Iniciar sessão ou registar-se
    • vera81
    • 27 outubro 2008 editado

     # 1

    Boas!

    Acabei de me inscrever neste fórum e gostaria de partilhar a minha situação. Acontece que eu e o meu marido compramos um terreno fora do nosso alcance…o seja aproveitamos um bom negocio em termos de preço por m2 mas vamos necessitar de um credito para pagar uma parte do terreno. Já temos projecto aprovado para uma moradia T3+1 (2.5 casas de banho) com um aproveitamento de +- 130m2 de cave dado que o terreno tem 4 metros de inclinação. A area de habitação será de +- 250m2 mais os tais 130m2 da cave com +-200m2 de acessos. Eu admito que estamos a dar um paço enorme mas para compensar temos como único objectivo por a casa habitável e depois ir fazendo (esta nossa decisão pode não ser a melhor mas não é negociável!!). A casa em si é em L térrea e estilo tradicional, telhado tradicional.
    As dúvidas são as seguintes:

    -será que é boa ideia aproveitar a inclinação para cave (sou contra caves) mas pessoas na área já explicaram que o custo de aproveitamento é ela por ela e os acabamentos podemos deixar para o futuro.
    - Alguém pode indicar +- o custo de por uma casa destas habitável (conseguindo assim a licença de habitabilidade)
    -Um construtor já indicou que a parte de trolha fica mais económica se pagarmos a hora e o construtor fornece o material e apresenta-nos as facturas ao fim do mês…qual a vossa opinião sobre esta indicação.

    E de resto qualquer dica será sempre bem recebida.

    Já agora estamos a falar de uma construção no distrito de braga.

    Cumps!
  1.  # 2

    OLÁ,
    bem uma das coisas que lhe aconselho é NUNCA fazer nada em sua casa sem ter o orçamento primeiro, e antes de adjudicar esclareça bem com o fornecedor o que está ou não incluido no preço dado.
    a cave é um excelente aproveitamento numa casa, é sempre uma boa opção. se não gosta de caves opte por fazer uma piscina ou jardim cobertos neste espaço :)

    quanto á questão de ir fazendo, acho que se não se sente com disponibilidade financeira para fazer a obra de uma só vez ir por partes é a melhor opção realmente.

    boa sorte para a sua obra:)

    cumprimentos
  2.  # 3

    Óla Andreia,
    Obg por a sua resposta rápida! Por acaso fui obrigada a incluir a cave por vários familiares que chamaram-me quantos nomes havia para que eu acordasse para a realidade que ia estar a poupar e não enterrar rios de dinheiro (como muito fazem) em aproveitar uma inclinação existente. Mas como sou extremamente decidida, resolvemos aproveitar a tal dita cave, mas ao mesmo tempo temos uma garagem ao nível da casa e cave embora vai ter entrada para carro não tem qualquer uso diário…é mesmo só um espaço para juntar ainda mais tralha!!!!
    Em relação ao empreiteiro, por acaso até é de confiança mas ficou logo esclarecido que ia ficar tudo por escrito com orçamentos detalhados. Mas resta a dúvida se vou ser favorecida pagando o trabalho a hora e embora seja o construtor a solicitar o material, vamos ser nós a pagar as facturas directamente aos fornecedores?
  3.  # 4

    Colocado por: vera81Mas resta a dúvida se vou ser favorecida pagando o trabalho a hora e embora seja o construtor a solicitar o material, vamos ser nós a pagar as facturas directamente aos fornecedores?

    De confiança? E quer que lhe pague à hora? santa ingenuidade, com amigos desses, não precisa de inimigos para nada. Imagine lá um táxi, que é pago ao km, se você não conhecer o caminho, acha que o taxista, vai pelo caminho mais curto? e se estiver em tempo de crise o que acha que vai acontecer?

