Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos os foristas. Chegou a minha vez de enfrentar esta aventura.
    Vou Construir uma moradia térrea com cerca de 230m2 e cave com aproximadamente 90m2. Apesar de já ter falado com um arquitecto e de ainda estarmos em fase de estudo do projecto, eu através do flooplaner (não é o melhor mas foi o que consegui aprender a trabalhar:)) idealizei a minha casinha. É um terreno loteado na qual sou obrigada a cumprir a sombra ou sombreamento (penso que é isto que eles dizem, pelo menos foi que disse o arquitecto) do projecto que entrou na camara para crear o loteamento.
    Dito isto, gostaria que me dessem a vossa opinião em relação ao projecto em si, que me ajudem na disposição das loiças das IS, pois é o que me tem dado dor de cabeça, pois na IS da suite gostava de ter banhira e duche mas nao sei se caberá.
    Fico á espera das criticas...

Ver rés do chão aqui:
    http://pl.an/smpj1e

Ver cave aqui:
    http://pl.an/sou2cm
  2.  # 2

Por favor não visualizem o projecto em 3D pois não representa a realidade(ainda não consigo trabalhar muito bem o Floorplaner), vejam só em 2D.
  3.  # 3

Ó Nanda, não esteja a martirizar-se com a disposição das loiças das IS... O que você fez deve ser mostrado ao arquitecto, que ficará com uma ideia geral do que a Nanda pretende; mas como imagina há um grande caminho a percorrer entre este seu primeiro esboço e o projecto final. Há ali coisas mal pensadas, coisas que não vão ao encontro de regulamentos vigentes - enfim, há trabalho de arquitecto a fazer.
  4.  # 4

Italiano já agora a que se refere que não vai de acordo com os regulamentos? Não pode ser mais específico?
  5.  # 5

Completamente de acordo.
    É um bom ponto de partida para começarem a trabalhar com um arquitecto.

Mas pode e deve ir pensando algumas coisas:
    -70m2 de sala?? Olhe que isso é gigantesco...
    -Precisa mesmo daquela despensa ali? Que tal ser tudo a cozinha aumentando a área de armários? E abrir uma janela na zona do lava loiças...
    etc
  6.  # 6

Trata-se da questão da acessibilidade à casa (essas escadas...) e, em particular, a usabilidade das casas de banho por uma pessoa portadora de deficiência. Mas alguém mais bem informado do que eu (por exemplo, o seu arquitecto, ou um arq aqui do fórum) pode explicar-lhe isso melhor.
  7.  # 7

Boa tarde ferninela,

Sem conhecer minimamente o terreno de intervenção, é complicado opinar sobre a solução que apresenta. A sua solução é um conjunto de ideias, que apesar de transmitirem "o que lhe vai na alma", não estão funcionais. O momento de abordagem à moradia é "cru" muito por culpa da dimensão do átrio/pátio. No interior, o escritório resulta mal, tem de devassar toda a sala para aceder a esta divisão que depois acaba por se encerrar, uma vez devassada a sala assuma a presença do escritório nas salas (crie uma comunicação entre ambos, nem que seja apenas visual). As escadas não estão na melhor localização, e desvirtuam o hall de entrada, aproximava-as mais da cozinha. As salas estão pouco exploradas e são banais... de-lhe mais "vida". No corpo dos quartos percebe-se a intenção mas neste momento não estão funcionais sobretudo no acesso ao seu interior, no que toca á suite, não é "confortável" abrir a porta e ficar com vista sobre a cama terá de ser redesenhada.
    Muito mais havia a dizer, mas só tendo outro tipo de conhecimento sobre o terreno de intervenção.
    O trabalho que desenvolveu, é um grande passo, mas chegou a hora de contactar uma equipa de trabalho para desenvolver o projecto. Forçar mais a solução pode fazê-la entrar num ciclo de ideias vinculadas, que a vão condicionar na aceitação das propostas que a equipa escolhida lhe venha a apresentar, e com isto condicionar a solução final.
    Trabalhe em conjunto com quem escolheu ou vier a escolher para lhe desenvolver o projecto, vai-lhe dar muito "gozo"...

