Iniciar sessão ou registar-se
  1. Boas,

Parlamento rejeita beber água da torneira porque sai 30 vezes mais cara
    O Conselho de Administração da Assembleia da República manifestou-se, mais uma vez, contra a introdução da água da torneira nas reuniões parlamentares, argumentando que o seu custo é quase 30 vezes superior ao da água engarrafada.
    http://www.publico.pt/Sociedade/parlamento-rejeita-beber-agua-da-torneira-porque-sai-30-mais-cara-do-que-a-engarrafada-1534706

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2. Caro Oxfer...

Ainda bem que coloca estas notícias todas de primeira mão...ainda por cima as mais interessantes.

Espero é que não desvie a atenção dos pasquins políticos para o fórum da casa...eheh

Já quase é desnecessário dar uma olhadela para os jornais.

O Oxfer trabalha muito neste fórum e desejo-lhe muita sorte na sua vida porque penso que tem uma ideia mais ou menos de bom carácter sobre as notícias que interessam realmente à opinião pública.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oxelfeR (RIP)
  3. Boas,

Colocado por: Jorge RochaOxfer

Não vale é comer letras do meu "nome"!

Divirtam-se,
  4. Boas,

Pobreza nas escolas. A fome sentou-se na primeira fila da sala de aula
    http://www.ionline.pt/portugal/pobreza-nas-escolas-fome-sentou-se-na-primeira-fila-da-sala-aula

Em tempo de crise, trabalhadores reclamam menos
    "Uma das características da crise é que os processos nos tribunais do trabalho baixaram e não subiram", refere o magistrado Azevedo Mendes, da Associação Sindical dos Juízes Portugueses. E como se explica isso? "A situação está tão precária, que os trabalhadores acham que já não ganham nada em recorrer aos tribunais", lamenta. Na prática, com as empresas insolventes e sem dinheiro para pagar aos trabalhadores as indemnizações devidas, um processo judicial de pouco servirá.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=539601&pn=1

Supremo abre caminho à isenção de IRC por parte dos colégios católicos
    Os colégios católicos são estabelecimentos de ensino privado com objectivos predominantemente empresariais ou desenvolvem funções de utilidade pública que lhes permitem ficar automaticamente dispensados do pagamento de impostos? Perguntando às Finanças, a resposta encontra-se inequivocamente na primeira formulação. Mas, ouvindo os tribunais, já não é assim: os colégios católicos podem ser automaticamente equiparados a IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) e, por essa via, ficarem isentos de Partilhar
    IRC.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=539607&pn=1

Investimento em ouro escapa aos impostos
    Quem investe em barras e moedas de ouro não paga imposto sobre mais-valias, porque a legislação fiscal não o prevê. Só se for considerada actividade empresarial.
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=539585&pn=1

Arguidos no Face Oculta ainda recebem salário
    Os quadros ou ex-quadros "estão suspensos enquanto decorre um processo disciplinar na empresa com intenção de despedimento, mas continuam a auferir os seus salários, que ultrapassam os 3000 euros ilíquidos por mês. Os outros quatro funcionários da Refer acusados pelo Ministério Público no quadro deste processo foram despedidos 'sem qualquer indemnização ou compensação'", escreve o Público.
    http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=2318583&especial=Revistas%20de%20Imprensa&seccao=TV%20e%20MEDIA

Grécia. Europa aprova plano de resgate em que ninguém acredita
    Ao fim de 14 horas de negociações, os líderes da zona euro aprovaram o segundo resgate grego. Oacordo retira o pouco que restava de soberania orçamental à Grécia. O país é, oficiosamente, um protectorado europeu e continuará a sê-lo por muito tempo, avisa a própria troika, que alerta para a possibilidade de fracasso da receita. Oresgate, que terá ainda de ser ratificado nos parlamentos dos países contribuintes, compra tempo para a Europa se preparar para uma saída da Grécia da zona euro – mas ninguém acredita (na troika, nos mercados, em Berlim e em Atenas)que será cumprido ou que resolverá o problema do país
    http://www.ionline.pt/dinheiro/grecia-europa-aprova-plano-resgate-ninguem-acredita