    Nem brinque com coisas sérias. Pergunte a qualquer empreiteiro, qual o melhor tipo de empreitada (para ele) e todos lhe respondem: por administração directa. Pergunte qual o pior tipo de empreitada (para ele) e todos lhe respondem: Por preço global.
  4.  # 5

    Peça a quem fizer o projecto um mapa de medições/orçamento, depois apresente a vários construtores esse mapa de quantidades (sem preços) eles que apresentem preços para os vários artigos de forma a chegar a um preço global para a obra, assim vai sempre saber o que cada coisa vai custar, pode-lhe sair mais caro no projecto (nunca mais de 1000€, corrija-me se estiver enganado sr Paulo Correia) e vai poupar muito dinheiro/chatices no decorrer da obra. Da forma que pretende fazer, à hora, se não tiver ninguém sempre em cima deles e que perceba da poda, vocês vão pagar bem caras as suecadas e as cervejolas...
  5.  # 6

    De confiança? E quer que lhe pague à hora? santa ingenuidade, com amigos desses, não precisa de inimigos para nada. Imagine lá um táxi, que é pago ao km, se você não conhecer o caminho, acha que o taxista, vai pelo caminho mais curto? e se estiver em tempo de crise o que acha que vai acontecer?


    Obviamente nada vai ser decidido sem orçamentos apresentando ambos os casos. Agora o taxista pode ir por o caminho mais longo quando pago ao Km tambem pode querer 20€ por uma viagem que ao chegarmos ao destino descobrimos não podia custar mais do que 10€, certo Sr. Paulo? Ingenuidade nada tem a ver, então se disponho da minha situação neste forum é para ter opiniões concretas sobre o meu caso e não para ouvir criticas a cerca dos meus amigos. E ainda mais se apresento a minha situação e solicito ajuda e orientação é para errar menos e assim ser menos ingenua.


    Mas de todas as formas agradeço a sua contribuição
  6.  # 7

    rjmsilva,

    Agradeço as suas ideias, por acaso estamos nessa fase neste momento... Mas penso que tenho algum receio em ver os orçamentos!!! Eu sei que nada podemos fazer para seguir em frente sem 1º ter uma noção dos custo envolvidos, aguardo ansiosamento os tais orçamentos.
    • Mac
    • 27 outubro 2008

     # 8

    Colocado por: vera81Boas!

    Acabei de me inscrever neste fórum...

    Vê-se bem. Se se tivesse inscrito há mais tempo já sabia que o Paulo Correia é das pessoas mais disponíveis para ajudar e aquilo que entendeu como crítica não passou de um aviso honesto.
    Há aí uma incongruência no que escreve: Se vai pagar à hora que orçamento é esse que tão ansiosamente aguarda?
    Cumprimentos
  7.  # 9

    vera81
    eu até recomendo mesmo que faça uma pesquisa aqui neste forum aos posts do Paulo Correia e verá excelentes informações e recomendações para quem vai iniciar um processo de construção de uma casa.
    Penso mesmo que determinados artigos seus já deveriam até estar "realçados" pois assim evitaria-se de estar a repetir certos temas e quem chegasse fácilmente obteria logo determinada informação.
  8.  # 10

    Sr. Mac,

    Eu não estou aqui para fazer briga nem birra com ninguem, já estive a ler muitos dos assuntos neste forum e estou bem informada no sentido de reconhecer a informação útil que o Sr. Paulo tem fornecido para ajudar varias pessoas. Incongruência não há, eu não indiquei que tinha escolhido pagar a hóra, simplesmente contei a minha situação e pedi opinião. Fiquei supreendida em receber uma resposta tão franca do Sr. Paulo sem saber pormenores sobre a nossa situação - talvez se tivesse 1º pedido informação sobre o nivel de confiança com o nosso construtor talvez a resposta dele ia ser diferente. Toda a maneira já solicitei 2 orçamentos - um de pagamento á hóra e um de obra tratada...fiz isto com varios construtores..... mas em termos de construtor estamos decididos - é uma pessoa de confiança, conheco muito bem o trabalho desta pessoa e nem que seja um pouco mais caro sei que compensa em termos de qualidade da obra. Agora se alguem podia oferecer alguma informação útil em relação a minha situação agradecia. Mas peço que terminamos já com o desvio de assunto. O Sr. Paulo foi franco, e não concordei e em troca tambem fui france - a intenção não foi para ofender e espero que o Sr Paulo não se sentiu ofendido afinal foi a mim que chamou ingenua!!!!! :)
  9.  # 11

    outra pergunta ...
    há aquem diga que cornija (penso que é assim que se diz) é mais barata em betão, pois pedra é mais cara em termos de material - mas ao mesmo tempo já me disseram que a mão de obra é mais barata usando pedra..... a mesma pergunta aplica-se para colunas em pedra.... eu bem tento pesquisar sobre o custo destes materiais mas sem grande informação - embora já me adiantaram que a cornija em pedra está entre 45 - 70€ por metro linear dependente do estilo escolhido. - estou a contar com +-60€ por metro....aqui a minha dúvida - a mão de obra não é igual, não se compra por metro linear e depois cola-se no sitio???
  10.  # 12

