Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Estou com uns problemazitos na pintura de uns tectos, e peço a vossa ajuda.

    Então é o seguinte:

    A minha mãe comprou um apartamento, e apesar de as paredes e tectos estarem em razoável estado, queríamos pintar com outras cores.
    Começamos então pelos tectos. Fui aconselhada a limpar os tectos e passar selante aquoso, e depois a tinta. Disseram-me que o selante tinha de ser preparado 1/2 de selante e 1/2 de água. Passamos 1 demão de selante. Até aqui tudo bem. O problema surgiu quando colocamos a tinta. Quando passamos a primeira demão de tinta, notamos logo que ao esticar a tinta, ela começava a levantar. No hall de entrada isso não aconteceu e está minimamente bem. Mas na cozinha, a tinta está a levantar, e ao mínimo toque cai logo.
    Chamei outra pessoa para avaliar e dar uma solução, e a mesma disse que não era necessário selante nenhum e a tinta que me indicaram, não era para tectos em estuque. Disse-me também que os tectos nem raspados e lixados ficam em condições, e que a única solução é passar novamente estuque. Assusta-me pensar que esta seja a única solução, por isso é que vos peço ajuda. Os tectos de todos os compartimentos estão com uma demão de selante aquoso. Mas a cozinha, o hall de entrada e o hall de entrada dos quartos têm duas demão de tinta, para além do selante.
    Já vi que fiz muito mal em seguir as indicações, mas confiei porque é uma pessoa de confiança e com grande experiência na área. Afinal enganei-me.
    Amanhã vou tirar fotografias para verem como está.
    Se me puderem ajudar, agradeço mesmo muito.
  2.  # 2

    Colocado por: daleenFui aconselhada a limpar os tectos e passar selante aquoso, e depois a tinta.

    E lavou o tecto da cozinha antes de aplicar o selante aquoso ?
  3.  # 3

    e que a única solução é passar novamente estuque.
    fez isto? se fez tem asneira feita
    Concordam com este comentário: ramos1999
  4.  # 4

    Colocado por: Luis K. W.
    E lavou o tecto da cozinha antes de aplicar o selante aquoso ?


    Disseram-me para lavar os tectos com água e detergente da louça, pouco diluído. E foi o que eu fiz.
  5.  # 5

    detergente da louça,
    isso é muito bom realmente
  6.  # 6

    Colocado por: pdavidmarquesfez isto? se fez tem asneira feita


    Ontem tentaram colocar massa no tecto da cozinha, onde estava a levantar, e vão lixar para ver como fica. Os tectos estão como disse em cima, todos lavados com selante aquoso. E o da cozinha, hall de entrada e hall dos quartos com duas demãos de tinta.
    Tentaram decapar o tecto, e o gesso (não era estuque como eu disse) saiu e já se notava um pouco do cimento, por causa disso, disseram-me que para ficar um trabalho mesmo bem feito, a única solução era decapar tudo e aplicar novamente gesso em todos os tectos. Mas isto é caro. Será que não há outra solução?
  7.  # 7

    Colocado por: pdavidmarquesisso é muito bom realmente


    Pois, confiei no que me disseram.
  8.  # 8

    Colocado por: daleen Tentaram decapar o tecto, e o gesso (não era estuque como eu disse) saiu e já se notava um pouco do cimento, por causa disso, disseram-me que para ficar um trabalho mesmo bem feito, a única solução era decapar tudo e aplicar novamente gesso em todos os tectos. Mas isto é caro. Será que não há outra solução?
    Há.
    Contratar outro pessoal que só queira fazer trabalhos caros.
    Ok...
    Esta foi maldosa. Peço desculpa.

    A verdade é que, pelas suas indicações, está a ser-nos difícil entender o que realmente se passa.´
    Apetece dizer: «só vendo!»...

    Não era «estuque», era «gesso»? Mas quem é que lhe disse que há uma diferença?

    «Decapar» é remover tinta. O que o seu empreiteiro pretende é «Picar», isto é, remover o gesso.
    Por outras palavras, o problema não é da pintura, é do suporte. É isso?

    É possível que o tecto da cozinha tenha o estuque mais frágil (por causa das grandes variações de temperatura e humidade na cozinha; OU lavagens do chão feitas pela vizinha de cima que vão infiltrando humidade, e que vai "apodrecendo" o gesso do seu tecto). Mas não entendo porque teria de fazer o mesmo em TODA a casa...

    QUE TINTA (marca e referência) lhe indicaram que afinal não servia para tectos em estuque?
    Concordam com este comentário: ramos1999
    • daleen
    • 12 outubro 2011 editado

     # 9

    Colocado por: Luis K. W.Há.
    Contratar outro pessoal que só queira fazer trabalhos caros.
    Ok...
    Esta foi maldosa. Peço desculpa.

    A verdade é que, pelas suas indicações, está a ser-nos difícil entender o que realmente se passa.´
    Apetece dizer: «só vendo!»...

    Não era «estuque», era «gesso»? Mas quem é que lhe disse que há uma diferença?

    «Decapar» é remover tinta. O que o seu empreiteiro pretende é «Picar», isto é, remover o gesso.
    Por outras palavras, o problema não é da pintura, é do suporte. É isso?

    É possível que o tecto da cozinha tenha o estuque mais frágil (por causa das grandes variações de temperatura e humidade na cozinha; OU lavagens do chão feitas pela vizinha de cima que vão infiltrando humidade, e que vai "apodrecendo" o gesso do seu tecto). Mas não entendo porque teria de fazer o mesmo em TODA a casa...

