Iniciar sessão ou registar-se
    • INREIS
    • 10 outubro 2011 editado

# 1

boas,
    a minha duvida é a seguinte - sou proprietário de um prédio anterior a 1951, mas deparei que área existente é muito superior à que está registada nas finanças, gostaria de proceder a actualização da área, será que o prédio após a actualização passa a ser considerado anterior a 1951, ou fica registado com a data actual.

A importância deste pormenor é que se for anterior a 1951 não preciso de licença de utilização.

será que tenho que entregar algum projecto na câmara?

obrigado
  1.  # 2

Depende do tipo de processo que queira elaborar. Se for fazer algum tipo de transformação terá de apresentar um projecto à camara sim.

O que consta no predio e o que pretende efectuar?
    Já agora, onde se localiza o prédio?

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  2.  # 3

Colocado por: INREISboas,
    a minha duvida é a seguinte - sou proprietário de um prédio anterior a 1951, mas deparei que área existente é muito superior à que está registada nas finanças, gostaria de proceder a actualização da área, será que o prédio após a actualização passa a ser considerado anterior a 1951, ou fica registado com a data actual.

A importância deste pormenor é que se for anterior a 1951 não preciso de licença de utilização.

será que tenho que entregar algum projecto na câmara?

obrigado

se é só corrigir a área na minha opinião apenas terá de apresentar planta corrigida nas finanças.
    mas alguem que saiba melhor sobre burocracias pode ajuda-lo melhor.
  3.  # 4

não apenas pretendo alterar a área, pois pretendo arrendar o espaço mas com a área certa, nao quero ter problemas, mas pretendo que continue com uma data anterior a 1951 para não ser necessária a licença de utilização.

o predio é em gaia

obrigado
  4.  # 5

Deverá efectuar um levantamento da arquitectura existente e com essa base actualizar os dados num notário.
    Agora não sei se é preciso levantamento topográfico. Julgo que não, mas não tenho a certeza.
  5.  # 6

notário ou finanças? ou nos dois sítios.

já agora será que alguem me sabe dizer como posso saber se o predio tem registo predial .
  6.  # 7

Nas finanças até pode ir sem nada que eles alteram, mas depois quando precisar no registo da conservatória verá que futuramente poderá haver incompatibilidades.
    Dai ter dito notário.

Indo à conservatoria consegue perceber toda a identidade do edificio.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  7.  # 8

e quanto à data continuar anterior a 1951?
  8.  # 9

Isso é sempre. O ano de construção altera-se? Presumo que não:)

OU seja, "nasceu" antes de 1951
  9.  # 10

Boa tarde INREIS,

Uma vez que pretende unicamente fazer uma rectificação de áreas, terá, como ja foi aqui dito, que fazer um levantamento da arquitectura da construção, isto é, fazer uma planta da sua casa. Caso a área do terreno também não esteja correcta terá que fazer um levantamento topográfico.

Estas plantas têm que ser assinadas por um técnico inscrito na ordem (arquitecto ou engenheiro), e no caso do levantamento topográfico (arquitecto, engenheiro ou topografo).

Posteriormente terá que se dirigir às finanças apresentando essas plantas e o modelo 1 do IMI devidamente preenchido.
    Terá que levar dois exemplares do modelo 1 do IMI para ficar um nas finanças e outro ficará para si. Eles autenticam-no e dao-lhe também um comprovativo da entrega dos documentos, para que voçe depois se dirija à conservatória do registo predial registar essa alteração.

A idade do seu prédio ficará sempre sendo de 1951, esta data nunca será alterada.

Qualquer duvida estamos disponíveis.

Cumprimentos,

Lousa Preojectar
    (projectos de arquitectura e engenharia)
  10.  # 11

Boa tarde INREIS,

Como já lhe foi referido dado que pretende apenas uma rectificação de áreas,terá mesmo que fazer um levantamento da arquitectura do imóvel existente.
    Dado que há esse desfasamento tão grande a nível das áreas do imóvel de certeza que a área do terreno também não estará correcta e aí terá que fazer um levantamento topográfico também. Esse desfasamento é algo que se consegue aferir mais ou menos através da versão profissional do google earth por exemplo.

Se precisar de alguma coisa disponha.
    P.S. Também sou da zona de Vila Nova de Gaia.

Cumprimentos,
    ND
    [email protected]
  11.  # 12

ola

Também tenho um problema com as áreas de um terreno.
    utilizando o google earth não necessito de um topógrafo?, ou seja as finanças aceitam a planta do google earth?
  12.  # 13

Caro trivial,

Relativamente ao que expôs, terá que ser efectuado um levantamento topográfico para apresentação nas finanças e posteriormente, terá que, com os documentos fornecidos pelas finanças, ir à conservatória rectificar a área.

cumprimentos,

Fiel Projectar - Arquitectura e Engenharia
  13.  # 14

Obrigado

0.0181 seg. NEW