    Colocado por: vera81
    De confiança? E quer que lhe pague à hora? santa ingenuidade, com amigos desses, não precisa de inimigos para nada. Imagine lá um táxi, que é pago ao km, se você não conhecer o caminho, acha que o taxista, vai pelo caminho mais curto? e se estiver em tempo de crise o que acha que vai acontecer?


    Obviamente nada vai ser decidido sem orçamentos apresentando ambos os casos. Agora o taxista pode ir por o caminho mais longo quando pago ao Km tambem pode querer 20€ por uma viagem que ao chegarmos ao destino descobrimos não podia custar mais do que 10€, certo Sr. Paulo? Ingenuidade nada tem a ver, então se disponho da minha situação neste forum é para ter opiniões concretas sobre o meu caso e não para ouvir criticas a cerca dos meus amigos. E ainda mais se apresento a minha situação e solicito ajuda e orientação é para errar menos e assim ser menos ingenua.


    Mas de todas as formas agradeço a sua contribuição




    Sou leitora assídua desta página desde que iniciei o projecto de construção da minha casa ou seja desde o principio deste ano e apesar de não participar nas discussões leio atentamente quase todos os tópicos aqui apresentados e considero o Sr. Paulo Correia a pessoa que mais ajuda presta, não desconsiderando os outros participantes. Acredito que desconhece por completo a ajuda que este senhor presta aqui.

    Quando começei a construir a minha casa e depois de muito pesquisar e falar com várias pessoas, contratar á hora ficou logo excluido, a dúvida seguinte foi chave na mão ou contratação por fases. Como a segunda opção requer muito tempo disponivel, optamos por chave na mão e por enquanto não temos qualquer problema, espero no final da obra continuar a dizer o mesmo.
    Felicidades na construção da sua casa.

    Cumprimentos
  11.  # 13

    Colocado por: vera81outra pergunta ...
    há aquem diga que cornija (penso que é assim que se diz) é mais barata em betão, pois pedra é mais cara em termos de material - mas ao mesmo tempo já me disseram que a mão de obra é mais barata usando pedra..... a mesma pergunta aplica-se para colunas em pedra.... eu bem tento pesquisar sobre o custo destes materiais mas sem grande informação - embora já me adiantaram que a cornija em pedra está entre 45 - 70€ por metro linear dependente do estilo escolhido. - estou a contar com +-60€ por metro....aqui a minha dúvida - a mão de obra não é igual, não se compra por metro linear e depois cola-se no sitio???


    As cornijas ou cimalhas em betão são executadas em obra, ou seja, coloca-se uns moldes em poliestireno expandido na cofragem e depois enche-se com o betão, quase de certeza que fica mais barato que a pedra, caso contrário não seria tão utilizado. Quanto a preços por metro não a posso ajudar.
    • Mac
    • 27 outubro 2008

     # 14

    Colocado por: vera81outra pergunta ...
    há aquem diga que cornija (penso que é assim que se diz) é mais barata em betão, .......já me adiantaram que a cornija em pedra está entre 45 - 70€ por metro linear

    Julgo que a escolha entre cornija de pedra ou betão deve ter mais em conta o tipo de casa do que os custos propriamente ditos. A cornija de betão pode ficar mais barata mas apenas um pouco. Se a casa merecer cornija em pedra a diferença de preço não justifica, julgo eu, a opção pelo betão que, sendo a matéria-prima mais barata, gasta mais mão-de-obra.
    Sobre os preços da cornija em pedra, o meu cunhado está a terminar a casa dele toda em pedra de Ponte de Lima e julgo tê-lo ouvido falar em preços bem abaixo dos que refere.
    Se quiser pergunto-lhe o preço que pagou pela cornija
    Cumprimentos
  12.  # 15

    ola boa noite a todos sou nova aqui e estou a começar a minha casa. gostaria de saber se actualmente é o construtor que paga a luz da obra e a agua ou se somos nos. o contrato que fiz com ele é chave na mao . obrigado.
  13.  # 16

