Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas noites

    estou a remodelar a minha casa e parte da remodelação envolve mexer na instalação eléctrica da casa. Vou passar de 3k45 para 6k9.
    O quadro vai ser instalado por um electricista. A minha pergunta agora prende-se com o seguinte: ao passar de 3k45 para 6k9 vou, obviamente, precisar de meter um disjuntor de 30A.
    Esta alteração (do disjuntor de entrada) de 15 para 30 tem que ser feita por alguém da EDP vulgo alguma empresa "amiga"? Ou melhor...o certificado de que a instalação eléctrica está conforme pode ser passado por qualquer entidade acreditada junto do ITED? Se algum dia mais tarde eu quiser mudar de fornecedor tenho que voltar a pedir nova certificação?
    Já agora, alguém já experimentou ter um fornecedor que não a EDP? Como é que é a nível de preços e qualidade de serviço?

    Obrigado desde já

    Ricardo
  2.  # 2

    Colocado por: Ferraz Oliveiraao passar de 3k45 para 6k9 vou, obviamente, precisar de meter um disjuntor de 30A.

    á partida não, porque em 1º lugar o disjuntor é do distribuidor, não seu e em 2º lugar a alteração que pretende normalmente está dentro dos limites da regulação do mesmo,

    Colocado por: Ferraz Oliveirao certificado de que a instalação eléctrica está conforme pode ser passado por qualquer entidade acreditada junto do ITED?

    GANDA SALGANHADA, entidade certificadora de instalações electricas é a CERTIEL,

    o ITED é um regulamento aplicável ás instalações e infraestruturas de comunicações existentes dentro dos edifícios, e não tem rigorosamente nada a ver com energia eléctrica a não ser que precisa da mesma para funcionar,
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealves
    á partida não, porque em 1º lugar o disjuntor é do distribuidor, não seu e em 2º lugar a alteração que pretende normalmente está dentro dos limites da regulação do mesmo,


    GANDA SALGANHADA, entidade certificadora de instalações electricas é a CERTIEL,

    o ITED é um regulamento aplicável ás instalações e infraestruturas de comunicações existentes dentro dos edifícios, e não tem rigorosamente nada a ver com energia eléctrica a não ser que precisa da mesma para funcionar,

    Boa noite

    e desde já obrigado pela resposta.

    A ver se eu percebi bem...o disjuntor que está juntamente com o contador (e que é de 15A) não tem que ser mudado? A EDP pode simplesmente injectar 30A em vez de 15?
    E só a CERTIEL é que passa esses certificados? Para qualquer que seja o fornecedor?

    Obrigado

    PS: quanto ao ITED referi isso mas estou errado...é verdade. Na casa dos meus pais é a infraestrutura de telecomunicações (RF e telefone) que está de acordo com o regulamentado pelo ITED. Confundi as coisas...
  4.  # 4

    Colocado por: Ferraz OliveiraA EDP pode simplesmente injectar 30A em vez de 15?

    a "rodinha"\"palheta" que vê no disjuntor tem a inscrição de 15A e a EDP ou distribuidor somente altera a posição dessa roda para a posição de 30A sem trocar o aparelho fisicamente,

    Colocado por: Ferraz OliveiraE só a CERTIEL é que passa esses certificados?

    os certificados de exploração são exclusivos desses senhores, para o bom (que também é verdade) e para o mau,

    Colocado por: Ferraz OliveiraPara qualquer que seja o fornecedor?

    em Portugal só existe um distribuidor que "devia" ser independente do forneçedor principal, pode trocar as vezes que quiser de fornecedor que o seu distribuidor será sempre o mesmo, ou seja a EDP Distribuição,
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealves
    a "rodinha"\"palheta" que vê no disjuntor tem a inscrição de 15A e a EDP ou distribuidor somente altera a posição dessa roda para a posição de 30A sem trocar o aparelho fisicamente,


    os certificados de exploração são exclusivos desses senhores, para o bom (que também é verdade) e para o mau,


    em Portugal só existe um distribuidor que "devia" ser independente do forneçedor principal, pode trocar as vezes que quiser de fornecedor que o seu distribuidor será sempre o mesmo, ou seja a EDP Distribuição,


    Ou seja

    basicamente qualquer electricista (desde que saiba o que está a fazer) pode alterar a instalação eléctrica. E só a CERTIEL é que pode passar os certificados em como a instalação eléctrica está conforme (bela concorrência).
    Não é preciso mudar o contador sendo assim (o contador é dos antigos de "roda" ainda)?

    Obrigado mais uma vez

    Ricardo
  6.  # 6

    Colocado por: Ferraz Oliveirabasicamente qualquer electricista (desde que saiba o que está a fazer) pode alterar a instalação eléctrica

    convém ser um inscrito na DGE (vulgo com carteira) para poder passar os termos de responsabilidade,

    Colocado por: Ferraz OliveiraE só a CERTIEL é que pode passar os certificados em como a instalação eléctrica está conforme (bela concorrência).

    aqui em Pretogal é assim que as coisas funcionam,

    Colocado por: Ferraz OliveiraNão é preciso mudar o contador

    teoricamente não, mas o distribuidor é que tem a ultima palavra,

    PS: um ou mais agradecimentos sempre faz bem à alma, disponha,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ferraz Oliveira
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealves
    convém ser um inscrito na DGE (vulgo com carteira) para poder passar os termos de responsabilidade,


    aqui em Pretogal é assim que as coisas funcionam,


    teoricamente não, mas o distribuidor é que tem a ultima palavra,

    PS: um ou mais agradecimentos sempre faz bem à alma, disponha,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ferraz Oliveira


    Assim sendo vou falar com o empreiteiro (embora suponha que o electricista que trabalha com ele tenha carteira).
    E esperar que tudo corra pelo melhor...

    Grazie mile
  8.  # 8

    Colocado por: Ferraz OliveiraAssim sendo vou falar com o empreiteiro (embora suponha que o electricista que trabalha com ele tenha carteira).
    E esperar que tudo corra pelo melhor

    e vai correr bem de certeza,

    Colocado por: Ferraz OliveiraGrazie mile

    de nada,
  9.  # 9

    de nada,

    Curiosidade...em italiano "de nada" diz-se "prego"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  10.  # 10

    Ainda mais curioso.
    Em italiano "prende a burra" quer dizer «passa-me a manteiga».
    :-)
  11.  # 11

    Colocado por: Luis K. W.Ainda mais curioso.
    Em italiano "prende a burra" quer dizer «passa-me a manteiga».
    :-)

    É "passami il burro"...o que cá para nós poderia bem ser "passa-me o burro". Mas um burro pode ser grande demais para passar assim de qualquer maneira. uahuahuahuah
  12.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.Ainda mais curioso.
    Em italiano "prende a burra" quer dizer «passa-me a manteiga».
    :-)


    Mas se quer mesmo curioso curioso ponha um GPS a falar português ao pé de uma pessoa que fale uma língua eslava (russo, polaco, servio, croata, entre outros) e divirta-se com a expressão deles quando o GPS mandar virar na "próxima curva à direita" eheheheheheheheh

    Isto de ser poliglota às vezes é divertido...aprende-se umas coisas engraçadas...
 
0.0149 seg. NEW