoada :))
  4.  # 24

Quanto aos wc concordo se existir aquele tipo de amor onde até a "libertação de gases" não é constrangedora. Isto porque aquela sanita quase em "open space" com o quarto/cama. O problema do wc partilhado, mais por causa das visitas...olhe o amigo do seu filho entrar no wc e estar lá a sua filha :) E estar a por mais uma porta parece-me já um exagero de "fragmentação".

"a forma segue a funcionalidade" não se aplica aqui..será um mais e "kitsh"...mas a casa é para o utilizador, o mesmo é que tem de decidir o que pretende.

Os grandes corredores nos quartos aumentam a privacidade dos mesmos.

numa analise superficial é isto e tudo o que já foi dito que consigo "ver".
  5.  # 25

A cabine WC, da suite pode e deve levar uma porta de correr, possivelmente em vidro.
    Para resolver a questão do barulho vapores da zona de lavatório e banho.. podem sempre colocar dois paineis de correr que se escondem dentro da parede divisória para a cabeceira da cama.
  6.  # 26

Colocado por: Picaretae ao/à fuzzy ninguém pode dizer para "contratar um arquitecto", como se diz muita vez por aqui, porque nitidamente este projecto é de arquitecto.

hehe bem verdade, nota-se bem

Colocado por: Luis K. W.O bidé não serve, precisamente, para lavarmos a cara e as mãos ?!?

como não tenho bidé não sei para que serve :)

Colocado por: fuzzySim, efectivamente tem o corredor de 9m. Mas era enevitável pois como o terreno só tem 800m2 e como nós pretendiamos que a casa fosse terrea não existe outra forma de colocar a disposição das divisões, retirando o máximo partido das vistas.

ainda há de me explicar o inevitável no que disse...eu não vejo inevitabilidade nenhuma nisso...vejo é várias soluções sem contemplar essa opção de corredor"" conforme está

Colocado por: fuzzyAcha que 8m de comprimento de vidro é "demasiado"? Pelo que tenho visto aqui pelo forum, não acho nada exagerado, tendo em conta que queremos tirar o máximo proveito das vistas, da zona da piscina, colocar uma pequena mesa na zona da cobertura em frente há cozinha, etc, não considero que seja "demasiado".

eu achar não acho demasiado, acho mesmo super demasiado, demasiado seriam nessa escala de casa e sala 5/6metros

Colocado por: fuzzyQuartos de hotel? :D. Bem, os corredores dos dois quartos tem 4m e pouco, acha isso gigante? Podem ser um pouco grandes podem, mas como tem a zona dos armários embutidos onde da para colocar diversos tipos que podem transformar por completo essa sensação de corredor "gigante".

quartos de hotel principalmente pelo corredor criado sim...acho isso uma solução básica que cria corredores e que é recorrente da implantação do wc...e isto tudo pode ser diferente, tem é de se pensar puxar pela cabeça.

Colocado por: fuzzyHehe, não conseguiu encontrar o lavatório na suite??? :D, a suite tem dois lavatórios.
    Quando diz que a casa parece-lhe com desperdício de áreas está-se a referir em que divisões concretamente? O que sugere para colmatar esse desperdício?

aqui tem razão tem, visto melhor tem duas coisas desenhadas ali atrás da cama, que realmente parecem umas almofadas como disseram...mais estranha se torna a solução, alem do chuveiro vamos ver os lavatorios

estou a ver que não aceita bem criticas...eu estou aqui para chamar atenção e tentar ajudar apenas.

quanto às áreas, estou a falar principalmente de quartos e corredores, para mim há desperdício por ai.
  7.  # 27

Muito obrigada pelo seu comentário Fernando.

Colocado por: Fernando Gabriel Arq
    ainda há de me explicar o inevitável no que disse...eu não vejo inevitabilidade nenhuma nisso...vejo é várias soluções sem contemplar essa opção de corredor"" conforme está

Em todos os estudos que foram feitos, de forma a conseguir ficar com as divisões que actualmente existem (e respectivas áreas), de forma a tirar o máximo partido das vistas a partir da sala/cozinha e quartos, que outras opções/disposições consegue ter de forma a reduzir o corredor?

aqui tem razão tem, visto melhor tem duas coisas desenhadas ali atrás da cama, que realmente parecem umas almofadas como disseram...mais estranha se torna a solução, alem do chuveiro vamos ver os lavatorios

A ideia para a a disposição foi retirada de uma imagem que anda aqui pelo forum, mais logo coloco-a para verem.

estou a ver que não aceita bem criticas...eu estou aqui para chamar atenção e tentar ajudar apenas.