    Colocado por: vera81O Sr. Paulo foi franco, e não concordei e em troca tambem fui france - a intenção não foi para ofender e espero que o Sr Paulo não se sentiu ofendido afinal foi a mim que chamou ingenua!!!!! :)


    Vera, esteja á vontade. vivo em ambientes muito agressivos verbalmente (e ás vezes fisicamente) e a minha intenção ao chamar-lhe "ingénua" foi provocar uma reacção, porque uma das coisas que mais me chateia aqui no fórum, é aparecerem menbros, que na realidade não querem conselhos, querem é ouvir que a decisão que já tomaram está correcta, ou dito de outra maneira, querem ouvir aquilo que gostam e não aquilo quer precisam de ouvir. Peço-lhe desculpa se a ofendi, mas não sou nem nunca serei um yes man e do sei post inicial pareceu-me que entrava nessa categoria. Se quisesse ser simpático, poderia dizer-lhe que concordo com as suas ideias, mas não estaria a ser honesto consigo e menos ainda comigo.

    Se se vai meter numa obra, deixe-lho o primeiro e melhor conselho que lhe posso dar: Não confie em ninguém, estamos a falar de dinheiro, de ganhar ou perder, e o dinheiro faz parte da triade maldita, sexo, poder e dinheiro. Pode confiar o mais possível no construtor, mas confiança é muito bom, controle é ainda melhor porque empreiteiros a aproveitarem-se da confiança, é pipocas em dia de cinema. sou caso não saiba empreiteiro, estou a falar contra mim. :)

    Respondendo ás suas questões:
    Pagamento á hora -
    Excelente negócio para o empreiteiro, porque além das cervejolas já referidas, existem muitos outros truques para pôr umas horas a mais. Basta descobrir o padrão das sua visitas á obra e se trabalhar meto lá o pessoal de manhã, retiro-o quando se for embora e volto a lá pô-lo quando antes de você chegar. Aparece de repente? sem problemas, sentiu-se mal disposto e fui para casa. Rendimento médio? Baixo, se se despachar, atendendo á crise, pode não ter emprego, logo é melhor fazer render o peixe, pago por si. Soubesse você o número de horas que já vi cobrados ao cliente. Fiscal em obra? e? 250€ e olha para o lado ou recebe uma percentagem. Onde pensa que os encarregados ganham uns cobres? Mas a decisão e o dinheiro é seu, por isso....

    Colocado por: vera81!! Eu sei que nada podemos fazer para seguir em frente sem 1º ter uma noção dos custo envolvidos, aguardo ansiosamento os tais orçamentos.

    Uma noção? Erradíssimo, quando receber o orçamento ele não pode ter mais de 3 a 5% de desvio, contando claro está que têm um projecto em condições e que definiu. Se não tiver dinheiro para terminar, terá de fazer opções e algumas dessas opções, irão implicar mexer nos processos construtivos. Se descobrir tarde de mais, além de não o fazer, ainda têm de partir

    Colocado por: vera81há aquem diga que cornija (penso que é assim que se diz) é mais barata em betão, pois pedra é mais cara em termos de material - mas ao mesmo tempo já me disseram que a mão de obra é mais barata usando pedra..... a mesma pergunta aplica-se para colunas em pedra.... eu bem tento pesquisar sobre o custo destes materiais mas sem grande informação - embora já me adiantaram que a cornija em pedra está entre 45 - 70€ por metro linear dependente do estilo escolhido. - estou a contar com +-60€ por metro....aqui a minha dúvida - a mão de obra não é igual, não se compra por metro linear e depois cola-se no sitio???

    O betão é n vezes mais barato que a cantaria e montar uma coluna em pedra ou uma corniga em pedra é para canteiros dos bons, não para pedreiros. Só para ter ideia, um m3 de betão armado e cofrado em elementos especiais pode custar 400€/m3. Uma cantaria, mesmo das baratas, custa 80€/m2 com 5cm de espessura, um m3 custa 1600€/m3 (só o material). Assentar uma pilar, implica colocar um varão de inox e colar as diversas peças. Uma cornija, terá de ser chumbada com resina epoxi ao betão, após os grampos serem chumbados á cantaria.