Martelar um acordo para uma foto feliz
    Para perceber como os ministros martelaram toda a noite, basta olhar para a perspectiva de crescimento: uma estagnação em 2013 e depois crescimentos entre 2,5% e 2,9% até 2020. Isto num país que está há cinco anos em recessão e que ainda nem aplicou a parte mais dura da receita de austeridade. À ‘troika' parece ter-lhe fugido a boca para a verdade ao avisar os ministros que a "desvalorização interna (cortes nos salários e pensões) necessária para restaurar a competitividade grega vai inevitavelmente conduzir a um nível de dívida maior a curto prazo". Um alerta que também serve para Portugal.
    http://economico.sapo.pt/noticias/martelar-um-acordo-para-uma-foto-feliz_138713.html

Mentira nobre
    Na Europa encontramos o mesmo mecanismo em relação à Grécia e ao próprio euro. Os agentes políticos e funcionários comunitários insistem que o programa grego vai funcionar e que estamos no caminho certo para ultrapassar a crise do euro. Mas também eles sabem que o novo programa grego - tal como o anterior - não vai funcionar e que a solução para o euro não foi ainda encontrada.
    http://economico.sapo.pt/noticias/mentira-nobre_138699.html

Divirtam-se,
  5. Colocado por: oxelferNão vale é comer letras do meu "nome"!

partiu o vidro, não refletiu tudo XD
  6. Boas,

Colocado por: kugu_elupartiu o vidro, não refletiu tudo XD

Mau!
    Lá vão as culpas para a formiga!

Divirtam-se,
  7. Boas,

Espanha pede a Bruxelas para suavizar metas do défice
    http://economia.publico.pt/Noticia/espanha-pede-a-bruxelas-para-suavizar-metas-do-defice-1534781

Divirtam-se,
  8. Boas,

Governo anuncia corte de 17 a 20 mil funcionários públicos
    O Executivo anunciou hoje uma redução de 3,2% dos trabalhadores do Estado este ano.
    O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, anunciou que 17 a 20 mil pessoas vão deixar a função pública este ano, o que corresponde a uma redução de 3,2% nos trabalhadores do Estado.
    A 31 de dezembro o número de funcionários públicos era de 512.424, adiantou o secretário de Estado, ressalvando que estes são números provisórios.
    Hélder Rosalino está a ser ouvido na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, que decorre na Assembleia da República.

Divirtam-se,
  9. Colocado por: oxelferParlamento rejeita beber água da torneira porque sai 30 vezes mais cara

Pelo que li da noticia, e meio que na diagonal (a noticia tirou-me o interesse quando foca o assunto em politica e não nos dados usados para tal resultado), parece-me existir ai uns valores algo tendenciosos.

Basicamente parece-me que os senhores só beberam da torneira se a água lhes for fornecida por meninas em lingerie...precisam que alguém lhes vá buscar a água e não podem pegar no copinho. Já se for garrafinha de água eles conseguem-na alcançar sem muito esforço e pelos vistos até bebem pelo gargalo XD

Agora fora brincadeiras. Alguém com conhecimento de causa para explicar como funciona este processo de aquisição das garrafas e água?
    tamanho da garrafa?
    usam copo? que tipo, o que acontece ao copo?
    Alguém está la a fornecer as garrafas?
    Quem trata da logística das garrafas?
    4000€ para investimento em jarros de água? tem mesmo de ser cristal?
    O estudo foi feito para quantos anos?
  10. Boas,

Quando apresentou a sua proposta, o PS citou números a dizer que, de Janeiro a Novembro de 2010, consumiram-se no Parlamento 35 mil litros de água mineral, em 45 mil garrafas plásticas de 330 mililitros, duas mil garrafas de litro e meio e 78 mil copinhos de plástico.
    http://www.publico.pt/Sociedade/parlamento-rejeita-beber-agua-da-torneira-porque-sai-30-mais-cara-do-que-a-engarrafada-1534706