Ohh não diga isso Fernando, se não aceitasse bem as criticas (construtivas e menos construtivas) não tinha aberto este tópico. Fi-lo de forma a poder ter a opinião de pessoas como você (supostamente mais experientes que eu neste tipo de coisas), para evitar erros comuns.

quanto às áreas, estou a falar principalmente de quartos e corredores, para mim há desperdício por ai.

Onde e de que forma é que acha efectivamente que posso minimizar esses desperdícios de áreas?

Obrigada.
    Fuzzy
  8.  # 28

Caro Fuzzy

em primeiro lugar... Boa Sorte...!

depois .. uma questão? se me permite.. qual é o V. orçamento?

e já agora.. não sendo nada consigo.. mas aproveitando já.. outra vez o Feng Shui..! é a segunda vez hoje no fórum que vejo falar nisto..! já agora quam está a invocar o Feng Shui.. Sabes o que é Feng Shui?!? onde é que vives?!?

Cumps.
  9.  # 29

Colocado por: Ricardo.FigueiredoSabes o que é Feng Shui?!?

Eu sei! É uma treta para enganar pacóvios! :)
  10.  # 30

Colocado por: MikeMelga

hehe, ou uma peça de sushi :)
  11.  # 31

Fuzzy

no geral gosto do conceito e acho que tem bom desenho, no entanto não deixa de ser um esquema simples e merece mais reflexão na forma dos espaços. Embora não conheça o norte e a envolvente alguma coisa pode ser dita. Aquela wc logo no estrangulamento da entrada acesso, com a porta para ali virada, não me parece bem. O layout dos quartos ( todos ) deve ser melhor afinado, pois neste momento é apenas uma solução rigida tirada do mostruário visual abundante aqui e ali na net e e revistas. Pessoalmente neste caso, não abria o escritorio para a sala em toda a parede e ganhava ali um bocado de parede para a zona de estar e onde ficaria bem melhor a tv ou mesmo a lareira, imagine a zona de estar com as portas do escritorio fechadas mas ficando ali toda uma "empena" vazia sem possibilidade de encostar ou pendurar algo por ser portas.
    em relação aos quartos individuais, repare que a secretária está mesmo numa zona desfavorável para trabalhar, de raiz não há necessidade de criar tal constrangimento a uma zona de trabalho e estudo.
  12.  # 32

Colocado por: fuzzyEm todos os estudos que foram feitos, de forma a conseguir ficar com as divisões que actualmente existem (e respectivas áreas), de forma a tirar o máximo partido das vistas a partir da sala/cozinha e quartos, que outras opções/disposições consegue ter de forma a reduzir o corredor?

isso é subjectivo, mas por exemplo mudando disposições do poligno da casa, por exemplo mudando a disposição dos quartos

Colocado por: fuzzyA ideia para a a disposição foi retirada de uma imagem que anda aqui pelo forum, mais logo coloco-a para verem.

a ideia por si só até pode ser boa, agora como está não me parece mesmo nada bem...se colocasse uma porta de vidro fosco a tapar esse espaço ainda percebia, agora assim não.
    geralmente essa ideia aplica-se quando a entrada está em lado oposto.

Colocado por: fuzzyOhh não diga isso Fernando, se não aceitasse bem as criticas (construtivas e menos construtivas) não tinha aberto este tópico. Fi-lo de forma a poder ter a opinião de pessoas como você (supostamente mais experientes que eu neste tipo de coisas), para evitar erros comuns.

então discordou logo de mim, e dos outros membros não :) e eles dizem-lhe a mesma coisa sobre os pontos que lhe falei.