    Quem lhe disse que a mão de obra na aplicação de cantarias seria mais barata, não sabe quanto ganho um canteiro e o trabalho que aquilo dá.

    Dito de outra forma. A cantaria foi sempre uma demonstração de riqueza dos proprietários e se reparar, existem pouquíssimas casas modernas com muita cantaria e isso deve-se precisamente ao seu preço. O único local onde se aplica corrijas em cantaria é em monumentos classificados e não se deixe enganar por muita coisa que se vê por ai que parece cantaria. É betão barrado com Duracril.

    Cumps

    PS Mais uma vez peço desculpa, mas ás vezes, sermos brutos, têm mais efeito a acordar as pessoas para a realidade das obras e de quem vive á volta disto. E mais vale acordar cedo que tarde
  14.  # 17

    ola paulo sera que me poderia dar umas dicas ? penso que é entendido no assunto ..
    "ola boa noite a todos sou nova aqui e estou a começar a minha casa. gostaria de saber se actualmente é o construtor que paga a luz da obra e a agua ou se somos nos. o contrato que fiz com ele é chave na mao . obrigado. "
  15.  # 18

    Colocado por: catarinam14ola paulo sera que me poderia dar umas dicas ? penso que é entendido no assunto ..
    "ola boa noite a todos sou nova aqui e estou a começar a minha casa. gostaria de saber se actualmente é o construtor que paga a luz da obra e a agua ou se somos nos. o contrato que fiz com ele é chave na mao . obrigado. "


    Depende da obra, mas na prática é sempre o dono de obra que paga, seja de forma directa ou indirecta. Vamos considerar duas situações tipo:

    1 - Execução de uma obra de curta duração, tipo a remodelação de um apartamento, a remodelação de uma cobertura, etc.
    neste caso não faz sentido ser o empreiteiro a pagar, porque teria de mandar montar contadores de obra cujos custos seriam colocados no orçamento e pagos por si, sendo mais económico ir buscar água e energia ao dono de obra.

    Construção de uma vivenda com prazo superiores a alguns meses
    É o construtor que têm de pagar, porque a duração e o tipo de equipamento já justifica a montagem de contadores de obra. pode ser necessário (e é) energia trifásica e isso não costuma existir lá em casa.

    Neste assunto, é necessário um pouco de bom senso, porque não há necessidade de se gastar dinheiro e perder tempo por uns kw de energia ou uns m3 de água.

    No entanto, isso é uma exclusão que deve vir indicada no orçamento. No meu caso, quando faço orçamentos para clientes particulares, essa exclusão pode fazer parte da carta tipo que enviamos a acompanhar o orçamento, ou coloco umas alíneas no final do orçamento, porque as cartas de acompanhamento, "perdem-se".
  16.  # 19

    Boas Sr. Paulo,
    Agradeço a informação disponibilizada até já e este ultimo assunto de conversa sobre a água e a luz despertou outra curiosidade... Eu não tenho muito experiência com poços nem furos - mas estamos a pensar fazer um furo. Temos agua canalizada na área onde vamos construir mas dado o tamanho do terreno pensamos que o investimento inicial será recuperado em poupança na factura mensal de agua...Isso dito parece existir uma área pouco clara em relação ao uso de agua de furo quando existe agua canalizada na área? Supostamente só pode ter uma das duas opções ligadas a uma habitação e se existir agua canalizada temos de dar preferência a esta?!?...pode esclarecer?...e embora indicaram que um poço é mais barato, qual seria a sua opinião sobre as duas opções (poço vs furo).

    E outra questão fóra do assunto am causa, já deu para perceber que o Sr. e construtor, já agora trabalha na area do Norte?....sabe lá se não vamos necessitar outro construtor! É que honestidade não lhe falta e é isso que procuramos!!!
  17.  # 20

    Vera 81
    embora não seja perito mas digo-lhe desde já que dificilmente poderá usar a água do poço para uso doméstico e servirá apenas para regas e lavagens.
    Mas aguarde por uma resposta de alguem mais entendido.
 
0.0233 seg. NEW