Colocado por: pc ferreira
Existem sistemas de radiante no pavimento que não necessitam de juntas
Colocado por: euOlá,
Entre a sala e a cozinha eu não tenho juntas no mosaico (mas por baixo, no suporte, tenho) e para já não tive nenhum problema... mas também nunca aqueci o piso a mais de 25 graus...
Colocado por: euOlá,
Entre a sala e a cozinha eu não tenho juntas no mosaico (mas por baixo, no suporte, tenho)
Colocado por: migabc“Por baixo no suporte” - refere-se à betonilha que é colocada por cima do isolamento ESP e tubos?
Quer dizer então eu o fraccionamento só é feito na betonilha e não na cerâmica que depois é colada por cima?
Mas assim não vai partir a cerâmica?
Colocado por: migabcSe não fraccionou o mosaico nessas zonas, então qual a vantagem de ter fraccionado por baixo?
Se não queremos colocar juntas de fraccionamento no mosaico/cerâmica não faz mais sentido não fraccionar a betonilha por baixo também?
Ou existe alguma vantagem em fraccionar por baixo mesmo que não se fraccione o mosaico?
Colocado por: ze79boas.
As juntas de fraçionamento devem ser sempre respeitadas isto é se a sala ex.faz 5x4 e esta ligada a cozinha por uma porta e com o corredor por porta
deve-se fazer uma junta de fraçionamento na betonilha e no mosaico sempre que possível de baixo das portas.
Muito importante também é respeitar a junta em toda a volta das peças (entre a betonilha e as paredes) para não queriar pontos de tenção ao mosaico .Concordam com este comentário:pc ferreira
Colocado por: migabcSe não fraccionou o mosaico nessas zonas, então qual a vantagem de ter fraccionado por baixo?
Se não queremos colocar juntas de fraccionamento no mosaico/cerâmica não faz mais sentido não fraccionar a betonilha por baixo também?
Colocado por: eu
Sim, está feito assim. Aparentemente isto vai provocar tensão no mosaico, mas na prática não tive para já nenhum problema.
Eu diria para avançar sem receios. Mas depois não abuse na temperatura... de qualquer forma, o piso a 25 graus chega e sobra... para mim até é demasiado quente...
Colocado por: migabcPois eu tenho visto os seus comentários aqui que me têm deixada algo apreensivo.
O certo é que quando coloco estas questões aos fabricantes da cerâmica, dos materiais, empreiteiros, engenheiros, que passam na minha obra, todos eles são unânimes em me dizerem que não é preciso fazer nada disso. Apesar de as normas o recomendarem a experiencia é que nunca é necessário.
Pode explicar como tendo em conta que o piso é para ficar como descrevi em cima?
Colocado por: Anonimo16062021
Nem todas pc ferreira,nem todas..
Nem todas pc ferreira,nem todas..
almoçamos os dois, e pode mandar o documento que eu mando para Iserlohn...
Você?
Ou serei eu?
Colocado por: pc ferreira
se não fraccionar ela fracciona-se = parte-se!
Colocado por: pc ferreirajá agora sabe o que dilata o cimento/betonilha a 25º? e a cerâmica?
Colocado por: eu
Não faço a mínima ideia. É como lhe digo, compreendo a necessidade das juntas, mas no meu caso, não tenho juntas e (ainda) não tive problemas.
E no exterior, tenho cerâmica numa extensão contínua de uns 20 m, com 2,5 metros de largura, sem juntas, sujeitas a temperaturas desde -5 a + 50 graus e também não tenho nenhum problema...