Iniciar sessão ou registar-se
    • migabc
    • 4 outubro 2011 editado

# 1

Boa tarde,

Pretendo aplicar pavimento em cerâmica a imitar madeira em peças de 120 x 19 contrafiadas a um terço em todo o R/C.

Se possível queria evitar juntas de fraccionamento no piso para que a cerâmica possa ser aplicada sem descontinuidades.
    É viável?

Ou terei mesmo que criar juntas de fraccionamento em secções quadradas máximas de 5x5m?
    Se tiver que criar essas juntas de fraccionamento fico com o chão da sala/cozinha (que é uma área rectangular relativamente grande) dividida em 3 partes :-(
  1.  # 2

alguém?
    • eu
    • 23 fevereiro 2012 editado

# 3

Olá,

Entre a sala e a cozinha eu não tenho juntas no mosaico (mas por baixo, no suporte, tenho) e para já não tive nenhum problema... mas também nunca aqueci o piso a mais de 25 graus...
  2.  # 4

Já respondi vezes sem conta a essa questão.
    Qualquer betonilha flutuante tem que criar juntas de fraccionamento, não apenas em 5mx5m, mas também em forma de quadrado perfeito. Por exemplo 5x5= 25, Se tiver uma sala com 3X6=24, mesmo sendo menor vai partir a meio, logo tem que construir a betonilha em secções de 3x3.
    Existem sistemas de radiante no pavimento que não necessitam de juntas, mas essa é outra questão. Por outro lado existe sempre a possibilidade de aplicar uma lâmina de desacoplamento.

Leia isto: https://forumdacasa.com/discussion/5213/manual-de-aplicacao-de-ceramica/#Item_8
  3.  # 5

Pois eu tenho visto os seus comentários aqui que me têm deixada algo apreensivo.
    O certo é que quando coloco estas questões aos fabricantes da cerâmica, dos materiais, empreiteiros, engenheiros, que passam na minha obra, todos eles são unânimes em me dizerem que não é preciso fazer nada disso. Apesar de as normas o recomendarem a experiencia é que nunca é necessário.

Mas o que diz de facto faz algum sentido e vem descrito em quase todos os manuais técnicos destes materiais.

A verdade é que pretendo aplicar pavimento em cerâmica a imitar madeira em peças de 120 x 19 contrafiadas a um terço em todo o R/C, e queria aplicar a cerâmica em todo o piso sem descontinuidades.

Colocado por: pc ferreira
    Existem sistemas de radiante no pavimento que não necessitam de juntas

Pode explicar como tendo em conta que o piso é para ficar como descrevi em cima?
  4.  # 6

Colocado por: euOlá,

Entre a sala e a cozinha eu não tenho juntas no mosaico (mas por baixo, no suporte, tenho) e para já não tive nenhum problema... mas também nunca aqueci o piso a mais de 25 graus...

Pois, toda a gente me diz para fazer assim (sem juntas) que não há problemas. Mas qd vejo aqui os comentarios do pc ferreira fico com receio :-(
    • migabc

# 7

Colocado por: euOlá,

Entre a sala e a cozinha eu não tenho juntas no mosaico (mas por baixo, no suporte, tenho)

“Por baixo no suporte” - refere-se à betonilha que é colocada por cima do isolamento ESP e tubos?
    Quer dizer então que o fraccionamento só é feito na betonilha e não na cerâmica que depois é colada por cima?
    Mas assim não vai partir a cerâmica?
    • eu

# 8

Colocado por: migabc“Por baixo no suporte” - refere-se à betonilha que é colocada por cima do isolamento ESP e tubos?
    Quer dizer então eu o fraccionamento só é feito na betonilha e não na cerâmica que depois é colada por cima?
    Mas assim não vai partir a cerâmica?

Sim, está feito assim. Aparentemente isto vai provocar tensão no mosaico, mas na prática não tive para já nenhum problema.

Eu diria para avançar sem receios. Mas depois não abuse na temperatura... de qualquer forma, o piso a 25 graus chega e sobra... para mim até é demasiado quente...
  5.  # 9

Se não fraccionou o mosaico nessas zonas, então qual a vantagem de ter fraccionado por baixo?

Se não queremos colocar juntas de fraccionamento no mosaico/cerâmica não faz mais sentido não fraccionar a betonilha por baixo também?
    Ou existe alguma vantagem em fraccionar por baixo mesmo que não se fraccione o mosaico?
    • eu
    • 23 fevereiro 2012

# 10

Colocado por: migabcSe não fraccionou o mosaico nessas zonas, então qual a vantagem de ter fraccionado por baixo?

Se não queremos colocar juntas de fraccionamento no mosaico/cerâmica não faz mais sentido não fraccionar a betonilha por baixo também?
    Ou existe alguma vantagem em fraccionar por baixo mesmo que não se fraccione o mosaico?

