Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    pretendo com esta discussão, obter soluções para a construção de um tanque.
    Na minha futura habitação, tenho alguns bons m2 de terreno e água de um poço.
    Para evitar estar sempre a ligar o motor/bomba de água para regas e afins, irei optar por um reservatório.
    Assim, com este reservatório, e estando no ponto mais alto, podia optar pela rega gota-a-gota com facilidade e baixo custo.

    O reservatório inicialmente era para ser um daqueles de 1000L que se vê nos campos agrícolas.
    Entretanto, e ao observar quintas antigas, constato que era comum existir um grande tanque para este propósito.
    Então pensei, que em vez de um depósito de 1000L, podia construir um tanque que além de levar muito mais água, até podia ser usado para banhos (é o que faz estarmos com este verão tardio).

    Assim, pedia-vos a que entrassem nesta discussão para tentar esclarecer alguns pontos:
    - Creio que sendo tanque e não piscina, a casa não será sobre-avaliada, certo?
    - A ser assim, que condições/obrigações é necessário respeitar o tanque?
    - Estava a pensar nas seguintes medidas para o tanque: 4m (l) x 5m (c) x 1,8m (a), sendo que a altura começaria nos 1,80m e terminaria nos 1,5m. Dá um volume máximo de 4x5x(1,8+1,5)/2= 33m3 (33.000L). Serão estas medidas aceitáveis para um tanque?
    - Que tipo de construção seria o aconselhável? Temos sempre o betão armado... A ideia que tenho é que, os tanques que se vêem nas quintas, foram feitos em tijolo apenas (eventualmente com alguns reforços com pilares....). Qual será o método construtivo mais económico e eficaz?
    - Se alguém já construiu um tanque semelhante, podia partilhar connosco...

    Com o evoluir da discussão, irei editar este post com os resultados.

    Obrigado desde já a todos.
    • Mac
    • 7 outubro 2011

     # 2

    Falta aqui a indicação do tamanho do terreno e o que vai regar com a água.
  2.  # 3

    Alvenaria de bloco de betão (bloco deve ser cheio de betão, pelo menos 25cm) confinado (pilares, linteis em BA) fundo em BA.
    eu faria o tanque parcialmente enterrado (por exemplo 0,80m) e com altura máxima de 1,70m (1,50m de agua)
    Rebocado e pintado ( branco ou creme) pelo interior. capeamento perimetral em pedra, ou mais castiço, em mosaico de barro natural...

    Um tanque para uso agricola, não é piscina. as mais valias a haver, são as da finalidade principal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  3.  # 4

    Colocado por: MacFalta aqui a indicação do tamanho do terreno e o que vai regar com a água.
    O terreno que vai ficar para árvores e a afins, será na ordem dos 1.000m2 para mais....
    Colocado por: Pedro BarradasAlvenaria de bloco de betão (bloco deve ser cheio de betão, pelo menos 25cm) confinado (pilares, linteis em BA) fundo em BA.
    Creio que realmente seja a mais económica...
    Colocado por: Pedro Barradaseu faria o tanque parcialmente enterrado (por exemplo 0,80m) e com altura máxima de 1,70m (1,50m de agua)
    Ou seja, ficava com 70cm visíveis acima do solo...
    Colocado por: Pedro BarradasRebocado e pintado ( branco ou creme) pelo interior. capeamento perimetral em pedra, ou mais castiço, em mosaico de barro natural...
    Gostei.... :-) mas vai encarecer a obra :-)
    Colocado por: Pedro BarradasUm tanque para uso agricola, não é piscina. as mais valias a haver, são as da finalidade principal.
    É essa a minha ideia mas.... creio que para ser considerado um tanque e não uma piscina, há umas regras que tem de ser seguidas...
    Este tanque, para além de apoio agrícola, seria para ser aproveitado para uns banhos em dias de calor.... :-).... mas sem as vantagens de uma piscina...
    • RSS
    • 7 outubro 2011

     # 5

    Parcialmente enterrado, não implicará complicações na extracção da água (uso de bomba)?