Colocado por: fuzzyOnde e de que forma é que acha efectivamente que posso minimizar esses desperdícios de áreas?

nos quartos por exemplo, como lhe disse...dispondo as casas de banho de outra maneira por exemplo, e reduzindo espaços...por exemplo...se fizer as contas a suite total dá 46m2! isso é uma sala grande
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fuzzy
  13.  # 33

Lavandaria ao lado dos quartos!? Suponho que nunca ligou, nem vai ligar, uma máquina à noite. :|
  14.  # 34

Colocado por: danobregaLavandaria ao lado dos quartos!? Suponho que nunca ligou, nem vai ligar, uma máquina à noite. :|

tem logica na sua observação, mas opor outro lado também tem logica ter a lavandaria junto aos quartos para directo acesso à roupa e armários, eu por acaso também gosto dessa solução.
    eu diria que a escolha parte do cliente neste caso.
    Concordam com este comentário: danobrega, fuzzy, Italiano
  15.  # 35

Na minha casa que está em construção, também tinha optado por uma IS comum aos dois quartos das minhas filhas.
    No meu caso, cada uma tinha o seu lavatório (para terem a sua privacidade) e partilhavam o duche, a sanita e o bidé.

Depois de ponderar, em vez de uma fiquei com duas IS.

Algumas razões que me fez mudar de ideias:
    - tudo isto é giro agora quando são pequenas... agora até partilham o quarto, roupas e brinquedos. No futuro, crescem e querem a sua autonomia.
    Já estava a ver as "guerras" para irem à sanita/bidé ou duche.
    - quando levarem os/as amigo/as ao quarto, se tiverem de ir à IS podem dar de caras com outra pessoa :-)
    - pus-me a pensar, se eu noutras condições a nível de filhos, quereria comprar a casa com IS partilhada. E, reparei que a probabilidade estava contra mim. Teria de ser um casal com dois filhos e do mesmo sexo! Não é que queira vender a casa já... mas nunca se sabe o futuro.

Agora uns comentários:
    - casa nova e nenhuma IS com uma janelita?
    - closet sem uma janelita?
    - a área da IS partilhada e corredores dos quartos é, grosso modo, a área dos dois quartos!
    - o isolamento acústico entre quartos é "fraco". Ou seja, existe apenas uma parede a separa-los...
    - mesmo com a porta fechada na IS partilhada, à noite, vai-se ouvir tudo no outro quarto...
    - varanda dos quartos partilhada... cuidado para fechar o cortinado/estores :-)
    - pouca privacidade na suite (sem porta para a sanita/bidé?), duche no corredor do quarto?
    - piso de mosaico no quarto?
    - a área a climatizar o quarto é o dobro do que seria necessária (a área do closet, corredor e IS da suite, é maior que o quarto propriamente dito.
    - na sala, um vidrado enorme para oeste e nada para este?
    - cozinha/sala.... são gostos...
    - entrada da garagem directamente para a casa. Não é necessário uma ante-câmara?
    - os servidores tem direito a janela :-)
    - cozinha com poucos armários para arrumação (vai colocar tudo na despensa?)
    - portão de garagem com 6m de largura!?
  16.  # 36

Boa noite a todos.
    Desde já gostaria de agradecer novamente todos os vossos comentários. Estive a fazer o dito upload das imagens que prometi sobre as diversas iterações que o nosso projecto sofreu ao longo do tempo. Aqui, podem ver todas as iterações do projecto, bem como alguns dos estudos que nós fizemos sobre a disposição da suite para apresentar ao arquitecto. Aqui, está uma pequena compilação de algumas ideias que retiramos para o nosso projecto.
    A ideia principal que pretendíamos desde o inicio que começamos a fazer os primeiros desenhos eram:
    - Sem degraus
    - Tirar o máximo de partido da vista a oeste. (visto que a norte e a este possui um muro de confrontação com os vizinhos e a sul encontra-se a estrada).
    - Quando delineamos as divisões que pretendíamos foram estas as que elencamos: Suite (com WC e zona de vestir); Dois quartos com WC partilhado; Lavandaria; Escritório; Ginásio (o nome vale o que vale, serve apenas para colocarmos algumas das maquinas de desporto que já possuímos); Sala de estar/Sala de jantar/Cozinha em open space (não gostamos muito da ideia da separação destas divisões); Garagem; Servidores (serviria para colocar alguma maquinaria que já possuímos); e penso que está tudo :).