Não sei, não fui eu que decidi fazer assim.

A única coisa que posso dizer é que está feito assim e para já não há qualquer problema...
  6.  # 11

Entao os que lhe dizem para fazer assim que garantam...mas com uma apolice de seguro que cubra os encargos, despesas, materiais...

Viu o manual da fabrica de ceramica, ja agora qual é?
    Do cimento cola?

Està là tudo escrito, nao?

A casa é sua...
    Concordam com este comentário: ze79
    • ze79
    • 23 fevereiro 2012

# 12

boas.

As juntas de fraçionamento devem ser sempre respeitadas isto é se a sala ex.faz 5x4 e esta ligada a cozinha por uma porta e com o corredor por porta

deve-se fazer uma junta de fraçionamento na betonilha e no mosaico sempre que possível de baixo das portas.
    Muito importante também é respeitar a junta em toda a volta das peças (entre a betonilha e as paredes) para não queriar pontos de tenção ao mosaico .
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  7.  # 13

Colocado por: ze79boas.

As juntas de fraçionamento devem ser sempre respeitadas isto é se a sala ex.faz 5x4 e esta ligada a cozinha por uma porta e com o corredor por porta

deve-se fazer uma junta de fraçionamento na betonilha e no mosaico sempre que possível de baixo das portas.
    Muito importante também é respeitar a junta em toda a volta das peças (entre a betonilha e as paredes) para não queriar pontos de tenção ao mosaico .
    Concordam com este comentário:pc ferreira

finalmente alguém que sabe...
  8.  # 14

Colocado por: migabcSe não fraccionou o mosaico nessas zonas, então qual a vantagem de ter fraccionado por baixo?

se não fraccionar ela fracciona-se = parte-se!
  9.  # 15

Colocado por: eu
    Sim, está feito assim. Aparentemente isto vai provocar tensão no mosaico, mas na prática não tive para já nenhum problema.

Eu diria para avançar sem receios. Mas depois não abuse na temperatura... de qualquer forma, o piso a 25 graus chega e sobra... para mim até é demasiado quente...

já agora sabe o que dilata o cimento/betonilha a 25º? e a cerâmica?
  10.  # 16

Colocado por: migabcPois eu tenho visto os seus comentários aqui que me têm deixada algo apreensivo.
    O certo é que quando coloco estas questões aos fabricantes da cerâmica, dos materiais, empreiteiros, engenheiros, que passam na minha obra, todos eles são unânimes em me dizerem que não é preciso fazer nada disso. Apesar de as normas o recomendarem a experiencia é que nunca é necessário.

Pode explicar como tendo em conta que o piso é para ficar como descrevi em cima?

Colocado por: Anonimo16062021
    Nem todas pc ferreira,nem todas..

Nem todas pc ferreira,nem todas..

Já discutimos isto e continuo à espera do almoço?!
  11.  # 17

almoçamos os dois, e pode mandar o documento que eu mando para Iserlohn...
    Você?
    Ou serei eu?
    • migabc
    • 24 fevereiro 2012 editado

# 18

Colocado por: pc ferreira
    se não fraccionar ela fracciona-se = parte-se!

Quer dizer que, se fraccionou por baixo mas não fraccionou a cerâmica, a cerâmica vai partir nessa zona, certo?
    • eu
    • 24 fevereiro 2012

# 19

Colocado por: pc ferreirajá agora sabe o que dilata o cimento/betonilha a 25º? e a cerâmica?

Não faço a mínima ideia. É como lhe digo, compreendo a necessidade das juntas, mas no meu caso, não tenho juntas e (ainda) não tive problemas.

E no exterior, tenho cerâmica numa extensão contínua de uns 20 m, com 2,5 metros de largura, sem juntas, sujeitas a temperaturas desde -5 a + 50 graus e também não tenho nenhum problema...
  12.  # 20

Colocado por: eu
    Não faço a mínima ideia. É como lhe digo, compreendo a necessidade das juntas, mas no meu caso, não tenho juntas e (ainda) não tive problemas.

E no exterior, tenho cerâmica numa extensão contínua de uns 20 m, com 2,5 metros de largura, sem juntas, sujeitas a temperaturas desde -5 a + 50 graus e também não tenho nenhum problema...

Mas afinal fraccionou por baixo ou não?
    O engenheiro está-me a dizer para não fraccionar de todo que não parte.

Falei-lhe de fraccionar apenas na camada de enchimento e deixar a cerâmica continua por cima. Ele disse redondamente para não fazer tal asneira.
    Se fraccionar por baixo e não fraccionar a cerâmica é certeza absoluta que parte por aí. Para mim que sou leigo faz algum sentido pois estamos a fazer uma separação completa dos pisos flutuantes que ficam unidos apenas por uma ponte de 1cm de cerâmica por cima.

0.0206 seg. NEW