    QUE TINTA (marca e referência) lhe indicaram que afinal não servia para tectos em estuque?


    A pessoa que lá esteve ontem tentou decapar, e ao fazer isso o gesso do tecto veio agarrado. Por isso, ele disse que eu fiz uma grande asneira ao colocar selante e depois tinta. Segundo ele não era necessário, bastava pintar por cima da tinta que lá estava. Ele recusou-se mesmo a pintar os tectos porque disse que era necessário retirar a tinta que coloquei e o selante também. Não falou em picar, apenas decapar, mas como o gesso vem agarrado à tinta, ele diz que para ficar um trabalho mesmo bem feito tinha de ser colocado gesso novamente. Foi assim que ele disse. De tarde vou ao apartamento tirar umas fotos para verem bem, e já trago a marca da tinta.
  9.  # 10

    Esta foto é do tecto de uma das casas de banho, que apenas levou selante aquoso no tecto.
      PICT0191.JPG
  10.  # 11

    Com a unha ficou logo um buraquinho.
      PICT0193.JPG
    • daleen
    • 12 outubro 2011 editado

     # 12

    mais uma
      PICT0194.JPG
  11.  # 13

    Esta foto é de um dos quartos, onde ao passar a primeira demão de tinta, o isolante levantou todo. Na cozinha aconteceu exactamente o mesmo, mas nesses sítios já passaram massa e hoje vão lixar para ver se ao pintar fica em condições.
      PICT0160.JPG
  12.  # 14

    Foto do selante aquoso
      PICT0153.JPG
  13.  # 15

    Foto da tinta
      PICT0154.JPG
  14.  # 16

    xi minha nossa senhora!é o que faz não se pode chegar a uma parede e aplicar tinta sem ver como esta o suporte!não consigo ver onde esta a asneira mas uma coisa é certa vai ter que picar ou raspar isso tudo e tera que levar gesso novo em alguns sitios eu penso que o problema esta no primario que a senhora colocou deve ter havido uma má diluição ou então o suporte ja estava todo danificado e prontos so depois de aplicar a pintura é que se ve a asneira
  15.  # 17

    Segundo a ficha técnica da Robbialac, o selante aquoso "habitual" (http://www.robbialac.pt/folder/produto/itc/47_020-0201__08-1.pdf) é para ser aplicado diluído, mas SÓ sobre «paredes virgens».
    « Diluições da ordem dos 150 a 200% são normais para este produto. No entanto, há que avaliar caso a caso, consoante o tipo de substrato, qual o valor ideal a usar; é extremamente importante que o substrato não fique com um aspecto vidrado, pois tal poderá provocar problemas ao nível da adesão».

    Mas ESTE selante aquoso 020-0251 ((http://www.robbialac.pt/folder/produto/itc/50_020-0251__08-1.pdf) que a daleen utilizou já pode ser aplicado sobre paredes/tectos pintados com «tintas convencionais antigas».
    NO ENTANTO «Diluição e nº de demãos: Deve aplicar-se tal como é fornecido».

    Estará aqui a razão do descolamento ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daleen
  16.  # 18

    o seu problema mesmo será o suporte que lá tem para receber a pintura nova, e nestes casos aplica-se um fixador, o trabalho é você que está a executar ou é um profissional?
    • J.C
    • 12 outubro 2011

     # 19

    Olhe Daleen, na minha opinião é!
    Picar tudo, renivelar os tectos com massa de enchimento e, finalizar com massa de acabamento e, problema resolvido.
    Tanto o selante como a tinta, digo-lhe que é das melhores (eu, só uso esses).
    O problema está que esse estuque está todo estalado, parece que andou por aì humidades~.
    Agora! Põe tinta, tira tinta, decápa,pica ou não pica, chama este, chama aquele.
    Chame um profissional, faça de raiz e gasta uma vez só!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: daleen
  17.  # 20

    Colocado por: Luis K. W.Segundo a ficha técnica da Robbialac, o selante aquoso "habitual" (http://www.robbialac.pt/folder/produto/itc/47_020-0201__08-1.pdf) é para ser aplicado diluído, mas SÓ sobre «paredes virgens».
    « Diluições da ordem dos 150 a 200% são normais para este produto. No entanto, há que avaliar caso a caso, consoante o tipo de substrato, qual o valor ideal a usar; é extremamente importante que o substrato não fique com um aspecto vidrado, pois tal poderá provocar problemas ao nível da adesão».

    Mas ESTE selante aquoso 020-0251 ((http://www.robbialac.pt/folder/produto/itc/50_020-0251__08-1.pdf) que a daleen utilizou já pode ser aplicado sobre paredes/tectos pintados com «tintas convencionais antigas».
    NO ENTANTO «Diluição e nº de demãos: Deve aplicar-se tal como é fornecido».

    Estará aqui a razão do descolamento ?


    Eu penso que a razão do descolamento esteja mesmo na diluição do selante. Mas como supostamente quem me disse para fazer isso é um pintor, que faz disso vida, nem sequer questionei. Achei estranho, porque o selante ficou muito aguado. Mas continuei na mesma.

    Eu prefiria fazer picar tudo, mas a minha mãe é que não quer, por isso estou a tentar arranjar uma solução barata para este problema.
 
0.0226 seg. NEW