"Mas a mais séria das questões é a higiene. Se ela é indiscutível na água engarrafada, não se pode assegurar no uso da água da torneira essa água 'bacteriologicamente pura' que se espera. Não temos meios para o garantir, quer na origem quer na distribuição"
    ...
    "É uma afirmação gravíssima e põe em causa o sistema nacional de abastecimento de água, pois, se nem no de Lisboa confia, o que será do resto", disse ao JN o dirigente da Quercus Rui Berkemeier, enquanto o Ministério do Ambiente assegurou, em declaração escrita, que "a qualidade da água de Lisboa é de excelente qualidade".
    ...
    Em suma, diz José Lello, o problema é que não há pessoal suficiente para encher, substituir, lavar e secar jarros de água, que teriam de ser individuais. Nem locais apropriados para essas operações ("Não podem ser feitas nas casas de banho!"), pois junto das salas das 13 comissões não há copas. "Tudo isso, pessoal e locais, arranja-se, mas custa muito dinheiro", argumenta. Rui Berkemeier não aceita. "Também é necessário pessoal para andar a pôr e tirar garrafinhas e locais para armazená-las", diz.
    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1757718

De acordo com os mesmos dados, trata-se de um consumo total de 35 mil e 501 litros de água mineral, a uma média de 150 litros por dia, e de 125 mil e 474 resíduos de plástico (garrafas e copos), com um custo de mais de oito mil euros para o Parlamento.
    http://www.tvi24.iol.pt/politica/agua-ultimas-noticias-ps-torneira-tvi24pt-ambiente/1298267-4072.html

Divirtam-se,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kuGu_eLu
  11. Boas,

A notícia do expresso "Governo anuncia corte de 17 a 20 mil funcionários públicos" estava errada.

Já foi corrigida:

Saíram 17 a 20 mil funcionários públicos em 2011
    Governo afirma que houve uma redução de 3,2% dos trabalhadores do Estado em 2011
    O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, anunciou que 17 a 20 mil pessoas deixaram a função pública em 2011, o que corresponde a uma redução de 3,2% nos trabalhadores do Estado.
    A 31 de dezembro o número de funcionários públicos era de 512.424, adiantou o secretário de Estado, ressalvando que estes são números provisórios.
    Hélder Rosalino está a ser ouvido na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, que decorre na Assembleia da República.
    http://aeiou.expresso.pt/sairam-17-a-20-mil-funcionarios-publicos-em-2011=f706199

Divirtam-se,
  12. oxelfer,

Obrigado pela resposta :)
  13. Boas,

Colocado por: kugu_eluObrigado pela resposta :)

De nada.

A verdade é que (como sempre) não há muita informação. Atiram-se uns números para o ar e já está, na próxima semana já ninguém se lembra.

Não gosto muito deste tipo, mas hoje até vale a pena ler (eu leio todos os dias):

Populismo, Presidentes e funcionários de 7ª linha

Take 1 - O Governo pagou 12 mil euros por 100 exemplares do seu programa.

Take 2 - O prejuízo das empresas públicas (EP) derrapou 35% em 2011 e atingiu 1,5 mil milhões de euros (o valor do subsídio de Natal dos portugueses).

Passei os últimos dias a analisar a reacção do País a estes dois factos. O primeiro, profusamente analisado (e comentado) nos jornais, foi ampliado "ad nauseam" nas redes sociais. Já o prejuízo das EP pouco mais mereceu do que algumas linhas nos jornais, com destaque para os de Economia. Nas redes sociais (Facebook à cabeça) quase não foi comentado...

O episódio diz bem do momento que vivemos: o populismo ganhou os corações e impede uma análise séria dos problemas que afligem o País. A despesa com o Programa do Governo é uma vergonha e deve ser denunciada? Sim. Mas os prejuízos de 1,5 mil milhões, das EP, são incomparavelmente mais graves. E no entanto não mereceram igual censura dos cidadãos e da "inteligentsia".

