Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Nos atravessamentos de paredes e nas chegadas/saidas das caixas de inspecção estou a cimentar os tubos de PVC, ficando uma ligação rigida. Ocorreu-me de repente (e claro que pode ser mais um exagero de quem não percebe muito do assunto) que os tubos ficarão sujeitos a pequenas movimentações das caixas devido a ajustamentos do terreno e não terão como acompanhar, principalmente nos casos em que a ligação é feita com um tubo inteiro, sem encaixes ou acessórios.

Isto tem alguma razão de ser? ou estou a exagerar e é assim que se costuma fazer?

Por outro lado, alguem sabe se o cimento ataca o PVC?

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: Tenazes

Colocado por: TenazesBom dia,

Nos atravessamentos de paredes e nas chegadas/saidas das caixas de inspecção estou a cimentar os tubos de PVC, ficando uma ligação rigida. Ocorreu-me de repente (e claro que pode ser mais um exagero de quem não percebe muito do assunto) que os tubos ficarão sujeitos a pequenas movimentações das caixas devido a ajustamentos do terreno e não terão como acompanhar, principalmente nos casos em que a ligação é feita com um tubo inteiro, sem encaixes ou acessórios.

Isto tem alguma razão de ser? ou estou a exagerar e é assim que se costuma fazer?

Por outro lado, alguem sabe se o cimento ataca o PVC?

Obrigado

É assim que normalmente se faz o que não impede que possamos questionar alguns pormenores:
    - O cimento não ataca o PVC ao contrário que possa pensar, o cimento, como deve calcular não tem aderência perfeita ao PVC a não ser com um tratamento previo, se com as movimentações de terras criar fissuras acontece também com as caixas por acaso criou alguma malha em ferro no fundo das mesmas talvez minorasse este problema de oscilações.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  3.  # 3

Colocado por: TenazesNos atravessamentos de paredes e nas chegadas/saidas das caixas de inspecção estou a cimentar os tubos de PVC, ficando uma ligação rigida. Ocorreu-me de repente (e claro que pode ser mais um exagero de quem não percebe muito do assunto) que os tubos ficarão sujeitos a pequenas movimentações das caixas devido a ajustamentos do terreno e não terão como acompanhar, principalmente nos casos em que a ligação é feita com um tubo inteiro, sem encaixes ou acessórios.

Este é um dos motivos pelos quais o Dogma aconselha o PEAD, é menos rígido. Até estou admirado com é que ele ainda não meteu aqui a colherada.

Colocado por: Tenazesou estou a exagerar e é assim que se costuma fazer?

É assim que se costuma fazer. Mas existe o risco dos tubos partirem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  4.  # 4

Bom dia,

Obrigado pelos vossos comentários. Ao menos fico mais descansado porque é assim que se costuma fazer...hehehe.
    Tenho esta mania de questionar os pormenores porque gosto de aprender e acho que este forum deve ser para isso mesmo, para aprendermos, trocarmos experiencias, e discutirmos os temas.

Estive a investigar e para ancorar o tubo de PVC à caixa pode-se colocar cola na ponta e polvilhar com areia fina para uma aderencia boa do cimento. Não compreendo qual a vantagem disto porque assim a ligação fica ainda mais rigida...

Só numa caixa fiz uma placa de betão no fundo (sem ferro) com 5-6 cm de espessura poque é a mais funda e está colocada sobre terra que foi mexida e depois calcada. Nessa caixa coloquei também uma cinta de betão como primeira fiada (enchendo o interior de blocos de 10 cm depois de retirar os septos). Nas restantes caixas coloquei apenas uma boa espessura de massa no fundo (aprox. 5-6 cm) e fiz directamete sobre uma camada de brita.
    Confesso que estou um pouco arrependido, poderia ter colocado uma malha metálica ou daquela de fibra de vidro grossa de 40x40. Agora vou ficar sempre a pensar se não poderei vir a deparar-me com caixas fissuradas/tubos partidos...
    Será que fazer um "anel" com rede FV 40x40 em volta da 1ª fiada vai trazer bastantes melhorias na resistencia, ou não vale a pena?

Realmente o PEAD parece-me ser melhor para estas andanças, mas fica mais caro, é mais dificil de instalar e quando toda a gente usa PVC é dificil de encontrar os produtos alternativos nas lojas da zona... (ainda tentei)

Um abraço
  5.  # 5

Que acham, vale a pena reforçar, ou é exagero? alguém coloca ferro na base ? ou fzem como eu fiz?

0.0110 seg. NEW