Cumprimentos,
    rui rodrigues, arq. e restante equipa Flash_Arquitectos
    Visite-nos em www.flash-arquitectos.com
  8.  # 8

Colocado por: flash_arquitectosForçar mais a solução pode fazê-la entrar num ciclo de ideias vinculadas, que a vão condicionar na aceitação das propostas que a equipa escolhida lhe venha a apresentar, e com isto condicionar a solução final.
    Trabalhe em conjunto com quem escolheu ou vier a escolher para lhe desenvolver o projecto, vai-lhe dar muito "gozo"...

Concordo a 1000%!

E Nanda, mantenha-nos informados sobre as iterações resultantes da sua interacção com o arquitecto - teremos imenso gosto em comentar o projecto já "limpo" das (mais do que naturais) imperfeições que o seu esboço apresenta agora.
  9.  # 9

Pedro Azevedo, inicialmente tinha feito a cozinha como me está a dizer com janela na zona do lava loiças, mas depois pensei que uma despensa me faria muito geito, já fui habituada a ter um espaço grandito para colocar as minhas "bagunças", mas realmente essa janela fazia mesmo falta; daí que já andei a pesquisar modelos de cozinha que se encaixassem nesta disposição. Mas conclusão prefiro ter a despensa. a sala tem 11m de comprido e 5.40 de largura (59.4m2) os 70m2 já incluem o hall e escadas. Mas mesmo assim é enorme, mas o marido quer uma sala grande (os meus pais têm sala deste tamanho e o meu marido diz que não é muito grande:) vai-se lá saber porquê).

Italiano, Obrigada pelo comentário, vou ter isso em conta.
  10.  # 10

Ferninela

entenda isto como uma critica construtiva, eu pessoalmente vejo-me inibido de comentar a sua planta, para mim isso é apenas um quadro das suas intençoes e muito válidas para começar a executar um projecto e ai sim, como arquitecto poderia reflectir e opinar sobre o mesmo com fundamento. Repare que apresenta aqui um desenho de leigo na matéria referente a uma interveção que não conhecemos o contexto que permita analizar correctamente essas soluções, quer por desconhecimento das envolventes, parametros urbanisticos etc,
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

Obrigada a todos pelos comentários (críticas construtivas). amanhã vou ver se consigo adicionar a planta dos 3 lotes para ver se vocês conseguem perceber +/- o terreno. Este está a 1.80m de altura da estrada, a suite está voltada para nascente(frente á estrada) e a sala poente (penso eu de que), mas como disse amanha coloco a imagem do terreno e com a área que sou obrigada a construir. Até amanhã.
  12.  # 12

Nanda,

Concordo com o que foi dito, e o desenho que fez é muito importante porque espelha as suas intençõe, ainda assim acredito que um bom arquitecto vai perceber o que pretende e apresentar-lhe uma solução que a surpreenderá.

boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferninela
  13.  # 13

Olá bom dia. Como prometido aqui fica a imagem do loteamento.
    O meu lote é o nº 2, tem 770m2 , área de implantação do edificio 260m2. Afinal no ultimo post estava errada em relação ás coordenadas; e como não percebo nada de coordenadas geográficas, segundo a caderneta predial: Norte:lote 1; Nascente:lote1 e caminho publico; Poente: terreno de de dominio publico; sul: Domingos Freitas.

Loteamento:
  14.  # 14

boas
    então vai meter a sala para norte, não gosta de sol?
    o sol vem de sul
    um abraço
  15.  # 15

O Sol vem do Sul??? Se as coordenadas da caderneta predial estão correctas na minha terra o sol vem de Nordeste. O lote 1 e a 1ªa casa são respectivamente da minha irmã e meus pais que têm as salas viradas para o mesmo lado, porque lhes dá o sol a partir do meio dia. da parte da manhã o sol dá mesmo de frente para a suite que tenho no meu projecto, e ao longo do dia vai percorrendo as zonas dos quarto e a partir das 12h já a sala está a receber o sol...Haaa!! e eu adoro sol:)
  16.  # 16

epá metam lá nas plantas a rosa dos ventos. como deve ser, através do levantamento topográfico.
    Deixem essas descrições das cadernetas que não servem para "tirar" o Norte.
    EDIT: e também as descrições nas confrontaçãos... com o nome dos proprietários ( na altura do registo), já que entretanto o Sr. antónio, e a Xica dos Frangos, já faleceram, o António dos Bifes, vendeu à Ti rosa... etc), coloquem os artigos matriciais, ou não coloquem nada já que para isso, vai existindo as plantas cadastrais...
    Abraços
  17.  # 17

