Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: ncarvalho74

Qual é a solução?

Uma membrana liquida
  2.  # 42

Obrigado, isso já me tinha apercebido. ;) Mas qual?

Quanto ao aplicar sobre o poliuretano projectado:

As membranas líquidas utilizadas na intervenção das fotos, o Enkryl e o Enkopur da ENKE, também aderem perfeitamente sobre o poliuretano, no entanto neste caso não seria aconselhável fazê-lo dessa forma visto que em caso de haver infiltrações no poliuretano projectado esta iria escorrer pelas telhas de fibrocimento e consequentemente passar por baixo da tela líquida (no caso desta ser aplicada sobre o poliuretano projectado).

Por esse motivo o poliuretano foi removido e a tela líquida aplicada directamente sobre as telhas de fibrocimento.
  3.  # 43

Sistema icoper da icobit, uma marca italiana, podera pesquisar no google.
  4.  # 44

Sinceramente não conhecia. Mas isso não quer dizer nada, as telas líquidas (como eu gosto de lhes chamar) da ENKE também não são muito conhecidas em Portugal e no entanto a empresa já existe desde 1924 e é um dos lideres de mercado na Alemanha na área das impermeabilizações líquidas.

Em que consiste e como é aplicado o sistema icoper (consumo, demãos, primário, armadura)?
  5.  # 45

Colocado por: JJcarvalho

Mande me o seu contacto e o local da obra por favor

Seguiu por mensagem privada
  6.  # 46

vai por aqui uma salsada...

uns dizem que não se pode aplicar telas liquidas em cima de tela de alumínio, outros mostram fotos disso mesmo, mas ninguém dá por nada e ficam todos amigos...

Viva as telas liquidas e os aplicadores de poliuretano projectado.
  7.  # 47

A engenharia e uma coisa que na realidade so esta ao alcance de alguns, mas ha tb aqueles que sao os chamados engenheiros da vida...temos de lhes dar valor..mas so isso...
  8.  # 48

Colocado por: ncarvalho74Sinceramente não conhecia. Mas isso não quer dizer nada, as telas líquidas (como eu gosto de lhes chamar) da ENKE também não são muito conhecidas em Portugal e no entanto a empresa já existe desde 1924 e é um dos lideres de mercado na Alemanha na área das impermeabilizações líquidas.

Em que consiste e como é aplicado o sistema icoper (consumo, demãos, primário, armadura)?
    itar# 44MP
    Sinceramente não conhecia. Mas isso não quer dizer nada, as telas líquidas (como eu gosto de lhes chamar) da ENKE também não são muito conhecidas em Portugal e no entanto a empresa já existe desde 1924 e é um dos lideres de mercado na Alemanha na área das impermeabilizações líquidas.

InêsCCosta há 12 horas agradecerdiscordarconcordarcitar# 45MP

ICoper - nao transitavel - duas demaos 1 kg/m2 por cada demao duas demaos cruzadas, para betao o proprio produto diluido em agua serve de primario para outras superficies existem outros primarios

Icoper HP - Transitavel - membrana liquida com fibras de polipropileno incorporadas - duas demaos 1 kg/m2 por cada demao duas demaos cruzadas, para betao o proprio produto diluido em agua serve de primario para outras superficies existem outros primarios

Mande me o seu contacto e o local da obra por favor

Seguiu por mensagem privada
    C3R3J0 há 9 horas (membro com 24 agradecimentos) agradecerdiscordarconcordarcitar# 46MP
    vai por aqui uma salsada...

uns dizem que não se pode aplicar telas liquidas em cima de tela de alumínio, outros mostram fotos disso mesmo, mas ninguém dá por nada e ficam todos amigos...

Viva as telas liquidas e os aplicadores de poliuretano projectado.
  9.  # 49

ICoper - nao transitavel - duas demaos 1 kg/m2 por cada demao duas demaos cruzadas, para betao o proprio produto diluido em agua serve de primario para outras superficies existem outros primarios

Icoper HP - Transitavel - membrana liquida com fibras de polipropileno incorporadas - duas demaos 1 kg/m2 por cada demao duas demaos cruzadas, para betao o proprio produto diluido em agua serve de primario para outras superficies existem outros primarios

O sistema está certificado?

Sinceramente não me parece que com a aplicação simples de duas demãos sem armadura consiga garantir ao cliente a funcionalidade da impermeabilização a longo prazo e nem sequer a médio prazo. Sei que esse tipo de aplicação é pratica comum em Portugal mas também sei que na maioria dos casos passado pouco tempo pode arrancar tudo e impermeabilizar de novo.

Na Alemanha existe uma directriz para as impermeabilizações líquidas que impõe uma expessura minima de tela líquida de 1,8mm (equivalente a +/- 3kg/m²) aplicada em duas demãos, preparação da base com utilização de um primário de aderência e incorporação de uma armadura (geotêxtil com um minimo de 110g/m²). Se estes pontos, entre outros, não forem respeitados o cliente pode recusar-se a aceitar o trabalho.

Em Portugal, talvez por uma questão de competitividade (preço), facilitismo e por falta de regulamentação, aplica-se com demãos cruzadas e sem armadura ou com uma armadura claramente insuficiente em termos de resistência. Os resultados estão à vista de todos e quem acaba por pagar é o cliente final e as marcas que insistem na qualidade e se recusam a trabalhar a qualquer preço.

