Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Gostaria que alguem me ajudasse numa questao. Tenho uma pequena horta no jardim de minha casa que é abastecida por agua fornecda pela junta de freguesia e que nao tem pressao suficiente para por em funcionamento os pulverizadores/aspersores já instalados. Tenho 4 sectores com 3,3,3, e 2 aspersores respectivamente. Alguem é capaz de me ajudar a dimensionar a capacidade do deposito de agua e tipo de bomba a utilizar ? Já agora a solução a utilizar seria a de gastar o menos $ possivel. Já consultei na net e verifiquei que os depositos sao carissimos. Alguem me ajuda ?
  2.  # 2

1º necessitariamos de saber qual o caudal de sector e o tempo que estarão ligados, só assim podemos saber a quantidade de agua a ser gasta por cada rega ( tamanho do deposito) e a capacidade da bomba a comprar.

Note-se que quanto maior for o caudal de cada sector maior terá de ser a bomba (e mais cara)
    Poderá veler a pena ter mais sectores com menos caudal cada!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bertooo
  3.  # 3

Antes de mais agradeço desde já o comentário à minha questao. Pois entao aqui vao algumas informações adicionais. O caudal existente é de 1m3/hora. Trata-se de agua proveniente de uma mina e preve-se que nao seja possivel aumentar o caudal.

Há relativamente pouco tempo a pressao seria um pouco maior , nao muito, mas conseguia efectivamente fazer subir os aspersores e cumpriam a sua função. Agora piorou!

Portanto existem sectores com 3 aspersores. Em tempos tinha o relogio programado com 5 minutos para cada sector , embora esse valor pudesse ser reduzido perfeitamente para 3 minutos. mas consideremos 5 minutos. Portanto teremos
    4 sectores com 3,3,3, e 2 aspersores respectivamente.

Será possível a partir destes valores chegar a conclusões ? capacidade do deposito e tipo de bomba ?

O picheleiro que me costuma efectuar a manutenção não consegue avaliar estas questoes.Vai por experimentações e sinceramente o tempos nao está para gastar $ e depois logo se ve!

Desde já agradeço as informações... e entretanto com este calor a relva já vai ficando amarela e as arvores de fruto sem agua ...
  4.  # 4

Não é esse caudal que necessita saber, e o dos aspersores , por cada sector.
    O caudal da mina setá apenas importante para saber quanto tempo necessita para encher o deposito, até à proxima rega.

Colocado por: BertoooAntes de mais agradeço desde já o comentário à minha questao. Pois entao aqui vao algumas informações adicionais. O caudal existente é de 1m3/hora. Trata-se de agua proveniente de uma mina e preve-se que nao seja possivel aumentar o caudal.

Há relativamente pouco tempo a pressao seria um pouco maior , nao muito, mas conseguia efectivamente fazer subir os aspersores e cumpriam a sua função. Agora piorou!

Portanto existem sectores com 3 aspersores. Em tempos tinha o relogio programado com 5 minutos para cada sector , embora esse valor pudesse ser reduzido perfeitamente para 3 minutos. mas consideremos 5 minutos. Portanto teremos
    4 sectores com 3,3,3, e 2 aspersores respectivamente.

Será possível a partir destes valores chegar a conclusões ? capacidade do deposito e tipo de bomba ?

O picheleiro que me costuma efectuar a manutenção não consegue avaliar estas questoes.Vai por experimentações e sinceramente o tempos nao está para gastar $ e depois logo se ve!

Desde já agradeço as informações... e entretanto com este calor a relva já vai ficando amarela e as arvores de fruto sem agua ...

0.0074 seg. NEW