Colocado por: ferninelana minha terra o sol vem de Nordeste

O sol vem sempre do mesmo sítio: de este. É por isso que muito boa gente advoga que os quartos de dormir deviam idealmente ser virados a este, para serem bem iluminados pelo sol durante a manhã, momento em que as pessoas acordam e usam bastante os quartos.

O sol entretanto encaminha-se para oeste, fazendo um caminho que (para quem vive no hemisfério norte, como todos nós) passa pelo Sul*. O pôr-do-sol dá-se a oeste. É por isso que muito boa gente advoga que as salas devem ser viradas a sul (porque assim têm o maior número de horas de incidência directa do sol possível), ou então a oeste, para aproveitar o sol da parte da tarde e (no verão) até à hora de jantar.

O Norte tem uma fraca incidência de luz solar directa, pelo que muito boa gente advoga que casas de banho, lavandarias, despensas, corredores, escadas e cozinhas não habitáveis (i.e., sem zona de refeição, apenas local de preparação de comida) podem ser abertas a norte sem grande prejuízo.

Já agora, quando se diz "a sala está virada para" fala-se das janelas da dita cuja... a sala até pode ter uma parede de 11 metros no lado norte, mas se a janela tiver sido aberta na parede sul, a sala é orientada a sul.

PS: O que aqui escrevi, escrevi porque ouvi dizer. Quem tem conhecimento mais especializado, que me corrija e adende, que eu agradeço.

*Quem vive no hemisfério sul (Brasis, não Alentejos...), parece-lhe que o sol vai de este a oeste por um caminho que passa pelo norte, pelo que as contas são feitas ao contrário.

EDIT:

Colocado por: ferninelada parte da manhã o sol dá mesmo de frente para a suite que tenho no meu projecto, e ao longo do dia vai percorrendo as zonas dos quarto e a partir das 12h já a sala está a receber o sol...Haaa!! e eu adoro sol:)

Isto até estaria de acordo com o que diz a caderneta (com a excepção de que a sala abre para sul e para norte, não para oeste). Mas o Pedro tem razão. Levantamento topográfico é que é.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 18

Italiano tem razão o sol nasce a este. A janela da suite leva com o sol logo de manhã, qt ao levantamento topografico ainda não o tenho. Apesar de ir falar com o arquiteto brevemente queria que espreitassem as alterações que fui fazendo ao rés do chão pelas dicas que alguns foristas foram dando.

http://pl.an/xfwb9v
  19.  # 19

a garagem tem ali aquele espaço logo a seguir aos carros que não é muito pratico para meter outro carro lá e é muito largo para arrumos, aquela sobra depois de fazer a área das escadas.

o escritório parece-me deslocado naquela zona, ou o faz totalmente à parte da casa, ou então o melhor é integra-lo de melhor forma.

as escadas da garagem podem ser de um só lanço sem fazer aqueles degraus em leque.

ás áreas estão razoáveis tirando a sala, que parece-me superdimensionada -70m2
    aumentava um pouco ao escritório em área.

pode comer um pouco ao corredor dos quartos, se fizer a entrada desde a sala a meio e não ao canto direito.
  20.  # 20

Ainda à espera do arquitecto....... Depois de tanta "discussão" para ter a zona da sala como eu e o meu marido queremos e para ter uma garagem mais funcional e sem desperdicios (como os das 1ª imagens), o terraço que eu queria eliminar ainda vai crescer mais 1 ou 2 metros....nada mais a fazer...
    Quando tiver o projecto do arquitecto venho cá mostrar, entretanto fica a ideia:
    r/c
    http://pl.an/vjrdpq

cave
    http://pl.an/5p85b1

0.0227 seg. NEW