Mal começamos a fazer os primeiros desenhos, compreendemos efectivamente o porquê de só termos 3 a EVT no básico :) . Mesmo assim, começamos por tentar fazer alguns desenhos, mas deparamo-nos com uma grande dificuldade que ainda perdura nos dias de hoje, que é, conseguir ter a verdadeira percepção das dimensões das divisões. Isto é, não conseguimos avaliar o quão demasiado grande/pequeno é determinada divisão. Tentamos faze-lo por comparação com as casas dos nossos pais, mas mesmo assim parece que não está a resultar(a avaliar pelos vossos comentários).

Outra dificuldade que temos é o formato do terreno. E como por lei só é possível abrir janelas a 5m de distancia dos muros do vizinho, optamos por colocar a 3m (permitido por lei), mas com o compromisso de colocar as janelas a oeste, evitando ter uma janela virada para os muros. Conhecendo assim todas as variáveis da equação (formato do terreno; limite dos 3m; o que pretendemos a nível de divisões; etc), começamos a desenhar e constatamos que esta seria (a forma da casa em L) aquela que ia ao encontro das nossas necessidades. Posto isto, só faltava encontrar a melhor conjugação das divisões, fomos iterando até ao ponto em que decidi partilhar convosco (já o devia ter feito mais cedo para poder ter consciência de alguns problemas).

Gostaria de ter a vossa opinião de que forma é que posso colmatar alguns dos pontos negativos que vocês enumeraram:
    - Corredor de acesso à zona privada dos quartos/ginásio/lavandaria
    - Corredor de entrada para os quartos
    - A questão da privacidade do WC partilhado já foi referida (no projecto é possível verificar que este vai possuir uma clarabóia para iluminação natural)
    - A disposição da Suite (zona de vestir; WC; e quarto propriamente dito)
    - A zona do escritório (como foi referido, faz sentido reduzir um pouco a zona da entrada de forma a tirar proveito de alguma da parede para colocar lá qualquer coisa)
    - O WC de serviço (no projecto é possível verificar uma parte castanha que será algo em madeira que vai disfarçar a entrada, dando a sensação de que não existe la nada)
    - Lavandaria e Servidores (não existem janelas, mas sim grelhas de ventilação)
    - Os arrumos na cozinha, vão estar localizados na parte superior do lavatório (com um armário) ao longo de toda a ilha de ambos os lados.

Bem já vai longo este post :D. Obrigada novamente pelas vossas opiniões, pois já íamos meter água :S
    Obrigada.
    Fuzzy
  17.  # 37

Bem.... estou a ver que tem várias condicionantes...

Porque não sugerir um novo projecto completamente diferente deste? Mesmo em versão rascunho....
    Parece-me que estão demasiado agarrados a este, o que vos condiciona a pensar em outras soluções.

Pode ser que dos dois façam um terceiro... :-)
  18.  # 38

Colocado por: MikeMelga

hehe, ou uma peça de sushi :)

Concordo..! lolol

mas num se esqueçam.. sempre com Feng Shui..!!
  19.  # 39

Colocado por: fuzzyque ainda perdura nos dias de hoje, que é, conseguir ter a verdadeira percepção das dimensões das divisões. Isto é, não conseguimos avaliar o quão demasiado grande/pequeno é determinada divisão. Tentamos faze-lo por comparação com as casas dos nossos pais, mas mesmo assim parece que não está a resultar(a avaliar pelos vossos comentários).

tirem as medidas certas da habitação que utilizam neste momento, de cada divisão:
    depois critiquem-nas, se precisam de mais área de menos.
    mas tem de ser um critica construtiva, coisas tipo, "quanto maior melhor", ou "mais um bocado não fazia mal" não vale :)
    a primeira pergunta deve ser sempre, posso viver com menos área com a que vivo hoje em dia?
    depois...estou a pensar ter novos membros na família? - para áreas comuns
  20.  # 40

Já estamos a fazer novamente esse exercicio Fernando. Durante o fim de semana, vou colocar onde pensamos que podemos reduzir o espaço e melhorar a organização do mesmo. Mas a verdade é temos diversas condicionantes: formato do terreno; afastamentos; o facto de pretendermos um só piso; etc. Vamos tentar fazer mais uns rabiscos para ver se conseguimos melhorar a coisa.

Obrigada.
    Fuzzy

0.0226 seg. NEW