Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Gostaria de saber se é possível em novas habitações e respeitando o Regulamento das Caracteristicas de Comportamento Termico dos Edificios (RCCTE) optar pela seguinte solução construtiva:

No exterior bloco de 15, no interior bloco de 10, no meio caixa de ar com 4 cm com poliestireno expandido com 2 cm.
    Tenho visto projectos com poliestireno de 3cm mas gostava de saber se é "legal" usar apenas o de 2cm.
    A moradia a construir situa-se nos açores.

Obrigado desde já
      esquema.JPG
  2.  # 2

Legal não faça ideia se é ou não.
    Boa ideia sei que não é...
    Há alguma razão especial para esses 2cm apenas?
  3.  # 3

Colocado por: Pedro Azevedo78Legal não faça ideia se é ou não.
    Boa ideia sei que não é...
    Há alguma razão especial para esses 2cm apenas?

Obrigado pela resposta, a principal razão é o preço, aqui consigo comprar o de 2cm a 2,25€ m2 mas o de 3cm fica por 4,5m2.
  4.  # 4

Colocado por: luis3214... a principal razão é o preço, aqui consigo comprar o de 2cm a 2,25€ m2 mas o de 3cm fica por 4,5m2.

Com esses preços eu metia logo duas placas de 2cm!!
    Concordam com este comentário: eu, Pedro Azevedo78, J.C
  5.  # 5

Colocado por: Luis K. W.Com esses preços eu metia logo duas placas de 2cm!!

Pois, mas a principal preocupação neste caso são os custos de construção, e o que queria saber era mesmo se será legal perante o RCCTE utilizar a solução com 2 cm.

obrigado
  6.  # 6

Colocado por: luis3214Pois, mas a principal preocupação neste caso são os custos de construção, e o que queria saber era mesmo se será legal perante o RCCTE utilizar a solução com 2 cm.

E quantos m2 de isolamento precisa? Será que vai "poupar" assim algo de significativo?
    Repare bem que coloquei o poupar entre aspas, pois a verdade +e que não acho que vá poupar nada a longo prazo...
  7.  # 7

Colocado por: luis3214Pois, mas a principal preocupação neste caso são os custos de construção, e o que queria saber era mesmo se será legal perante o RCCTE utilizar a solução com 2 cm.

Pergunte ao projectista.
  8.  # 8

Eu gostava de saber que "poliestireno expandido extrudido" é esse que pensa colocar.
  9.  # 9

Colocado por: Pedro Azevedo78E quantos m2 de isolamento precisa? Será que vai "poupar" assim algo de significativo?
    Repare bem que coloquei o poupar entre aspas, pois a verdade +e que não acho que vá poupar nada a longo prazo...

Vou necessitar de cerca de 250 m2, dá uma diferença de preço na ordem dos 560€ aproximadamente. Aqui nos açores as temperaturas não variam muito...
  10.  # 10

Colocado por: j cardosoEu gostava de saber que "poliestireno expandido extrudido" é esse que pensa colocar.

Isto foi apenas um esquema que encontrei aqui pela net, hoje estive numa loja em que me mostraram as duas opções, o de 2 cm muito honestamente parece apenas esferovite normalissimo, o de 3 cm é do tipo wallmate azul, mais compactado.
  11.  # 11

Vou dar-lhe a minha opinião:

Qualquer parede tem de satisfazer certos requisitos mínimos; estes requisitos dependem da região a que se referem. assim "de cabeça" não sei quais os limites para os Açores e não tenho por agora vontade de ir procurar (desculpe a franqueza mas a verdade é que estou com preguiça, se amanhã ainda não estiver esclarecido eu prometo tirar essa dúvida). Por outro lado, como já disseram, ainda que seja legal a mim parece-me pouco e com pouco mais Euros conseguirá uma melhoria substancial.
    Por outro lado essas coisas dependem também de outros factores que só podem ser avaliados com exactidão fazendo as "continha" que constituem o projecto de comportamento térmico, pelo que o Picareta tem toda a razão quando o aconselha a perguntar ao projectista.

Não conheço "poliestireno expandido extrudido".

PS: o azul é melhor, na minha opinião: é o extrudido, o branco é o expandido.

PS2: Não conheço em pormenor as características climáticas dos Açores mas em princípio aconselharia a trocar a posição dos panos de alvenaria: o mais espesso por dentro e o mais fino por fora.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis3214
  12.  # 12

Obrigado pela resposta j cardoso.

Assim que possível irei falar com o engenheiro do projecto termico, perguntei aqui porque gostava de ter uma "segunda opinião".

Colocado por: j cardosoPS2: Não conheço em pormenor as características climáticas dos Açores mas em princípio aconselharia a trocar a posição dos panos de alvenaria: o mais espesso por dentro e o mais fino por fora.

Infelizmente já assentei as primeiras fiadas de blocos, agora já não vai dar.
  13.  # 13

Luis. se já assentou alguma alvenaria presumo que já tenha o projecto RCCTE?! certo?
    É só seguir as especificações do SEU projecto RCCTE.
    • J.C
    • 13 outubro 2011

# 14

Colocado por: luis3214

Vou necessitar de cerca de 250 m2, dá uma diferença de preço na ordem dos 560€ aproximadamente. Aqui nos açores as temperaturas não variam muito...

Tenha em conta que gasta mais uns €€€€€ mas, uma casa é p'ra toda a vida.
  14.  # 15

Colocado por: Pedro BarradasLuis. se já assentou alguma alvenaria presumo que já tenha o projecto RCCTE?! certo?
    É só seguir as especificações do SEU projecto RCCTE.

No projecto tem 3cm, apenas em alturas de austeridade como estas em que vivemos estava a procurar onde salvar alguns euros.
    Vou procurar melhor a ver se encontro isolamento de 3cm mais barato para conseguir fazer conforme o projecto.

Obrigado pelo vosso tempo dispensado
  15.  # 16

Colocado por: luis3214No projecto tem 3cm, apenas em alturas de austeridade como estas em que vivemos estava a procurar onde salvar alguns euros.

E faz muito bem. Mas no isolamento não é bom sitio para fazer isso...
    Nos acabamentos consegue poupar bem mais, não comprometendo para sempre a sua casa.
    Concordam com este comentário: luis3214
  16.  # 17

Se os projectos térmicos têm a ver também com a humidade...ela existe em abundância aí nos Açores,e não me parece que seja lógica uma placa tão estreita...
  17.  # 18

Realmente humidade é o que há a mais, confesso que não tinha pensado muito nesse aspecto.
  18.  # 19

Colocado por: luis3214A moradia a construir situa-se nos açores.

nos açores até pode ser que sim, apesar de estranha essa medida e complicada de fazer, agora é preciso fazer contas com o restante projecto.
    se é pela espessura de paredes mais vale tirar a caixa de ar e colocar 4 cms.
  19.  # 20

Já encontrei uma solução, consegui arranjar placas de 3cm por 2,40€ m2.
    Assim vai ser possivel fazer conforme o projecto de comportamento termico.

Obrigado a todos pelas respostas

0.0187 seg. NEW