    Nos tanques agrícolas que conheço, e nos quais me banhei muitas vezes na juventude para além de serem colocado em zonas elevadas, rente ao fundo tinham a saída de água, que permitia o esvaziar total do tanque apenas por gravidade.
  4.  # 6

    Colocado por: RSSParcialmente enterrado, não implicará complicações na extracção da água (uso de bomba)?
    Para encher é usada uma bomba, a extracção, e estando o tanque num ponto alto, será por gravidade.
    Colocado por: RSSNos tanques agrícolas que conheço, e nos quais me banhei muitas vezes na juventude para além de serem colocado em zonas elevadas, rente ao fundo tinham a saída de água, que permitia o esvaziar total do tanque apenas por gravidade.
    É essa a ideia, e ter à saída um pequeno reservatório tipo manjedoura :-) para se lavar alguns instrumentos sem sujar a água que está no reservatório principal....
  5.  # 7

    ... depende a topografia. alguns tem uma descarga de fundo, também enterrada.
    ... depende do que se quer fazer, e conmo se quer fazer ;)
  6.  # 8

    tem uma outra solução que é bastante usada na minha terra e funciona bastante bem: manilhas de cimento de grandes dimensões colocadas umas por cima das outras, bem rejuntadas, evidentemente, e depois da colocação das torneiras desejadas, as manilhas são pintadas com uma tinta própria para isolamento (tipo borracha) - não sei o nome específico.

    conheço um fulano que colocou manilhas até à altura do 2º piso da casa e encaminhou para lá as caleiras...
  7.  # 9

    Colocado por: mafgodAssim, pedia-vos a que entrassem nesta discussão para tentar esclarecer alguns pontos:
    - Creio que sendo tanque e não piscina, a casa não será sobre-avaliada, certo?
    - A ser assim, que condições/obrigações é necessário respeitar o tanque?
    - Estava a pensar nas seguintes medidas para o tanque: 4m (l) x 5m (c) x 1,8m (a), sendo que a altura começaria nos 1,80m e terminaria nos 1,5m. Dá um volume máximo de 4x5x(1,8+1,5)/2= 33m3 (33.000L). Serão estas medidas aceitáveis para um tanque?
    - Que tipo de construção seria o aconselhável? Temos sempre o betão armado... A ideia que tenho é que, os tanques que se vêem nas quintas, foram feitos em tijolo apenas (eventualmente com alguns reforços com pilares....). Qual será o método construtivo mais económico e eficaz?
    - Se alguém já construiu um tanque semelhante, podia partilhar connosco...


    em termos de imi, penso que esse tanque pouco ou nada contará.
    faça um quadrado, em termos estéticos fica melhor e é só mais um metro mais, ou então menos um.
    para um tanque no geral penso que sim, o meu pai tem um dessas medidas e serve perfeitamente, agora depende do campo a regar e se é uma zona que chove regularmente ou não.
    construção? tijolo com pilares nos vértices por exemplo. não vale a pena andar a colocar betão armado.
    agora pode é reforçar a estrutura de alvenaria com malha se quiser, e claro pintar muito bem o interior com tinta apropriada, por exemplo epoxy
    http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=31603
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  8.  # 10

    Voltando ao tema.... para um tanque 4x4x2 (cxlxa)... estamos a falar para que preços (por alto)?
    Alguém dá palpites? :-)
    Já tenho um preço mas... não sei se é um valor correcto...

    E se reduzirmos para 3x3x2.... o preço será próximo de metade do de 4x4x2?
  9.  # 11

    Colocado por: DOGMAe as fotozinhas....ainda nada???
    :-) este fim de semana.... ou mesmo logo à noite :-)
  10.  # 12

    Colocado por: mafgodE se reduzirmos para 3x3x2.... o preço será próximo de metade do de 4x4x2?


    acho que 3x3 chegaria perfeitamente, até menos um pouco, claro depende do uso, mas se é só para refrescar, até menos chegaria
    preço, em geral, se fosse metade 2x2 não ficaria em metade do preço de 4x4 ficaria mais de metade, isto porque há trabalho que não se poderia partir a meio""
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  11.  # 13

    Desenterrando este tópico.. como o tema é o mesmo.

    Para evitar comprar 2 ou 3 packs de 1000L estou a ponderar fazer um tanque estilo 3x3m com 1.5m de altura, há necessidade de projetos e licenças actualmente ou posso fazer sem problemas?
 
0.0121 seg. NEW