O que é que isto nos mostra? Que aceitamos tranquilamente que o Estado estoire biliões dos contribuintes. Senão como explicar que perdas de 1,5 mil milhões não tenham motivado aberturas de telejornal, debates e a criação de uma comissão de inquérito na AR? Mas se calhar não devíamos ficar surpreendidos: um país cujo Presidente se assusta com o ruído de um grupelho de estudantes em vez de se preocupar com estes problemas, e um país onde um ex-Presidente (que conviveu quase uma década com o despesismo do Estado) repete o disparate de que "há vida para além do défice", tem o que merece. Safa: e ainda insultamos os "funcionários de 5ª ou 7ª linha" que nos estão a ensinar como gerir o País...

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=539645&pn=1

Divirtam-se,
  14. Colocado por: oxelferE no entanto não mereceram igual censura dos cidadãos e da "inteligentsia".

A resposta a este problema é fácil, no meu entender.

Colocado por: oxelferTake 1 - O Governo pagou 12 mil euros por 100 exemplares do seu programa.

estamos a falar de livros, encadernações, fotocópias, impressões. Coisas que o comum dos portugueses usa diariamente. Onde já teve experiências e está em contacto quer directamente quer indirectamente, através dos filhos pro exemplo.

Colocado por: oxelfer
    Take 2 - O prejuízo das empresas públicas (EP) derrapou 35% em 2011 e atingiu 1,5 mil milhões de euros (o valor do subsídio de Natal dos portugueses).

Já aqui, o que é que se pode dizer? qual as bases de conhecimento necessário para dar uma opinião? É algo com que os cidadãos lidam diariamente?

E ainda se justificam ambas com:

Colocado por: oxelferA verdade é que (como sempre) não há muita informação. Atiram-se uns números para o ar e já está, na próxima semana já ninguém se lembra.

Simplesmente para a primeira esses valores pode ser facilmente estudados pelo comum dos portugueses, bem ou mal.
  15. Boas,

Colocado por: kugu_eluA resposta a este problema é fácil, no meu entender.

Entendo onde queres chegar, mas para mim não é assim tão simples.
    Uma é para entreter e têm culpados fáceis de identificar (e as histórias não causam mossa e até dão a ilusão de que estão a ser crucificados), a outra é séria mas os culpados são muitos (e aqui sim, podia ser o "desfinanciamento" dos verdadeiros culpados).

Ainda hoje ouvi uma coisa interessante (http://www.rtp.pt/web/podcast/gera_podcast.php?prog=3986).
    É fácil arranjar culpados, neste caso sobre as empresas de transporte, mas esquece-se das verdadeiras razões das situações, e os verdadeiros culpados ainda se riem de nós.

Divirtam-se,
  16. Concordo,

Apenas fiz uma "análise" da perspectiva do comum cidadão. Mas sim, é fácil arranjar culpado para a primeira situação.

Eu não leio noticias, para mim são sempre muito aborrecidas, tendenciosos e nunca abordam a parte da noticia que me interessa. No caso da água por exemplo seria a discriminação dos custos.
    Concordam com este comentário: oxelfeR (RIP)
  17. Boas

Colocado por: kugu_eluApenas fiz uma "análise" da perspectiva do comum cidadão. Mas sim, é fácil arranjar culpado para a primeira situação.

Eu também tenho um pouco a mania das teorias da conspiração: acho que os média estão um pouco em conluio com o "poder".
    (ou podes-me dizer que os média só "dão" aquilo que lhes "pedem")

Divirtam-se,
  18. Não é por achar que estejam ligados a interesses...simplesmente é por não satisfazerem as minhas necessidades - dados óbvios, material que de par aanalizar, informação disponibilizada de forma a eu poder ter a minha própria opinião e não a opinião do redactor.
  19. Colocado por: oxelferBoas

Eu também tenho um pouco a mania das teorias da conspiração: acho que os média estão um pouco em conluio com o "poder".
    (ou podes-me dizer que os média só "dão" aquilo que lhes "pedem")

Divirtam-se,

Dúvidas, há?!
  20. Boas,

Colocado por: branco.valterDúvidas, há?!

Eu?
    Sempre!

Divirtam-se,

1.0526 seg. NEW