Quem comeu o porco?
Colocado por: becas Em relação à história das línguas na Pen. Ibérica, tb não é bem assim, o português e o castelhando tiveram evoluções paralelas e nenhuma descende da outra.
Prefiro ficar sem o subsídio de natal, sem o de férias, pagar mais IRS, mais IMI, etc. a ver o país enchovalhado por todos e tido como caloteiro. Mesmo que tenha de passar apertos monetários, durante algum tempo. É provável que nos próximos tempos não vá almoçar fora quando me apetece, não vá de férias, não compre isto ou aquilo... Isso não me chateia grandemente!o que me chateia grandemente, é o povo não ter contribuido para este terror em que vivemos, e temos de o suportar com o nosso suor, para que outros vivam em grande ao mais alto nivel, mas eu sou daqueles que vou passar a biscateiro para que não consigam roubar-me nada
Colocado por: LuB
É provável que nos próximos tempos não vá almoçar fora quando me apetece, não vá de férias, não compre isto ou aquilo... Isso não me chateia grandemente!
Concordo inteiramente que tome agora as "medidas duras" necessárias para levantar o país e o reformar.
Colocado por: Gambit Ainda não ouvi falar em acabar com fundações....Mais desempregados ?
Colocado por: Gambit Ainda não ouvi falar em acabar com ... empresas municipais, ....Mais desempregados ?
Colocado por: Gambit Ainda não ouvi falar em acabar com ... serviços duplicados.Mais desempregados ?
Colocado por: AugstHillUm dia houve um grande banquete na aldeia. Comeu-se do bom e do melhor. Foi um dia inesquecível. No dia seguinte descobriu-se que alguém tinha roubado o porco comunitário. O presidente da junta iniciou um rigoroso inquérito ao desparecimento do porco. O padre ameaçou com o inferno a todos os que comessem carne daquele porco. As beatas espalharam boatos. Tinha sido o sapateiro. Tinha sido o talhante. Tinha sido o prestamista. O porco nunca mais apareceu. Quem comeu o porco?Concordam com este comentário:Luis K. W.,LuB,Rui A. B.
Colocado por: Luis K. W.
ISSO é a versão castelhana, becas!! :-))))
"Nenhuma descende da outra" UMA OVA!! ELES é que não querem admitir que se falava e escrevia Galego-Português em Leao+Castela muito antes de o castelhano ser uma língua autónoma!
Leia o que escrevi em cima:
O Galego-Português era a língua que seusava em Castela e Leão desde o séc VIII(http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_galego-portuguesa) e até muito depois do séc. X.
No séc. XIII, o Galego-Português ainda foi a língua em que Afonso X (1221-1284), rei de Castela e Leão, usou nos seus poemas! (http://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_X_de_Le%C3%A3o_e_Castela)
Portanto, o *castelhano* é uma coisa que "apareceu muito depois do" - tradução: "é um subproduto do" - Galego-Português.
(que, digam lá o que disserem, com ou sem "a cor do horto gráfico", é a minha língua).
Um dia houve um grande banquete na aldeia.
Infelizmente, o português vai buscar a norma ao centro-sul e não ao norte...tinha muito mais piada uma norma ao jeito do norte!
Colocado por: becas Não o podia deixar sem resposta :-))))Gosto do Paul Teyssier mas ele, como outros autores, parece «ter medo» de melindrar os castelhófonos ao não escrever, preto-no-branco, que o castelhano é um subproduto, um crioulo, uma adulteração do Galego-Português.
Não tem toda a tem razão, Luís. Como as sebentas já ficaram muito lá atrás, fui ler a obra clássica de Paul Teyssier, um dos maiores historiadores da língua portuguesa (e um lusófilo convicto).(...)
P.21, Teyssier explica que o galego-português era a língua exclusiva da lírica, daí Afonso X (entre muitos outros) ter escrito as suas "cantigas" nessa língua.
Na p.20, defende-se que o galego-português medieval é a língua da qual descende o português e o castelhano. Esta subtileza (que não posso ir agora confirmar noutros autores) justifica a ideia que o galego-português é a "língua-mãe", mas a ser assim o o português é "irmão" do castelhano, não progenitor...
Infelizmente, o português vai buscar a norma ao centro-sul e não ao norte...tinha muito mais piada uma norma ao jeito do norte!
Colocado por: j cardosoPorra,eu quero saber porque não foram buscar a norma ao norte!
Colocado por: j cardosoPorra,eu quero saber porque não foram buscar a norma ao norte! Também gostava de saber o que é a norma!
Garoto em vez de Puto...
Colocado por: j cardosoAlém do fino temos o "príncipe", da minha preferência (e preto).