Colocado por: Luis K. W.Pode (e deve) fazer um contrato de arrendamento ao irmão, claro!
No entanto, para ter um comprovativo que paga uma renda mensal não precisa de um contrato.
Basta fazer o pagamento por transferência bancária.
Se quiser , e se o seu banco o permitir, pode inscrever no documento da transferência a que se deve o pagamento (exemplo: «Renda do mês de Outubro/2011»).Estas pessoas agradeceram este comentário:Ferraz Oliveira
Colocado por: Ferraz Oliveirapelo menos tenho a certeza que o meu cunhado não está apenas a fazer dinheiro à nossa "pala" (desculpe o calão).Se não lhe pagassem renda, seria o contrário.
Se bem que (...) eu penso (corrija-me se estiver errado por favor) que, no limite, a minha mulher pode usufruir da casa à vontade sem ter que pagar o que quer que seja dado que a casa é um bem imóvel e e não é passível de ser dividido nem vendido sem mútuo acordo de ambos os proprietários.Corrijo, corrijo! :-)
Colocado por: Luis K. W.Se não lhe pagassem renda, seria o contrário.
Você e a sua mulher estariam a usufruir «à pala» de um bem que é (metade) do seu cunhado!
Corrijo, corrijo! :-)
Não. É exactamente ao contrário do que você pensa.
A sua mulher não pode usufruir inteiramente de uma casa de que é apenas 50% proprietária. Só o poderia fazer com o acordo do seu cunhado, proprietário dos outros 50%.
E se o seu cunhado pretendesse «dividir» a casa, poderia obter de um qualquer tribunal a venda «forçada» (em leilão) dessa casa.
A solução de pagar uma renda ao seu cunhado é, provavelmente, a melhor das soluções para todos.
Colocado por: Luis K. W.Se não lhe pagassem renda, seria o contrário.
Você e a sua mulher estariam a usufruir «à pala» de um bem que é (metade) do seu cunhado!
Corrijo, corrijo! :-)
Não. É exactamente ao contrário do que você pensa.
A sua mulher não pode usufruir inteiramente de uma casa de que é apenas 50% proprietária. Só o poderia fazer com o acordo do seu cunhado, proprietário dos outros 50%.
E se o seu cunhado pretendesse «dividir» a casa, poderia obter de um qualquer tribunal a venda «forçada» (em leilão) dessa casa.
A solução de pagar uma renda ao seu cunhado é, provavelmente, a melhor das soluções para todos.