É uma pena que assim seja porque de facto as telas líquidas podem ser um excelente complemento na área das impermeabilizações. Não vão substituir as telas asfálticas ou de PVC, porque bem aplicadas são bem mais caras, mas podem ajudar a resolver pormenores onde as telas tradicionais não chegam ou têm dificuldade em resolver.

Na Alemanha por exemplo é pratica comum combinar as telas asfálticas com tela líquida. A área é feita com tela asfáltica e os remates e pontos singulares com tela líquida. Os próprios produtores de telas asfálticas já recomendam este tipo de aplicação aos seus clientes porque têm noção que normalmente é nessas zonas que as telas tradicionais falham.

Neste sentido recuso-me a aceitar as criticas que muitas vezes são feitas às telas líquidas mas concordo que na maioria dos casos são os próprios vendedores/aplicadores das telas líquidas de má qualidade (tanto em termos de produto como de aplicação) os responsáveis por esse facto. Cabe ao cliente final esclarecer estes pontos de antemão e não acreditar em garantias absurdas. Em tempos de grande dificuldade há sempre artistas que fazem preços e garantias sem pés nem cabeça só para vencer a concorrência.

Por vezes basta me olhar para um orçamento para dizer aos clientes se vão ser enganados ou não...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  10.  # 50

Colocado por: JJcarvalhoA engenharia e uma coisa que na realidade so esta ao alcance de alguns, mas ha tb aqueles que sao os chamados engenheiros da vida...temos de lhes dar valor..mas so isso...

Fiquei sem perceber se se pode aplicar "telas liquidas" em cima da tela de aluminio ou não, mas ao menos fiquei a saber que a engenharia só está ao alcance de alguns.
  11.  # 51

Colocado por: C3R3J0
    Fiquei sem perceber se se pode aplicar "telas liquidas" em cima da tela de aluminio ou não, mas ao menos fiquei a saber que a engenharia só está ao alcance de alguns.

Sinceramente também não percebi essa da engenharia mas também me parece pouco relevante.

Em relação à sua questão a resposta é sim. Como aliás pode comprovar pelas fotografias e, se preferir, como lhe posso mostrar na própria obra. A tela líquida neste caso foi rematada sobre a tela de aluminio. Para isso obviamente é indispensável que a tela de aluminio esteja em boas condições. Caso esta por algum motivo esteja a descolar, torna-se necessário removê-la (como em algumas partes também aconteceu nesta obra).

As telas da ENKE aderem sobre a maioria das superfícies mais comuns de construção (betão, cimento, madeira, metal, vidro, telas asfálticas, telas de PVC etc.). Para a maioria das superfícies é utilizado um primário universal (933) mas existem outros para superfícies especificas como p.ex. o vidro ou o pvc. Em caso de dúvida é sempre feito um teste de aderência para assegurar que a mesma é boa.
  12.  # 52

Colocado por: ncarvalho74. Como aliás pode comprovar pelas fotografias e, se preferir, como lhe posso mostrar na própria obra. A tela líquida neste caso foi rematada sobre a tela de aluminio. Para isso obviamente é indispensável que a tela de aluminio esteja em boas condições. Caso esta por algum motivo esteja a descolar, torna-se necessário removê-la (como em algumas partes também aconteceu nesta obra).

Caro ncarvalho74 agradeço a sua resposta, mas eu estava mesmo era á espera da resposta do colega JJ.

Estas coisas de vir para aqui falar como se fala com pessoas menos entendidas é complicado, pois uma pessoa quando não domina completamente o assunto as vezes e por lapso saiem umas calinadas.

O mais importante não é como se cai, é como se levanta. e esse senhor levanta-se muito mal. Mas como diz alguem que por aqui costuma andar: "deve ser Engenheiro"
  13.  # 53

Bom dia

A todos

Estive ausente, por isso não pude responder mais. Considero que a aplicação de membranas liquidas sob telas de alumínio será sempre uma questão complicado, por causa da aderência das membranas ao alumínio mesmo utilizando um bom primário, porque e importante garantir que a protecção de alumínio esta muito bem aderida á respectiva tela.

Amigo ncarvalho74 julgo que a solução que propôs relativamente á tal directiva alemã que propõe a utilização de uma armadura ou de um geotextil pode ser uma solução viável mas para membranas que não estejam mecanicamente preparadas, o nosso icoper hp vem de fabrica incorporado com fibras de polipropileno que lhe conferem uma resistência á tracção de 20 kg/cm2 com teste em laboratório. Temos este produto aplicado em portugal ha muitos anos e com grande sucesso. Para mim o sucesso da aplicação das membranas liquidas prende-se com dois pontos importantes: estado do suporte e consumo por m2, ou seja devemos garantir a melhor aderência possível ao suporte através da utilização do primário adequado bem bem como utilizar a quantidade necessária de material por m2 que no nosso caso e de 1 kg/m2/camada. Estes factores sim são muito importantes para uma boa utilização das membranas, mas infelizmente acontece que em portugal tenta-se poupar no material, uma vez que as membranas são mais caras que as telas asfalticas. Depois os lobys das telas em Portugal são muito grandes e dificeis de combater, este mercado fez um óptimo trabalho comercial de 20 ou 30 anos.

0.0197 seg. NEW